PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
- Leoeumesmo
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RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
Caros amigos, muito obrigado pelas respostas.
Fuçando no carro, encontrei uma mangueira que sai de uma pecinha redonda preta do hidrovácuo para uma peça ligada ao coletor de admissão, e de onde também saem os tubos de vácuo para o econômetro, avanço a vácuo e aquela válvula solenoide que ativa o compensador de lenta do ar condicionado. Cortei fora o pedaço danificado desta mangueira, e a situação já melhorou bastante (graças a Deus, pois no domingo precisei de uma freada de emergência, que me parou o carro a 70Km por hora em 2 segundos, e do jeito que estava antes, o carro poderia ter morrido na freada, e o pedal ficar duro, causando um acidente!), pois bem, o carro já não morre mais se eu pisar no freio na lenta, só que ainda acontece de o econômetro acusar um pouco de consumo quando piso no freio, especialmente com o ventilador ou ar condicionado ligado.
Uma pergunta ao Carlos Freire, mas que se estende a outros colegas também: A válvula que só deve dar passagem de ar por um lado é aquela peça redonda preta presa no corpo do hidrovácuo, é aquela peça com várias saídas que fica no coletor de admissão ou é alguma outra?
E, se for a redonda preta que fica presa no hidrovácuo (eu noto que ela é meio frouxa, roda um pouco de um lado para o outro) com faço para soltá-la do hidrovácuo para fazer o teste?
Obrigado.
Fuçando no carro, encontrei uma mangueira que sai de uma pecinha redonda preta do hidrovácuo para uma peça ligada ao coletor de admissão, e de onde também saem os tubos de vácuo para o econômetro, avanço a vácuo e aquela válvula solenoide que ativa o compensador de lenta do ar condicionado. Cortei fora o pedaço danificado desta mangueira, e a situação já melhorou bastante (graças a Deus, pois no domingo precisei de uma freada de emergência, que me parou o carro a 70Km por hora em 2 segundos, e do jeito que estava antes, o carro poderia ter morrido na freada, e o pedal ficar duro, causando um acidente!), pois bem, o carro já não morre mais se eu pisar no freio na lenta, só que ainda acontece de o econômetro acusar um pouco de consumo quando piso no freio, especialmente com o ventilador ou ar condicionado ligado.
Uma pergunta ao Carlos Freire, mas que se estende a outros colegas também: A válvula que só deve dar passagem de ar por um lado é aquela peça redonda preta presa no corpo do hidrovácuo, é aquela peça com várias saídas que fica no coletor de admissão ou é alguma outra?
E, se for a redonda preta que fica presa no hidrovácuo (eu noto que ela é meio frouxa, roda um pouco de um lado para o outro) com faço para soltá-la do hidrovácuo para fazer o teste?
Obrigado.
- Carlos A. Freire
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RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
É a peça fixada no lado externo do hidrovácuo, quanto a cor, pode ser branca ou preta.Leoeumesmo escreveu:caros amigos, muito obrigado pelas respostas. Fuçando no carro, encontrei uma mangueira que sai de uma pecinha redonda preta do hidrovácuo para uma peça ligada ao coletor de admissão, e de onde também saem os tubos de vácuo para o econômetro, avanço a vácuo e aquela válvula solenóide que ativa o compensador de lenta do ar condicionado. Cortei fora o pedaço danificado desta mangueira, e a situação já melhorou bastante (graças a Deus, pois no domingo precisei de uma freada de emergência, que me parou o carro a 70Km por hora em 2 segundos, e do jeito que estava antes, o carro poderia ter morrido na freada, e o pedal ficar duro, causando um acidente!), pois bem, o carro já não morre mais se eu pisar no freio na lenta, só que ainda acontece de o econômetro acusar um pouco de consumo quando piso no freio, especialmente com o ventilador ou ar condicionado ligado.
Uma pergunta ao Carlos Freire, mas que se estende a outros colegas também: A válvula que só deve dar passagem de ar por um lado é aquela peça redonda preta presa no corpo do hidrovácuo, é aquela peça com várias saídas que fica no coletor de admissão ou é alguma outra?
E, se for a redonda preta que fica presa no hidrovácuo (eu noto que ela é meio frouxa, roda um pouco de um lado para o outro) com faço para soltá-la do hidrovácuo para fazer o teste?
Obrigado.
Essa peça é encaixada na borracha de vedação, para retirar é só puxar, para colocar é só empurrar e encaixar.
Abs,
Carlos Freire
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RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
Eu precisei de usar uma válvula uni-direcional igual a que fica na mangueira do hidrovácuo para não estourar o diafragma do meu avanço a vácuo quando houver pressão positiva no turbo.
Esta imagem está meio ruim, mas deve ajudá-lo a identificar a válvula na mangueira que vai para o hidrovácuo:

Outra coisa, a tomada de vácuo para o avanço deve ficar antes da borboleta e não junto com a saída do hidrovácuo. Dê uma conferida... você pode ter se enganado com a saída para o canister...
Esta imagem está meio ruim, mas deve ajudá-lo a identificar a válvula na mangueira que vai para o hidrovácuo:

Outra coisa, a tomada de vácuo para o avanço deve ficar antes da borboleta e não junto com a saída do hidrovácuo. Dê uma conferida... você pode ter se enganado com a saída para o canister...

Eduardo Rettore
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- Leoeumesmo
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RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
500 EF, aquela válvula unidirecional é a chamada "válvula de retenção", não?
Mas pelo o que eu entendi o amigo Carlos Freire explicando, a válvula em questão está fixada no hidrovácuo, eu pensava até que não tinha como tirá-la, porque parece que a mesma faz parte do hidrovácuo...
Mas, 500 EF, porquê vc colocou uma válvula dessas na tubulação do seu hidrovácuo, é para evitar algum tipo de retorno? Essa válvula de retenção é até bem mais fina que o tubo que sai do hidrovácuo, isso não deu algum problema?
Mas pelo o que eu entendi o amigo Carlos Freire explicando, a válvula em questão está fixada no hidrovácuo, eu pensava até que não tinha como tirá-la, porque parece que a mesma faz parte do hidrovácuo...
Mas, 500 EF, porquê vc colocou uma válvula dessas na tubulação do seu hidrovácuo, é para evitar algum tipo de retorno? Essa válvula de retenção é até bem mais fina que o tubo que sai do hidrovácuo, isso não deu algum problema?
- Cheistopherdomonza
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RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
Bom dia.
O meu velocímetro não esta funcionando, o conta giros funciona quando quer e as vezes ao pisar no freio o carro morre, mesmo com motor quente... O que pode ser?
- Carlos A. Freire
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RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
No seu caso, pode ter vários defeitos diferente. Todos já tem tópicos aqui no fórum...Cheistopherdomonza escreveu: ↑11 Ago 2025, 11:05 Bom dia.
O meu velocímetro não esta funcionando, o conta giros funciona quando quer e as vezes ao pisar no freio o carro morre, mesmo com motor quente... O que pode ser?
O velocímetro é preciso saber se é o cabo do velocímetro quebrado, se é o sensor de velocidade VSS quebrado, ou problemas com pinhão e engrenagem movida no câmbio.
O conta giros pode ser problemas elétricos, bobina de ignição com problemas, instrumento com defeito ou alternador causando mau funcionamento.
O motor apagar, não ficou claro as condições que ocorre. Se for com o carro parado e pisa no freio o motor apaga, é sintoma de problemas com o servo freio, se for com carro andando e a marcha lenta fica variando e por vez o motor apaga, o mais comum é problemas o sensor de velocidade VSS ou o eixo do atuador de marcha lenta sujo e seu local no TBI.
Então, terá de fazer uma boa avaliação e ir resolvendo os defeitos por parte.
Abs,
Carlos Freire
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Re: RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
Entendi amigo... A engrenagem do sensor de velocidade que fica dentro do câmbio está girando. Eu sei pq tirei o VSS esses dias e girei a roda para ver se a cabeça que fica la no câmbio girava, e ela girou... Questão da oscilação até apagar é tipo: O carro anda redondo quando eu piso no freio para parar no semáforo ou algumas lombadas, mas tem vezes que nessa mesma situação ele começa oscilar, fica: vrum - ponteiro desce... vrum - ponteiro sobe umas 4 ou 8 vezes seguida. Ai depois estabiliza perto dos 1000 giros... Mas tem vezes na curva desacelerando ou lombada pisando no freio, que ele apaga. Eu vou começar examinando o VSS então, pq remendei um fio dele que tava quebrado, mas continuou sem marcar o velocímetro.Carlos A. Freire escreveu: ↑11 Ago 2025, 15:04No seu caso, pode ter vários defeitos diferente. Todos já tem tópicos aqui no fórum...Cheistopherdomonza escreveu: ↑11 Ago 2025, 11:05 Bom dia.
O meu velocímetro não esta funcionando, o conta giros funciona quando quer e as vezes ao pisar no freio o carro morre, mesmo com motor quente... O que pode ser?
O velocímetro é preciso saber se é o cabo do velocímetro quebrado, se é o sensor de velocidade VSS quebrado, ou problemas com pinhão e engrenagem movida no câmbio.
O conta giros pode ser problemas elétricos, bobina de ignição com problemas, instrumento com defeito ou alternador causando mau funcionamento.
O motor apagar, não ficou claro as condições que ocorre. Se for com o carro parado e pisa no freio o motor apaga, é sintoma de problemas com o servo freio, se for com carro andando e a marcha lenta fica variando e por vez o motor apaga, o mais comum é problemas o sensor de velocidade VSS ou o eixo do atuador de marcha lenta sujo e seu local no TBI.
Então, terá de fazer uma boa avaliação e ir resolvendo os defeitos por parte.
Abs,
Carlos Freire
DETALHE: quando o carro fica oscilando e depois volta ao giro normal sem morrer, os faróis oscilam tmb e o ponteiro da bateria segue a mesma oscilação do motor para cima e para baixo sucessivamente até estabiliza dnv no 1000 giros, cerca de 10s no máximo ele leva para estabilizar quando acontece, e na maioria é semáforo. Eu acredito que seja VSS, viu? Pq troquei mangueiras conectei tudo certo no vácuo e etc...
- Carlos A. Freire
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Re: RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!
O VSS tem um eixo que montado no câmbio, também vai girar. Então faça o mesmo teste com VSS no local. Do VSS para o painel é um cabo de aço que movimenta o velocímetro. Se girar no VSS e não girar o cabo chegando no painel, o cabo está quebrado. Mas fica atendo! O cabo do velocímetro nos modelos com conta giros, tem uma passagem pela carroceria atrás do painel bem para esquerda, para evitar a quebra do cabo em pouco tempo. Se não passar pelo local correto, o cabo vai fazer curva muito acentuada e vai quebrar em pouco tempo.Cheistopherdomonza escreveu: ↑11 Ago 2025, 16:50
Entendi amigo... A engrenagem do sensor de velocidade que fica dentro do câmbio está girando. Eu sei pq tirei o VSS esses dias e girei a roda para ver se a cabeça que fica la no câmbio girava, e ela girou... Questão da oscilação até apagar é tipo: O carro anda redondo quando eu piso no freio para parar no semáforo ou algumas lombadas, mas tem vezes que nessa mesma situação ele começa oscilar, fica: vrum - ponteiro desce... vrum - ponteiro sobe umas 4 ou 8 vezes seguida. Ai depois estabiliza perto dos 1000 giros... Mas tem vezes na curva desacelerando ou lombada pisando no freio, que ele apaga. Eu vou começar examinando o VSS então, pq remendei um fio dele que tava quebrado, mas continuou sem marcar o velocímetro.
DETALHE: quando o carro fica oscilando e depois volta ao giro normal sem morrer, os faróis oscilam tmb e o ponteiro da bateria segue a mesma oscilação do motor para cima e para baixo sucessivamente até estabiliza dnv no 1000 giros, cerca de 10s no máximo ele leva para estabilizar quando acontece, e na maioria é semáforo. Eu acredito que seja VSS, viu? Pq troquei mangueiras conectei tudo certo no vácuo e etc...
Já a oscilação da marcha lenta pode ser o VSS com defeito pois disse que remendou fio. Se quebrou na base do VSS, por experiência o fio já está duro e ressecado e não vai durar muito tempo.
Vale lembrar que o VSS de Monza com câmbio manual é de 8 pulsos e do automático de 13 pulsos.
Abs,
Carlos Freire
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