Bomba de Combustível
- clecasg
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Re: Bomba de Combustível
muito obrigado a todos por ajudar amanhã segunda-feira irei atrás da bomba e assim que efetuar a troca eu monto um tutorial de como trocar.
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Re: Bomba de Combustível
Pra trocar é simples.
Faça assim:
- Tire o filtro de ar;
- Tire a tampa de válvulas. Faz-se isso, para ver a posição do came do comando, se necessário, engate uma quinta marcha e empurre o carro, vai vc vai ver o comando de válvula se movimentando. Quando chegar em determinado momento, vc vai perceber que o comando vai estar pressionando menos a mola da bomba de combustível, neste momento, você retira a bomba velha. Vá afrouxando os parafusos, alternadamente, até tirar os dois. Feito isso, provavelmente a bomba vai estar colada na gaiola do comando. Tente movimenta-la para os lados, para assim, descolar a mesma, e, conseguir saca-la da gaiola do comando. Se necessário, use uma chave de fenda como alavanca, mas cuidado pra não quebrar o baquelite;
- Após a retirada da bomba, observe o estado do baquelite (é uma peça feita de um material, parecido com plástico, tipo uma junta grossa, que fica entre a bomba e a gaiola do comando), se estiver quebrado ou trincado, troque-o! Custa muito barato, menos de 5 reais;
- Analise TODAS as mangueiras, recomendo fazer a troca de todas, sai muito barato... Essas mangueiras com o tempo, ficam quebradiças, como o amigo acima falou... O ideal é trocar todas. Você compra essas mangueiras no metro, dai vai cortando conforme a necessidade e colocando nos locais.... O monza, se não estou enganado, usa mangueiras de 3, 5 e 7mm... Aproveite e troque as mangueiras de vácuo do carburador também (no bura, sei que são de 3mm), troque as mangueiras do tanque também;
- Torque obrigatóriamente o filtro de combustível, bomba nova SEMPRE requer a troca do filtro;
- Analisado o baquelite, mangueiras e efetuando a troca do filtro de comb, vamos começar a instalação da bomba. A bomba nova, acompanha duas juntas, são juntas beeeeeeem finas e de papel. Essas juntas você vai colocar, cada uma, em uma das faces do baquelite. Quando eu troquei a bomba do monza do Ciro, coloquei além das juntas, silicone loctite, para garantir a vedação;
- Colocado silincone nas juntas, colocado baquelite na gaiola do comando, encaixe a bomba nos prisioneiros lá existentes, e com a mão aperte as porcas até que as mesmas encostem na bomba, depois disso, continue o aperto com uma chave de boca. Vá apertando os parafusos alternadamente, fazemos assim, para evitar a quebra do baquelite. Aperte até que os dois parafusos fiquem bem firmes.
- Para finalizar, ligue todas as mangueiras e coloque a tampa de válvulas, de preferência com junta nova (use a junta sabó com espaçadores de metal, é a que mais dura e os espaçadores, evitam que a junta seja esmagada pelo aperto, ou exesso dele), proceda o aperto dos parafusos da tampa do meio para as extremidades... não precisa apertar em demasia, basta apenas deixar os parafusos firmes!
- Agora é só ligar o motor e curtir a máquina
Abraço!
Faça assim:
- Tire o filtro de ar;
- Tire a tampa de válvulas. Faz-se isso, para ver a posição do came do comando, se necessário, engate uma quinta marcha e empurre o carro, vai vc vai ver o comando de válvula se movimentando. Quando chegar em determinado momento, vc vai perceber que o comando vai estar pressionando menos a mola da bomba de combustível, neste momento, você retira a bomba velha. Vá afrouxando os parafusos, alternadamente, até tirar os dois. Feito isso, provavelmente a bomba vai estar colada na gaiola do comando. Tente movimenta-la para os lados, para assim, descolar a mesma, e, conseguir saca-la da gaiola do comando. Se necessário, use uma chave de fenda como alavanca, mas cuidado pra não quebrar o baquelite;
- Após a retirada da bomba, observe o estado do baquelite (é uma peça feita de um material, parecido com plástico, tipo uma junta grossa, que fica entre a bomba e a gaiola do comando), se estiver quebrado ou trincado, troque-o! Custa muito barato, menos de 5 reais;
- Analise TODAS as mangueiras, recomendo fazer a troca de todas, sai muito barato... Essas mangueiras com o tempo, ficam quebradiças, como o amigo acima falou... O ideal é trocar todas. Você compra essas mangueiras no metro, dai vai cortando conforme a necessidade e colocando nos locais.... O monza, se não estou enganado, usa mangueiras de 3, 5 e 7mm... Aproveite e troque as mangueiras de vácuo do carburador também (no bura, sei que são de 3mm), troque as mangueiras do tanque também;
- Torque obrigatóriamente o filtro de combustível, bomba nova SEMPRE requer a troca do filtro;
- Analisado o baquelite, mangueiras e efetuando a troca do filtro de comb, vamos começar a instalação da bomba. A bomba nova, acompanha duas juntas, são juntas beeeeeeem finas e de papel. Essas juntas você vai colocar, cada uma, em uma das faces do baquelite. Quando eu troquei a bomba do monza do Ciro, coloquei além das juntas, silicone loctite, para garantir a vedação;
- Colocado silincone nas juntas, colocado baquelite na gaiola do comando, encaixe a bomba nos prisioneiros lá existentes, e com a mão aperte as porcas até que as mesmas encostem na bomba, depois disso, continue o aperto com uma chave de boca. Vá apertando os parafusos alternadamente, fazemos assim, para evitar a quebra do baquelite. Aperte até que os dois parafusos fiquem bem firmes.
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Abraço!
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- waldir
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Re: Bomba de Combustível
Diego,
pegando carona na sua explicação, eu pretendo trocar os balancins (já comprados), e estava pensando em liberar o 'volante' do eixo de comando tirando a correia dentada para movimentar o eixo deixando o came de um balancim para cima, ou seja, de costas para o balancim e com a ajuda do 'abaixador' da mola substituir o dito cujo.
Porém, com a sua explicação, re-pensei: colocar a frente no cavalete, engatar a 5ª e virar a roda com a mão até conseguir o posicionamento do
came x balancim um a um sem ter que soltar a correia dentada.
Isso é viável, ou estou viajando?
Abs
waldir
pegando carona na sua explicação, eu pretendo trocar os balancins (já comprados), e estava pensando em liberar o 'volante' do eixo de comando tirando a correia dentada para movimentar o eixo deixando o came de um balancim para cima, ou seja, de costas para o balancim e com a ajuda do 'abaixador' da mola substituir o dito cujo.
Porém, com a sua explicação, re-pensei: colocar a frente no cavalete, engatar a 5ª e virar a roda com a mão até conseguir o posicionamento do
came x balancim um a um sem ter que soltar a correia dentada.
Isso é viável, ou estou viajando?
Abs
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Re: Bomba de Combustível
Waldir, se vc fosse trocar só um balancim, seria até viável... mas para trocar os 8, é melhor ir virando o comando com o auxilio de uma chave 23 mesmo. Antes de fazer isso, tira a correia dentada, fica bem mais leve!
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Re: Bomba de Combustível
Só não esqueça de deixar movimentar o vira para uma posição em que os 4 pistões estejam em altura intermediária, para não correr o risco de bater nas válvulas.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
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- waldir
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Re: Bomba de Combustível
Diego e Carlos,Diego Paiva escreveu:Waldir, se vc fosse trocar só um balancim, seria até viável... mas para trocar os 8, é melhor ir virando o comando com o auxilio de uma chave 23 mesmo. Antes de fazer isso, tira a correia dentada, fica bem mais leve!
Só não esqueça de deixar movimentar o vira para uma posição em que os 4 pistões estejam em altura intermediária, para não correr o risco de bater nas válvulas.
Abs, Carlos Freire
Então não posso fugir da mão de obra.
1-Tirar correia dentada, polia de serviço,
2-Tirar velas para ficar mais leve ainda e conferir a altura dos pistões p/ intermediária
3- Ir virando o comando com a chave 23 e fazendo as trocas
4- posicionar a polia do comando em referência com a capa traseira da Correia dentada
5- posicionar a polia do virabrequim na marcação da bomba de óleo
6- afrouxar o tensionador com o pino e colocar a correia dentada.
7- conferir o PMS do 1º pistão e tirar o pino do tensionador
8- girar o virabrequim 4 voltas e conferir se as marcações 4 e 5 coincidem
9- Recolocar apolia de serviço; as velas; a capa plástica; e esticador da correia do alternador
10- Tensionar a correia poli-V; fechar tampa de válvula
11- Fazer o nome do Pai 3 vezes e dar na partida.
Amigos, esqueci algo?
obrigado
waldir
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Re: Bomba de Combustível
Já teve um tópico que o Rafaelo comento sobre este tipo de serviço... quase que com toda certeza afirmo que você só vai conseguir substituir os balancins ou com uma ferramenta que abaixa (comprime) os tuchos e daí vc consegue trocar os balancins, ou afrouxando o cabeçote e trocando as devidas juntas, compreende? Um exemplo quando eu desmonto o cabeçote quando vou remontar o mesmo sempre esvazio os tuchos na morsa e vc faz muita força mesmo utilizando a morsa. O balancim fica sempre preso na came do comando. Agora se quiser fazer da maneira que você estava pensando pela lógica seria necessário apenas retirar as velas para descomprimir os cilindros as válvula não iriam cair ou bater no cilindro as molas sempre atuam para deixá-las fechadas.
Boa Sorte!
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Re: Bomba de Combustível
tem um topico se nao achar, eu procuro ou fala com o monzamoon. é preciso a ferramenta de compressao senao nao tem como tirar ele. mesmo que o comando nao esteja acionando tal valvula, ele fica comprimido no rolete do comando por causa do sistema OHC. so cuida com as escora pra nao cair no dreno de oleo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.