TROCA DA CORREIA DENTADA

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por saul jorge »

Vi que você havia confeccionado uma ferramenta para o esticador né? Achei bem legal,minha 13 mm e comprida mas o espaço ali é muito curto .Tomara que dê tudo certo.
Muito obrigado pelas Waldir
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Saul,
A ferramenta do esticador não é caro, custa cerca de 17 reais e encontra-se fácil em lojas de ferramentas.
Sem a ferramenta há o recurso de com uma chave 17 por baixo encaixar na porca que há no tensionador .
Quem tem prática tensiona desta forma. Já vi fazerem, mas, nunca tentei pq acho meio descomodo. Talvez
em duas pessoas fique mais fácil.

Atenção com a SEGURANÇA em calçar o carro. não confie em macacos somente.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993

Mensagem não lida por saul jorge »

Waldir já fiz a troca da correia,estava com 2 dentes atrasado.Deu trabalho para colocar a correia, pois sempre que eu conseguia encaixar a mesma, a polia do comando avançava 1 dente,então eu deixei com 1 dente antes e na hora de colocar ela ia pro lugar certo. a sincronia ficou perfeita,aproveitei e abri o gap das velas para 1,1 limpei aquele filtro que fica na tampa de valvulas que vi em um tutorial postado por você e troquei a junta da tampa também. Liguei o carro e ja senti uma enorme diferença subia giro mais rapido e o consumo na lenta caiu para 1,8 l/h , o mais dificíl foi recolocar o tensor da correia de acessórios no lugar,quase taquei ele na parede :smt011 até que depois de algum tempo pensando resolvi ir com uma mão por baixo do carro e outra por cima para encaixar o parafuso e deu tudo certo,(eu sou um pouco alto mas não podia ver nada,então encaixei no tato mesmo) eu fiz o esquema da chave 17 e ficou muito bom,comecei as 8 da manhã e fui terminar as 12:30 :D .
Muito obrigado pelas dicas Waldir. Abraços
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Saul,

Parabéns pelo trabalho!
fico contente que o tutorial possa ter ajudado um pouquinho.

Quanto à abertura do gap fique atento. Enquanto a bobina de ignição é nova não ocorre falhas.
Para que as velas modernas sejam mais eficientes a NGK criou a vela verde que joga a faisca nas laterais devido o V
e a Bosch criou a plus que também joga a faisca na lateral devido o 'groove' = sulco no eletrodo lateral que forma um V invertido

Se começar a falhar feche o gap para 0,95 mm ou 1,0mm que vai continuar um faiscão

Abs

waldir
Adilson 150
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Adilson 150 »

amigo amanha tenho que tirar a minha correia dentada para colocar as capas dela por que este carro comprei a pouco tempo o coitado esta muito judiado mais esta na mão de quem vai cuidar dele olha o meu e um 86 ele não tem o tensionador automático e tensionado na bomba da água na hora que posicionar a bomba com a marca do bloco esta boa a pressão da correia caso a bomba da água não ficar nesta posição tenhe algum problema no sistema de ar resfriamento o meu e igual o primeiro que vc colocou aquela lata de aço ela esta mim deixando doido mim deu um trabalhão arrumar ela que quase desistir ela fica e a atrás da polia do virabrequim desde ja valeu irmão e parabéns pelo seu trabalho muito bom
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

na hora que posicionar a bomba com a marca do bloco esta boa a pressão da correia caso a bomba da água não ficar nesta posição tenhe algum problema no sistema de ar resfriamento o meu e igual o primeiro que vc colocou aquela lata de aço
Adilson,
se a correia atual estiver tensionada, isto é, empurrando com o dedo no meio do comprimento ela não deve ceder mais que 1 cm (10mm)

Ela não deve ficar mais esticada do que isso e muito menos frouxa obviamente.

Então é ideal que faça uma marcação extra na posição em que está a bomba para não ter que usar a chave de boca especial para girar a bomba e tensionar a correia, a não ser que você tenha essa chave.

Tirar a bomba da posição não influirá no arrefecimento, porém, influirá no tensionamento da correia.

Abs

waldir
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por rafamts »

Ratificando o que o Waldir comentou, se mexer na bomba tem que ficar atento para o tensionamento correto da bomba. Eu adquiri essa chave para movimentar a bomba dágua. Muito útil por sinal.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Amigos,

vejam a atualização desta matéria em: viewtopic.php?f=14&t=30797