Cano retorno óleo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Carlos A. Freire
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Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim. Tem custo baixo e é fácil encontrar. O problema é que em lojas comuns, o pessoal não sabe o tamanho e precisa de amostra.
Já em concessionárias ou distribuidoras a peças está estocada por código de fábrica o que facilita a compra.

Abs,

Carlos Freire
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avvsilva
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Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por avvsilva »

Carlos A. Freire escreveu:Entendo que está falando do tubo do respiro do motor, onde vai a vareta de medição do nível de óleo.

Verifique primeiro se a mangueira não está furada, sintoma muito comum e, se não fizeram alguma gambiarra na base do tudo do respiro. Se a base estiver mais alta ou diferente do normal para esse motor, vai comprometer a medição de nível de óleo.

Abs,

Carlos Freire
Olá Carlos, aproveitando o assunto do tópico, para retirar o tubo de respiro, é só retirar os 2 parafusos que se encontram em sua base (são Torx ou Allen, não tenho certeza)? Ali vai alguma junta? Muito obrigado!

PS.: os parafusos que estou dizendo são esses aqui:

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Carlos A. Freire
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Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Avvsilva,

são os dois parafusos que não são torx , mas são 3 tipos como mencionei acima (estriado, hallen ou sextavado 13mm), mais o prisioneiro que segura o suporte do tubo no cabeçote e a abraçadeira da mangueira.

A chave estriada é a mesma medida usada nas homocinéticas interna dos veículos Volkswagen, a Allen não me lembro direito, mas se não estiver enganado é de chave nº 7 ou a sextavada de 13mm.

Abs,

Carlos Freire



Abs,

Carlos Freire
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avvsilva
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Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por avvsilva »

Carlos A. Freire escreveu:Avvsilva,

são os dois parafusos que não são torx , mas são 3 tipos como mencionei acima (estriado, hallen ou sextavado 13mm), mais o prisioneiro que segura o suporte do tubo no cabeçote e a abraçadeira da mangueira.

A chave estriada é a mesma medida usada nas homocinéticas interna dos veículos Volkswagen, a Allen não me lembro direito, mas se não estiver enganado é de chave nº 7 ou a sextavada de 13mm.

Abs,

Carlos Freire



Abs,

Carlos Freire
Ah sim Carlos, obrigado, desculpe não tinha visto sua resposta acima. Ao remontar o tubo de respiro, existe alguma referência para que ele não fica alto ou baixo demais?
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luiz sle
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Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por luiz sle »

Quando vou trocar esse tipo de o'ring sempre levo o usado. Semana passada fiz isso com o o'ring da bomba d'água.

Vou tentar não remover a base, por fotos vou tentar ver se é apenas encaixado. Eu acho que os modelos 87 e 88 usam tubo apenas encaixado, de 89 em diante usam solda. Pelo menos é o que indica no site da Nafil. Pelo CEPCHEV consta como mangueira, 87~96.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
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luiz sle
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Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por luiz sle »

Atravessando a resposta, vai apenas esse o'ring que eu e o Carlos citamos acima.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

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avvsilva
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Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por avvsilva »

luiz sle escreveu:Quando vou trocar esse tipo de o'ring sempre levo o usado. Semana passada fiz isso com o o'ring da bomba d'água.
Luiz, conseguiu encontrar esse o'ring avulso? Estou perguntando porque, em minha próxima troca de líquido do sistema de arrefecimento, vou aproveitar e trocar bomba, tensor e correia. Já consegui a bomba original (curiosamente made in Canada), mas não veio com o o'ring... :roll:
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Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ah sim Carlos, obrigado, desculpe não tinha visto sua resposta acima. Ao remontar o tubo de respiro, existe alguma referência para que ele não fica alto ou baixo demais?
Não, o tubo é fixado na base que por sua vez parafusada no bloco do motor. Não há ajuste de altura ou posição nessas peças.

Pode ser que em alguns ano/modelo de fabricação esse tubo foi apenas prensado na base e com o tempo ela não fique firme. Não tenho essa confirmação, mas não é para o tubo sair da base.

Todos os O'ring no motor do Monza se vende em separado e são fáceis de se encontrar. Como disse, em lojas especializadas em Chevrolet é só comprar pelo código e, em auto peças comuns, melhor levar a amostra para não pegar tamanho errado.

Abs,

Carlos Freire
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