PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Leoeumesmo
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!

Mensagem não lida por Leoeumesmo »

Caros amigos, muito obrigado pelas respostas.
Fuçando no carro, encontrei uma mangueira que sai de uma pecinha redonda preta do hidrovácuo para uma peça ligada ao coletor de admissão, e de onde também saem os tubos de vácuo para o econômetro, avanço a vácuo e aquela válvula solenoide que ativa o compensador de lenta do ar condicionado. Cortei fora o pedaço danificado desta mangueira, e a situação já melhorou bastante (graças a Deus, pois no domingo precisei de uma freada de emergência, que me parou o carro a 70Km por hora em 2 segundos, e do jeito que estava antes, o carro poderia ter morrido na freada, e o pedal ficar duro, causando um acidente!), pois bem, o carro já não morre mais se eu pisar no freio na lenta, só que ainda acontece de o econômetro acusar um pouco de consumo quando piso no freio, especialmente com o ventilador ou ar condicionado ligado.

Uma pergunta ao Carlos Freire, mas que se estende a outros colegas também: A válvula que só deve dar passagem de ar por um lado é aquela peça redonda preta presa no corpo do hidrovácuo, é aquela peça com várias saídas que fica no coletor de admissão ou é alguma outra?
E, se for a redonda preta que fica presa no hidrovácuo (eu noto que ela é meio frouxa, roda um pouco de um lado para o outro) com faço para soltá-la do hidrovácuo para fazer o teste?
Obrigado.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leoeumesmo escreveu:caros amigos, muito obrigado pelas respostas. Fuçando no carro, encontrei uma mangueira que sai de uma pecinha redonda preta do hidrovácuo para uma peça ligada ao coletor de admissão, e de onde também saem os tubos de vácuo para o econômetro, avanço a vácuo e aquela válvula solenóide que ativa o compensador de lenta do ar condicionado. Cortei fora o pedaço danificado desta mangueira, e a situação já melhorou bastante (graças a Deus, pois no domingo precisei de uma freada de emergência, que me parou o carro a 70Km por hora em 2 segundos, e do jeito que estava antes, o carro poderia ter morrido na freada, e o pedal ficar duro, causando um acidente!), pois bem, o carro já não morre mais se eu pisar no freio na lenta, só que ainda acontece de o econômetro acusar um pouco de consumo quando piso no freio, especialmente com o ventilador ou ar condicionado ligado.

Uma pergunta ao Carlos Freire, mas que se estende a outros colegas também: A válvula que só deve dar passagem de ar por um lado é aquela peça redonda preta presa no corpo do hidrovácuo, é aquela peça com várias saídas que fica no coletor de admissão ou é alguma outra?
E, se for a redonda preta que fica presa no hidrovácuo (eu noto que ela é meio frouxa, roda um pouco de um lado para o outro) com faço para soltá-la do hidrovácuo para fazer o teste?
Obrigado.
É a peça fixada no lado externo do hidrovácuo, quanto a cor, pode ser branca ou preta.

Essa peça é encaixada na borracha de vedação, para retirar é só puxar, para colocar é só empurrar e encaixar.

Abs,

Carlos Freire
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Eu precisei de usar uma válvula uni-direcional igual a que fica na mangueira do hidrovácuo para não estourar o diafragma do meu avanço a vácuo quando houver pressão positiva no turbo.

Esta imagem está meio ruim, mas deve ajudá-lo a identificar a válvula na mangueira que vai para o hidrovácuo:

Imagem

Outra coisa, a tomada de vácuo para o avanço deve ficar antes da borboleta e não junto com a saída do hidrovácuo. Dê uma conferida... você pode ter se enganado com a saída para o canister... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leoeumesmo
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Leoeumesmo »

500 EF, aquela válvula unidirecional é a chamada "válvula de retenção", não?
Mas pelo o que eu entendi o amigo Carlos Freire explicando, a válvula em questão está fixada no hidrovácuo, eu pensava até que não tinha como tirá-la, porque parece que a mesma faz parte do hidrovácuo...
Mas, 500 EF, porquê vc colocou uma válvula dessas na tubulação do seu hidrovácuo, é para evitar algum tipo de retorno? Essa válvula de retenção é até bem mais fina que o tubo que sai do hidrovácuo, isso não deu algum problema?
Cheistopherdomonza
Membro SL (Ní­vel 1)
Ano: 1994

Mensagem não lida por Cheistopherdomonza »

jr.glaucio escreveu: 10 Jan 2008, 20:51 O teu carro está com o velocímetro funcionando? :?
Bom dia.
O meu velocímetro não esta funcionando, o conta giros funciona quando quer e as vezes ao pisar no freio o carro morre, mesmo com motor quente... O que pode ser?
Carlos A. Freire
MODERADOR

Cheistopherdomonza escreveu: 11 Ago 2025, 11:05 Bom dia.
O meu velocímetro não esta funcionando, o conta giros funciona quando quer e as vezes ao pisar no freio o carro morre, mesmo com motor quente... O que pode ser?
No seu caso, pode ter vários defeitos diferente. Todos já tem tópicos aqui no fórum...
O velocímetro é preciso saber se é o cabo do velocímetro quebrado, se é o sensor de velocidade VSS quebrado, ou problemas com pinhão e engrenagem movida no câmbio.
O conta giros pode ser problemas elétricos, bobina de ignição com problemas, instrumento com defeito ou alternador causando mau funcionamento.
O motor apagar, não ficou claro as condições que ocorre. Se for com o carro parado e pisa no freio o motor apaga, é sintoma de problemas com o servo freio, se for com carro andando e a marcha lenta fica variando e por vez o motor apaga, o mais comum é problemas o sensor de velocidade VSS ou o eixo do atuador de marcha lenta sujo e seu local no TBI.

Então, terá de fazer uma boa avaliação e ir resolvendo os defeitos por parte.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Cheistopherdomonza
Membro SL (Ní­vel 1)
Ano: 1994

Re: RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!

Mensagem não lida por Cheistopherdomonza »

Carlos A. Freire escreveu: 11 Ago 2025, 15:04
Cheistopherdomonza escreveu: 11 Ago 2025, 11:05 Bom dia.
No seu caso, pode ter vários defeitos diferente. Todos já tem tópicos aqui no fórum...
O velocímetro é preciso saber se é o cabo do velocímetro quebrado, se é o sensor de velocidade VSS quebrado, ou problemas com pinhão e engrenagem movida no câmbio.
O conta giros pode ser problemas elétricos, bobina de ignição com problemas, instrumento com defeito ou alternador causando mau funcionamento.
O motor apagar, não ficou claro as condições que ocorre. Se for com o carro parado e pisa no freio o motor apaga, é sintoma de problemas com o servo freio, se for com carro andando e a marcha lenta fica variando e por vez o motor apaga, o mais comum é problemas o sensor de velocidade VSS ou o eixo do atuador de marcha lenta sujo e seu local no TBI.

Então, terá de fazer uma boa avaliação e ir resolvendo os defeitos por parte.

Abs,

Carlos Freire
Entendi amigo... A engrenagem do sensor de velocidade que fica dentro do câmbio está girando. Eu sei pq tirei o VSS esses dias e girei a roda para ver se a cabeça que fica la no câmbio girava, e ela girou... Questão da oscilação até apagar é tipo: O carro anda redondo quando eu piso no freio para parar no semáforo ou algumas lombadas, mas tem vezes que nessa mesma situação ele começa oscilar, fica: vrum - ponteiro desce... vrum - ponteiro sobe umas 4 ou 8 vezes seguida. Ai depois estabiliza perto dos 1000 giros... Mas tem vezes na curva desacelerando ou lombada pisando no freio, que ele apaga. Eu vou começar examinando o VSS então, pq remendei um fio dele que tava quebrado, mas continuou sem marcar o velocímetro.

DETALHE: quando o carro fica oscilando e depois volta ao giro normal sem morrer, os faróis oscilam tmb e o ponteiro da bateria segue a mesma oscilação do motor para cima e para baixo sucessivamente até estabiliza dnv no 1000 giros, cerca de 10s no máximo ele leva para estabilizar quando acontece, e na maioria é semáforo. Eu acredito que seja VSS, viu? Pq troquei mangueiras conectei tudo certo no vácuo e etc...
Carlos A. Freire
MODERADOR

Re: RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!

Cheistopherdomonza escreveu: 11 Ago 2025, 16:50
Entendi amigo... A engrenagem do sensor de velocidade que fica dentro do câmbio está girando. Eu sei pq tirei o VSS esses dias e girei a roda para ver se a cabeça que fica la no câmbio girava, e ela girou... Questão da oscilação até apagar é tipo: O carro anda redondo quando eu piso no freio para parar no semáforo ou algumas lombadas, mas tem vezes que nessa mesma situação ele começa oscilar, fica: vrum - ponteiro desce... vrum - ponteiro sobe umas 4 ou 8 vezes seguida. Ai depois estabiliza perto dos 1000 giros... Mas tem vezes na curva desacelerando ou lombada pisando no freio, que ele apaga. Eu vou começar examinando o VSS então, pq remendei um fio dele que tava quebrado, mas continuou sem marcar o velocímetro.

DETALHE: quando o carro fica oscilando e depois volta ao giro normal sem morrer, os faróis oscilam tmb e o ponteiro da bateria segue a mesma oscilação do motor para cima e para baixo sucessivamente até estabiliza dnv no 1000 giros, cerca de 10s no máximo ele leva para estabilizar quando acontece, e na maioria é semáforo. Eu acredito que seja VSS, viu? Pq troquei mangueiras conectei tudo certo no vácuo e etc...
O VSS tem um eixo que montado no câmbio, também vai girar. Então faça o mesmo teste com VSS no local. Do VSS para o painel é um cabo de aço que movimenta o velocímetro. Se girar no VSS e não girar o cabo chegando no painel, o cabo está quebrado. Mas fica atendo! O cabo do velocímetro nos modelos com conta giros, tem uma passagem pela carroceria atrás do painel bem para esquerda, para evitar a quebra do cabo em pouco tempo. Se não passar pelo local correto, o cabo vai fazer curva muito acentuada e vai quebrar em pouco tempo.

Já a oscilação da marcha lenta pode ser o VSS com defeito pois disse que remendou fio. Se quebrou na base do VSS, por experiência o fio já está duro e ressecado e não vai durar muito tempo.
Vale lembrar que o VSS de Monza com câmbio manual é de 8 pulsos e do automático de 13 pulsos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder