Realmente ricardo, gastei um lenço de polimento da 3M só no capo, e pior... DETONOU MEU BRAÇO....RicardoDS escreveu:Passa a claybar na lataria antes de iniciar com o composto polidor, facilita muito a passagem do composto.vrsilva escreveu:Acabei de comprar o composto polidor lincoln e o PLC, o bartokão está merecendo, parece que o antigo dono quis polir o carro com palha de aço... :chain:
Vou por os braços pra trabalhar essa semana, cada dia vou fazer uma peça ou mais, vou ver se acho também a claybar da 3M, preciso passar nos vidros pra ver se tira as manchas dagua, senão terei que comprar um produto na miromi só pra isso...
Minha dica para a claybar é água + poucas gotas de sabão liquido + algo para borrifar essa solução.
Passa a clay bem de leve, sempre dobrando ela para a contaminação não riscar a lata, mantendo as mãos, a lata e a clay sempre molhadas.
O composto polidor da lincoln é um produto extremamente barato R$19,90 se não me engano, vem 500ml, é MUITO fácil de remover, foi minha primeira vez usando um produto de qualidade para fazer polimento.
Realmente não encontrei a claybar aqui, vou ver se acho, mas o preço é bem salgadinho... acho que vou ter que descontaminar esse carro no braço mesmo, mas vou usar a cera limpadora da 3M que tenho, o composto polidor com a pintura contaminada, GRUDA e MUITO, detona o braço, apesar que a contaminação nas peças planas ou que tem as faces viradas para cima, são bem maior que nas laterais.
O capo e o teto do meu bartok está com MUITA marca de polimento porco que provavelmente o antigo dono deve ter feito, CERTEZA que ele pegou massa N2 com uma pedação de estopa, e foi passando numa metade do capo e do teto, depois que retirou viu a m... que fez... aí deixou quieto, pois só metade estava riscada...
Depois que EU fiz o polimento, reduziu e MUITO as marcas de risco, ficaram agora poucas marcas, mas estou sem braços pra zerar o capo por alguns dias, mas ainda chego lá.
Outra coisa que seria importante, comprar um PAD manual para boinas, na miromi tem um kit de 3 boinas para polimento e lustro bem barato e de boa qualidade, esse pad tem um velcro que segura a boina, você usa a boina na mão mesmo, mas facilita bem o serviço, o lenço de polimento da 3M é MUITO bom... mas cansa muito, e quando ele começa a agarrar tem que virar de lado, e as vezes isso acontece rápido, mas vale muito o esforço, e o lenço 3M é bem barato.
Outra coisa importante, o lenço 3M é bom para aplicar produtos pastosos, para aplicar o PLC da lincoln não deu muito certo, ele agarra fácil e fica BEM chato de passar o produto, então recomendo a compra de aplicadores de microfibra, custa barato também.
Aliás vou deixar aqui minha experiencia com os produtos.
O Composto Polidor Lincoln, é facil de aplicar, fácil de trabalhar com ele mesmo manualmente, só vai depender do estado da pintura, como o meu carro era de são paulo capital, tem muita contaminação por conta do clima da cidade e das chuvas ácidas, mas depois de removida a sujeira/contaminação fica facil de trabalhar com o produto. Para retirar é muito importante usar uma microfibra, dobrar-la umas duas vezes e ir virando conforme perceber que é necessário, é sempre bom e recomendável que se tenha várias toalhas de micro-fibra para a retirada de produtos, pois ela pode se saturar e não retirar mais produto da pintura, sendo necessário a troca e colocar-la para lavar. Por este motivo que eu só fiz o polimento no capo pois como o capo do monza é grande, e só tenho 3 MF, uma tava secando, outra usei para a cera e a outra para o polimento, e também porque acabou o braço... KKK!!!
O trabalho manual vai depender do seu empenho e determinação para alcançar o resultado esperado, mas já adianto, manualmente o serviço não tem controle, pois a nossa mão não é uma superficie plana, e a pressão exercida na superficie é diferente nela mesma em vários lugares, ou seja a pressão que exercemos é irregular.
Por isso que é MUITO interessante comprar esse PAD com as boinas, além de agilizar o serviço, aumenta mais ainda a qualidade do mesmo e poupa um pouco os braços...
O PLC, bem esse quando aplicado na mão não tem segredo, é passar e retirar, com o lenço da 3M é bem chato de aplicar ele, ela gruda na pintura, com um aplicador creio que seja bem fácil. O PLC tem como finalidade, Proteger, Lustrar e Cristalizar, por isso esse nome, mas para proporcionar todos esses efeitos é necessário o uso de uma politriz ou de uma roto-orbital, pois necessita que aqueça a pintura para haver a cura do produto, e na mão é meio dificil de fazer isso... A remoção do produto é simples com muita facilidade, o lustro é imediato, ele tem poder de mascaramento, bem pequeno mas tem.
O que é mascaramento?
São produtos que ao invés de remover o defeito, ele encobre o mesmo, a famosa frase, ao invés de limpar você varre tudo debaixo do tapete... Tem produtos destinado somente a esta exigencia, SIM, isso não é ruim, não é o ideal, mas atende algumas pessoas. O PLC tem um tiquinho disso. Mas a sua real função é a de lustro e proteção mesmo. Mesmo aplicando a mão ele proporciona proteção e lustro, a proteção é evidente quando jogamos agua na pintura, a agua escorre e NÃO MOLHA A PINTURA.
E qual é a vantagem disso... A vantagem é que, deixando o carro protegido dessa maneira, quando você lava ele semanalmente, vai perceber que, a sujeira não vai mais grudar, e que vai economizar MUITO mais shampoo, e que o tempo para lavar será bem mais rápido. A secagem é MUITO melhor, ou seja só tem vantagens, e o PLC pode ser aplicado mensalmente se preferir, se for feito na politriz nem precisa reaplicar, já que na maquina acontece a cristalização que dura vários meses a depender da manutenção...
É isso aí galera, espero que tenham gostado... vamos que vamos...