Dúvida nível de óleo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
GEGE
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 604
Registrado em: 11 Dez 2010, 03:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida nível de óleo

Mensagem não lida por GEGE »

O meu não tenho problemas...
Marca certinho na vareta!
/Abs...
Apaixonado por MONZA como todo brasileiro!!
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Dúvida nível de óleo

Mensagem não lida por avvsilva »

Pessoal, penso que um possível motivo para o óleo ficar acima do nível após a troca, mesmo colocando os 4,25 Litros recomendados para os Monzas de 87 em diante, é não deixar o óleo escorrer totalmente após abrir o bujão. Para que o escorrimento seja mais rápido, deve-se proceder à troca com o carro ainda quente.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida nível de óleo

Mensagem não lida por RappeR »

Boa noite.

Luz de anomalia do óleo ao dar contato acende e permanece e ao dar partida se apaga. (até aí tudo normal, certo)

Agora, tenho uma dúvida quanto a luz de anomalia do óleo. Se o óleo estiver abaixo do recomendado, ela acende no painel com aproximadamente quantos litros?

Pois hoje fui trocar o óleo do meu e saiu apenas 1,5 litros. Rodei quase 10.000km. Quase certeza que está com problema na tampa do oléo, pois a tampa de valvulas está muito suja, mas ainda assim acho que sumiu muito óleo. Olhei dentro da panela e não tem vestígios de oleo, o carro não fuma pelo menos não percebo e nunca me disseram nada a respeito de quem viu por traz do escape. Não tenho certeza, mas parece também que a minha vareta não está marcando certo, pq isso? Vou me atentar a marcação e depois conto melhor aqui.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3534
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Dúvida nível de óleo

Mensagem não lida por tyo »

RappeR escreveu: 27 Nov 2019, 19:36 Boa noite.

Luz de anomalia do óleo ao dar contato acende e permanece e ao dar partida se apaga. (até aí tudo normal, certo)

Agora, tenho uma dúvida quanto a luz de anomalia do óleo. Se o óleo estiver abaixo do recomendado, ela acende no painel com aproximadamente quantos litros?

Pois hoje fui trocar o óleo do meu e saiu apenas 1,5 litros. Rodei quase 10.000km. Quase certeza que está com problema na tampa do oléo, pois a tampa de valvulas está muito suja, mas ainda assim acho que sumiu muito óleo. Olhei dentro da panela e não tem vestígios de oleo, o carro não fuma pelo menos não percebo e nunca me disseram nada a respeito de quem viu por traz do escape. Não tenho certeza, mas parece também que a minha vareta não está marcando certo, pq isso? Vou me atentar a marcação e depois conto melhor aqui.
Rapaz do céu, tome cuidado com isso, olhe o nível toda semana! O motor consome óleo no seu funcionamento normal e ainda como disse que tem vazamento na tampa é pior ainda! Para acender a luz tem de estar praticamente sem nada de óleo menos de 1l e se ela acender o motor já sofreu muito e vai ter dado algum pau, CUIDADO agora!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida nível de óleo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rapper

O Monza não tem luz de anomalia do óleo. A luz no painel é luz de pressão de óleo. Só monitora a pressão, não a quantidade.
Enquanto a luz estiver apagada durante o funcionamento, seu motor estará recebendo lubrificação.
Mas, se a quantidade estiver muito baixa a luz pode acender em algumas situações, como ladeiras, curvas, etc.
Você completou o óleo, colocando 4 litros? É o suficiente. Esqueça o 0.25 l.

Mas, como disse o colega, verifique o nível, se possível diariamente, para saber se ele está baixando muito.
Se estiver, alguma coisa está errada, e tem de ser investigada.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida nível de óleo

Mensagem não lida por RappeR »

tyo escreveu: 27 Nov 2019, 21:45
RappeR escreveu: 27 Nov 2019, 19:36 Boa noite.

Luz de anomalia do óleo ao dar contato acende e permanece e ao dar partida se apaga. (até aí tudo normal, certo)

Agora, tenho uma dúvida quanto a luz de anomalia do óleo. Se o óleo estiver abaixo do recomendado, ela acende no painel com aproximadamente quantos litros?

Pois hoje fui trocar o óleo do meu e saiu apenas 1,5 litros. Rodei quase 10.000km. Quase certeza que está com problema na tampa do oléo, pois a tampa de valvulas está muito suja, mas ainda assim acho que sumiu muito óleo. Olhei dentro da panela e não tem vestígios de oleo, o carro não fuma pelo menos não percebo e nunca me disseram nada a respeito de quem viu por traz do escape. Não tenho certeza, mas parece também que a minha vareta não está marcando certo, pq isso? Vou me atentar a marcação e depois conto melhor aqui.
Rapaz do céu, tome cuidado com isso, olhe o nível toda semana! O motor consome óleo no seu funcionamento normal e ainda como disse que tem vazamento na tampa é pior ainda! Para acender a luz tem de estar praticamente sem nada de óleo menos de 1l e se ela acender o motor já sofreu muito e vai ter dado algum pau, CUIDADO agora!
Estou olhando todo dia praticamente. Troquei o óleo como disse enchi o filtro e coloquei o resto no sistema, total de 4 litros, a vareta marcando apenas metade :( . Estou medindo pela manhã e 20min após ter estacionado.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida nível de óleo

Mensagem não lida por RappeR »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 28 Nov 2019, 17:07 Rapper

O Monza não tem luz de anomalia do óleo. A luz no painel é luz de pressão de óleo. Só monitora a pressão, não a quantidade.
Enquanto a luz estiver apagada durante o funcionamento, seu motor estará recebendo lubrificação.
Mas, se a quantidade estiver muito baixa a luz pode acender em algumas situações, como ladeiras, curvas, etc.
Você completou o óleo, colocando 4 litros? É o suficiente. Esqueça o 0.25 l.

Mas, como disse o colega, verifique o nível, se possível diariamente, para saber se ele está baixando muito.
Se estiver, alguma coisa está errada, e tem de ser investigada.

Abs
Obrigado Luiz.
Então, rodei 10 mil km com o óleo anterior.Como eu disse na troca de óleo saiu apenas 1,5litros. Na troca eu não coloquei nada a mais do que 4 litros, enchi o filtro e completei o resto no sistema, e como eu disse mesmo após encher o sisterma com 4 litros a vareta marca apenas metade do nivel.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida nível de óleo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rapper

Se você tem certeza de que colocou 4 litros de óleo, esperou uns minutos para o óleo descer, e a vareta indicou metade, alguma coisa está errada com a vareta.
Pode ser que a vareta não seja a original ou aplicável ao seu motor, ou ela não está indo até o fundo do cárter.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder