Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Se ele aciona e não desativa pode ser algumas coisas:
1) Falta de água no sistema, como o Monza tem 2 sensores de temperatura, um para o painel e outro para a ECU e como o painel fica mais baixo (abaixo do distribuidor) do que o da ECU (acima da válvula termostática), enquanto a do painel tem água e está refrigerada, a outra está seca e em alta temperatura, daí a ventoinha não desligar, mas cuidado se for isso já deve ter queimado a junta do cabeçote.
2) Falha no comando da ECU
3) Relés com problemas.
4) Falha no sensor de temperatura.
5) Válvula termostática presa.
Para saber ao certo monte o scanner da minha assinatura, faça o teste LOG1 e veja a análise que passei na parte IV itens 4 e 5. Se quiser ajuda poste os logs ECU e XLS.
Só mais uma pergunta, tem ar? Não está ligado?
1) Falta de água no sistema, como o Monza tem 2 sensores de temperatura, um para o painel e outro para a ECU e como o painel fica mais baixo (abaixo do distribuidor) do que o da ECU (acima da válvula termostática), enquanto a do painel tem água e está refrigerada, a outra está seca e em alta temperatura, daí a ventoinha não desligar, mas cuidado se for isso já deve ter queimado a junta do cabeçote.
2) Falha no comando da ECU
3) Relés com problemas.
4) Falha no sensor de temperatura.
5) Válvula termostática presa.
Para saber ao certo monte o scanner da minha assinatura, faça o teste LOG1 e veja a análise que passei na parte IV itens 4 e 5. Se quiser ajuda poste os logs ECU e XLS.
Só mais uma pergunta, tem ar? Não está ligado?
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Estou apreensivo ansioso, vamos ver que me aguarde pela frente espero que dê tudo certo!
Estou preparando tudo para fazer alteração na parte elétrica da ventoinha, mas antes já estou montando o Scanner que será minha ferramenta principal.
Estou também verificando cabos, conexões, relés, verificando válvula termostática, seguir corretamente o esquema elétrico. Fazendo todo check liste pra não faltar nada...
Falando em Relés qual a marca que devo utilizar dos mais confiáveis?
Abraços...
Estou preparando tudo para fazer alteração na parte elétrica da ventoinha, mas antes já estou montando o Scanner que será minha ferramenta principal.
Estou também verificando cabos, conexões, relés, verificando válvula termostática, seguir corretamente o esquema elétrico. Fazendo todo check liste pra não faltar nada...
Falando em Relés qual a marca que devo utilizar dos mais confiáveis?
Abraços...
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Não sou especialista em relês, mas compraria original ou DNI.
- radialistagabriel
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Vamos reativar o tópico... rsrs!
Meu carro está com o radiador com cebolão, mas ele está armando a ventoinha com 85ºC, queria voltar a fazer funcionar pela ECU.
Vendo outros tópicos verifiquei a parte elétrica e liguei o sistema original do carro. Fiz o Jump no A e B da ECU, a ventoinha arma normal, ao desconectar o sensor de temperatura da Válvula Termostática ele também arma. Fiz o teste com a subida de temperatura normal do motor mas ainda assim ela não dispara. A ECU dá o comando mas o relé não arma (Quando faz o Jump o Relé arma).
Todos esses parâmetros foram obtidos através da Multec 700 Dashboard.
Meu carro está com o radiador com cebolão, mas ele está armando a ventoinha com 85ºC, queria voltar a fazer funcionar pela ECU.
Vendo outros tópicos verifiquei a parte elétrica e liguei o sistema original do carro. Fiz o Jump no A e B da ECU, a ventoinha arma normal, ao desconectar o sensor de temperatura da Válvula Termostática ele também arma. Fiz o teste com a subida de temperatura normal do motor mas ainda assim ela não dispara. A ECU dá o comando mas o relé não arma (Quando faz o Jump o Relé arma).
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Boa tarde.radialistagabriel escreveu: ↑13 Set 2024, 11:26 Vamos reativar o tópico... rsrs!
Meu carro está com o radiador com cebolão, mas ele está armando a ventoinha com 85ºC, queria voltar a fazer funcionar pela ECU.
Vendo outros tópicos verifiquei a parte elétrica e liguei o sistema original do carro. Fiz o Jump no A e B da ECU, a ventoinha arma normal, ao desconectar o sensor de temperatura da Válvula Termostática ele também arma. Fiz o teste com a subida de temperatura normal do motor mas ainda assim ela não dispara. A ECU dá o comando mas o relé não arma (Quando faz o Jump o Relé arma).
Todos esses parâmetros foram obtidos através da Multec 700 Dashboard.
A UCE vai ativar a ventoinha do radiador quando a temperatura recebida do sensor de temperatura CTS, localizado na carcaça da válvula termostática atingir 101ºC e desativar aos 95ºC.
Aguarde chegar nessa temperatura e avalie o problema.
Abs,
Carlos Freire
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- radialistagabriel
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Olá equipe, boa tarde.
Ontem, acompanhando os dados da ECU através da Dashboard, a temperatura passou dos 105 e a ventoinha não armou. Ainda acendeu a luz de temperatura no painel. Como tem a possibilidade de acompanhar pelo aplicativo no celular, apareceu que a ECU deu o comando da Velocidade 2 da ventoinha, mas a mesma não ligou. Será problema na ECU mesmo, e seria interessante manter a ligação do jeito que é está com interruptor térmico?
Ontem, acompanhando os dados da ECU através da Dashboard, a temperatura passou dos 105 e a ventoinha não armou. Ainda acendeu a luz de temperatura no painel. Como tem a possibilidade de acompanhar pelo aplicativo no celular, apareceu que a ECU deu o comando da Velocidade 2 da ventoinha, mas a mesma não ligou. Será problema na ECU mesmo, e seria interessante manter a ligação do jeito que é está com interruptor térmico?
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Verifique se não há mau contato no conector da ventoinha.a ECU deu o comando da Velocidade 2 da ventoinha, mas a mesma não ligou.
Como se acompanha pelo celular os parâmetros do motor?
Abs
Luiz Carlos
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- radialistagabriel
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Olá Luiz, então verifiquei hoje pela manhã (24-09-2024) os fios do conectores de alta e baixa velocidade lá no pé da ECU, os mesmos estavam cortados. Fiz o teste e coloquei um sinal negativo no fio que estava cortado (deveria estar ligado no C1 da ECU, Alta velocidade da ventoinha) e a ventoinha ligou pelo sistema elétrico original do carro. Como só os fios da ventoinha estavam desligados, suponho que seja problema na ECU (vi um post do Carlos falando sobre isso), certamente por isso colocaram o radiador com o interruptor térmico (Cebolão).
Sobre ver os dados pelo Celular, eu adquiri a Multec 700 Dashboard, tem a tela do próprio aparelho e você pode ver pelo Bluetooth do celular, Segue vídeo de exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=rjYxKS2AaEE, Whats do fabricante 51 8354-7295 (Maikon)
Sobre ver os dados pelo Celular, eu adquiri a Multec 700 Dashboard, tem a tela do próprio aparelho e você pode ver pelo Bluetooth do celular, Segue vídeo de exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=rjYxKS2AaEE, Whats do fabricante 51 8354-7295 (Maikon)
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