Duvida Sobre a taxa de compressão.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Adolfo Nerillo
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por Adolfo Nerillo »

pelo q sei a taxa de compressão é a qntidade de ar pra cada parte de combustivel:

exemplo: compressão 8,8:1 seria 8,8 partes de ar para cada parte de combustivel, tipo pra cada 1 ml de comb. 8,8 ml de ar.

entao qnto mais ar mais forte a explosão.

se for muito baixa essa compressão não haverá ar o suficiente pra explodir corretamente deixando o carro xoxo.

corrijam qq coisa

abraço
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por John Cleiton »

A taxa de compressão deve ser adequada ao combustível utilizado, pois os gases (no caso a mistura ar-combustível), quando comprimidos, se aquecem, sendo que uma compressão excessiva poderá levar a temperatura da mistura à níveis que provocarão a detonação espontânea da mesma, podendo provocar graves danos ao motor. Motores de concepção mais antiga normalmente tem baixas taxas de compressão, pois os combustíveis da época tinham menor octanagem, ou seja, menor resistência à detonação por compressão. Atualmente, com a adição de álcool à gasolina brasileira (alcosolina) e/ou aditivos anti-detonantes, pode-se trabalhar com taxas de compressão mais elevadas.
Aumentar a taxa de compressão consiste em diminuir o volume das câmaras de combustão. Existem várias maneiras de se fazer isso, mas a mais simples e barata é fazer o rebaixamento dos cabeçotes. O que eu não acho nada bacana o cara querer fazer isso para andar no dia a dia, pois a pessoa que faz isso deve ter conhecimento que quanto mais taxado, mais risco de quebra tem, motores de competição andam com taxas muito elevadas, geralmente o método que eles utilizam é trocando os pistões de cabeça reta por pistões cabeçudos (taxados) e forjados, porém os caras sabem o que fazem utilizam metanol como combustivel ou alcool, é loucura querer andar com gasolina em motor taxadao de 12:1 , 2 palito pra ir pro saco, eles tbm reforçam a parte de baixo com bielas forjadas. Cada motor tem sua taxa de acordo com a montadora e sua engenharia.
Já tem um tópico que fala muito sobre isso vcs podem tirar muitas informações lá:
viewtopic.php?f=4&t=8413
Abraço
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

permitam-me contribuir...

quanto maior a taxa de compressão, melhor, pois melhora a queima (reduzindo consumo andando na manha) e dá maior torque, o que resulta em maior potência. mas tudo tem um limite. pra gasolina, obter algo em torno de 10:1 nesses motores já está mais do que bom, mas chegar nessa taxa exige muito rebaixamento e troca dos pistões por modelos retos ou cabeçudos.

acontece que com uma simples plaina não se ganha mais do que uns 0,4:1 na taxa, sendo difícil passar até dos 0,2. eles retiram só o suficiente mesmo e o ganho depende do formato da câmara de combustão. no meu carro eu rebaixei 2,5mm pra conseguir chegar a 11:1 de taxa. original é 8,5:1 (por incrível que pareça os 2,5mm a mais deram 2,5:1 a mais na taxa, que foi medida corretamente através das câmaras de combustão com o cabeçote retirado. mas isso não é regra. tem que medir sempre pra saber qual a taxa de compressão verdadeira.).

quando se ganha torque se mantém a velocidade com menos esforço e com isso o consumo melhora. eu constatei isso no meu carro na primeira vez que rebaixei, -1,5mm, e depois na 2ª vez, 1mm. sempre o consumo melhorou coisa de 0,5km/l nas médias da cidade e na estrada já faço até 1km/l a mais que antes. detalhe: no álcool! na gasolina teria um ganho +- parecido também, mas falo de carro com injeção eletrônica e chip remapeado para rodar no álcool. eu cheguei a rodar com 10,2:1 de taxa com chip original e o consumo era excelente em relação ao original. e andava mais!

ao se rebaixar muito o cabeçote o certo é reajustar a curva de ponto e regulagem do carburador. às vezes o pessoal injeta mais combustível no carro mais taxado, mas é por medo de bater pino e não por necessidade. e também se não for atrasado um pouco o ponto aumentasse mais ainda o risco. enriquecendo a mistura tem-se uma segurança maior, mas fazer a regulagem do ponto e carburador corretamente vai te dar mais torque e maior economia.

não é à toa que muitos opaleiros andam com 9,5 a 10:1 de taxa nos opalões. tinham taxa entre 7,5 e 8,5:1. muito baixa pra gasolina de hoje. entre 9,5 e 10:1 é ideal para uma boa queima e ainda ter segurança contra batida de pino, desde que se regule tudo direitinho.

depois falo mais sobre isso... preciso ir ali. fui!
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
Marchiori
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marchiori »

Obrigado a todos ai galera. Mas como já disse ñ quero fazer algo monstruoso, quero que ele fique mais espértinho. E colocando aquelas coisas que citei acima, a taxa deve de dar alguma aumentadinha certo?! :smt017 Ñ quero que fique mto taxado, mas tbm ñ quero que fique com pouca taxa. Ele tem taxa de 8,8:1, pq é a gasolina, se chegasee a 9,2:1( isso é um exemplo) já ta ótimo pra mim, que uso o carro meio que direto.

Abraço
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

ola amigos, já q meu motor é a alcool a taxa dele é de 12:1???

poderei rebaixar um pouco pra deixar a taxa dele pra 13.1?

OBS: irei mudar a injeção dele pra uma motronic do vectra A.
e usar bicos do astra flex.

abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Marchiori
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marchiori »

Ñ intendo de taxa à alcool, mas jáa vem gente ai te ajudaar!

Abs
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

dbzronaldo escreveu:ola amigos, já q meu motor é a alcool a taxa dele é de 12:1???

abrass
12:1 já é um valor bom pro álcool. com 13 fica melhor ainda, mas não sei o quanto dá pra chegar de taxa pois cada cabeçote tem um limite de rebaixamento, sendo que por isso às vezes tem que se recorrer à troca dos pistões pra atingir a taxa desejada. pelo menos 12,5 acho que dá pra chegar, mas isso só quem conhece mais a fundo desse motor vai dizer. eu já tive monza mas não fiquei com ele tempo suficiente pra conhecer esses detalhes, meu negócio é o 6zão do opala. rsrs!!!

o certo é que com a IE motronic, caso seja tudo bem instalado, o ganho de potência é garantido. vai passar a ser multipoint e pode até ficar mais econômico. você vai instalar ela completa, adaptando sensores, coletores de admissão, sonda lambda e tudo? será que não é mais fácil pegar logo um vectrão, sendo que caiu tanto de preço ultimamente? aí manteria o monza original e tals.... só uma sugestão, heim! ;) abraço!
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Bom, vamos lá...
dbzronaldo escreveu:ola amigos, já q meu motor é a alcool a taxa dele é de 12:1???
Sim.
Como eu disse por MP, se já for mesmo abrir o motor para revisar, como você disse que vai, eu o rebaixaria para atingir esta taxa.

Quanto precisa rebaixar??? Não sei... E só dá para saber isso medindo e calculando... Mesmo porque, ninguém aqui sabe se seu cabeçote já teve algum passe ou é standard...

Estando com o cabeçote em mãos, e sabendo o que deve ser feito para medir (procure no google, depois de ler, se não entender pode perguntar), é simples calcular.

abrass
Confira a leitura da sonda lambda de pé embaixo e marcha alta, depois de tudo pronto, para ver se está alimentando adequadamente ou se ainda vai precisar fazer algum ajuste. :smt023

Obs: Quando for tocar o projeto adiante, sugiro que abra um tópico específico. Assim fica mais organizado e mais fácil do pessoal orientá-lo. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder