Boa noite Luiz!Luiz Carlos (Rio) escreveu:O sistema de resfriamento de todo motor moderno funciona com pressão positiva, isto é, mais elevada do que a pressão atmosférica.PVOL escreveu:
já por três vezes, aquela mangueira mais larga que vai um pouco abaixo do distribuidor se soltou...
Quem controla essa pressão, em situação normal, é uma válvula que fica na tampa do reservatório de expansão. Se ela não estiver funcionando como deve, deixando sair o excesso de pressão (ar), pode haver a soltura ou até ruptura de alguma mangueira.
Então, a primeira coisa a fazer é trocar a referida tampa, que custa uma bagatela.
Depois é verificar o motivo pelo qual a tal mangueira está saindo.
A parte do radiador onde ela é encaixada possue um flange mais largo na extremidade, cuja finalidade é justamente não deixar a mangueira escapar.
Isso se a referida mangueira estiver com sua braçadeira devidamente apertada.
As vezes a borracha da mangueira está tão ressecada que por mais que se aperte a braçadeira não se consegue um aperto perfeito. Verifique isso também e substitua a mangueira se for o caso.
Não economize com o sistema de resfriamento do motor, pois se ele falhar o aborrecimento (carro parado na rua ou estrada) e o prejuízo podem ser enormes.
Abraços
Q
A Mangueira, aliás não só ela mas todas as outra eu as troquei tem mais ou menos um ano, juntamente com a tampa do reservatório.Mas eu vou comprar uma nova tampa e mangueira para sanar essa duvida. Agora a noite eu desconectei um plug que fica mais ou menos ali no rumo da ventoinha, ele tem dois plugs para os conectores, tirei e dei uma limpada com bombril e limpa contato. Deixei o motor esquentar e ele armou normal a ventoinha (isso com o carro parado) ai na segunda vez que ela armou sai e dei uma volta aqui na rua, por sorte a mangueira não se soltou, mas de qualquer maneira amanhã eu vou fazer essas trocas e levar o carro em um oficina boa pra consertar logo o carro.
Grato pela ajuda
:smt023