MONZA ACELERADO

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
JACAREZAO122
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MONZA ACELERADO

Mensagem não lida por JACAREZAO122 »

olA SU MONZA TEM AR CONDICIONADO?
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

JACAREZAO122 escreveu:olA SU MONZA TEM AR CONDICIONADO?
??????????????????????????????'
leosteves

Mensagem não lida por leosteves »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Leosteves, vc disse que limpou o TBI. Notou se a borboleta de aceleração está legal, não está prendendo próximo da posição fechada? Ela fica toda fechada qdo se tira o pé do acelerador?
Notou também se não há desgaste no eixo da borboleta, por onde poderia estar entrando ar?
Marcha lenta acelerada pode ser causada por:
1- motor de passo ruim ou com sujeira na sede onde ele atua,
2- sensor de temperatura da água ruim (aquele no alojamento da termostática),
3- sensor de posição da borboleta ruim (se a voltagem que ele indica estiver acima de um determinado valor, o módulo entende que o motor não está em marcha lenta, então o motor de passo não atua,
4- entradas falsas de ar a região do corpo da borboleta,
5- entradas falsas de ar no eixo da borboleta,
6- eixo da borboleta emperrado,
7- módulo da injeção com problemas no circuito da marcha lenta.

IMPORTANTE!!!: se qdo vc completa o nível da água o motor fica normal, é possível que esteja entrando ar no sistema e afetando a informação do sensor de temperatura para o módulo. Se o módulo recebe a informação de que o motor está frio ele aciona o enriquecimento (tipo um afogador eletrônico) para manter o motor um pouco acelerado. No meu, motor frio fica em torno de 1400 rpm, depois de alguns minutos baixa para 1000, 1100 rpm.
Leve o carro a uma dessas lojas/oficinas que trocam o aditivo do motor e peça para checarem por vazamento. Eles têm uma bomba que é rosqueada no bocal de enchimento do vaso de expansão do radiador e com ela dá para saber onde está vazando água.
Se vc desconfia de alguma mangueira, substitua logo a danada e veja se o nível para de baixar.
Abraços
Amigo, valeu. Por fim, descobri que era apenas o sensor da borboleta. Agora esta tudo ok
fabiohumberto100
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por fabiohumberto100 »

ola meu monza tambem esta com o mesmo problema , e um monza gls 94, fiz limpeza da tbi e do motor de passo , vejo que o amigo solucionou o problema trocando o sensor de posição da borboleta , onde fica esse sensor?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

fabiohumberto100 escreveu:ola meu monza tambem esta com o mesmo problema , e um monza gls 94, fiz limpeza da tbi e do motor de passo , vejo que o amigo solucionou o problema trocando o sensor de posição da borboleta , onde fica esse sensor?
Antes de trocar peças, faça os testes de funcionamento de cada sensor, testando um a um e confrontando os valores com a tabela fornecida pela montadora.
Veja também se não há mangueira do sistema de vácuo soltas ou conectadas em lugar errado.

Com relação a pergunta, o sensor de posição da borboleta TPS fica no TBI do lado direito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
bbanjos
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por bbanjos »

Amigos,o meu tbm ta com o mesmo problema...Troquei o motor de passo até, pq tbm ele já estava bem ruim e com folga no eixo. Tipo, fiz testes no TBI Completo e limpeza,verifiquei as tubulações e entradas de ar. Esta tudo certinho, até pq ele funciona normalmente por alguns instantes, e quando eu paro em algum sinal ele esta bem acelerado...Ai tipo, eu fui la no TBI e retirei o plug do sensor de borboleta, e na mesma hora a aceleração normalizou e a marcha lenta dele que oscilava com ar ligado ficou bem estavel... Alguem poderia me dizer como fazer os testes com o sensor de borboleta para eu proceder aqui antes de troca-lo? Outra coisa que eu tbm reparei amigos, o meu ar armava e desarmava muito qnd o sensor de boboleta estava ligado, e tipo ele só tem que desarmar qnd eu piso muito, não quando o carro ta a no max 2000 giros, correto?

Forte abraço!
Atual Monza Club 2.0 EFI 94 Azul - Etanol
Ex Monza SL/E 2.0 EFI 93 Cinza - Gas/GNV
Ex Monza SL/E 1.8 Carburado 85/86 - Etanol
hudsontux

Mensagem não lida por hudsontux »

Bom no seu caso, sobre o sensor de borboleta acho que deve trocar pois ele voltou ao normal qnd retira o cabo, eu acredita que ele volta no ponto quando a borboleta esta parada, será que estamos certos?

Em questão do ar eu não sei, tenho um monza adorável 93, 2.0 EFI sem AR. Em consideração a este tópico estou com o mesmo problema e não imaginava retirar o cabo do sensor de borboleta. Vou fazer o mesmo teste pois eu já fiz limpeza geral do TBI com descarbonizante, e continuou acelerado, tenho que desligar e ligar ele novamente ai sim ele funciona normalmente, mas quando pizo e tiro o pé do acelerador ele fica muito acelerado ou quando paro no sinal ou em parada obrigatória. Fiz o seguinte comprei um novo motor de passo e voltou ao normal funcionou super bem e depois de dois dias o mesmo problema voltou.... haaa que raiva... Troquei as mangueiras inclusive do hidrovacuo e não vi nenhuma entrada de ar falsa.

Vou fazer o teste retirando o cabo do sensor de borboleta e ver se ele normaliza... Agora será que este é realmente o problema ou será que o sensor de passo deu problema novamente, não tem uma semana que comprei o sensor de passo e esta na garantia...

Eis a questão será que deu problema no sensor de passou ou é realmente o sensor da borboleta?

Pessoal fico no aguardo e após soluções irei postar novamente...
Valeu abraços!!!
hudsontux

Mensagem não lida por hudsontux »

Sr bbanjos, eu tirei o cabo do sensor de posição da borboleta e a luz de anomalia acendeu sem para, o motor ficou acelerando e desacelerando.
Em questão do que descreveu da aceleração, vejo que o problema do seu Monza é o mesmo que do meu Monza. Vou descrever que eu fiz para solucionar o meu problema.

Eu também troquei o sensor de macha lenta e funcionou por pouco tempo mas o problema não era este.
Mas até que enfim, problema do motor acelerado foi solucionado eu mesmo resolvi de uma forma bem simples sem precisa troca o sensor de posição da borboleta.

O problema era realmente é no sensor de posição da borboleta, agora veja que eu passei para solucionar esta aceleração e a solução foi a coisa mais simples do mundo.

Foi um dilema, fiz limpeza geral do TBI, troquei os reparos e verifiquei se havia folga na borboleta ou no eixo dela, troquei as mangueiras de ar, mangueira do hidrovacuo , troquei o sensor de macha lenta, sensor de velocidade, troquei filtro de ar. Fiz uma limpeza geral. Melhorou muito ficou econômico, mas depois de ter rodado nele 400km voltou a fica acelerado, só voltava ao normal quando desligava e religava.
Fiquei desanimado com problema e pensava a mesma coisa isso é algum mau contato, só faltava trocar o sensor de posição de borboleta, ai tentei o seguinte antes de comprar outro.

Retirei o sensor de posição da borboleta e reparei bem, analisei e vi que onde entrar o eixo da borboleta joguei um WD40 ali no canto onde ele é rotacionado para limpar os contatos dentro do sensor.

Após os procedimentos fiz os teste foi bater e valer já tem quase um mês que estou circulando e o motor esta sereno acabou com aquele tédio da aceleração subir e só voltar ao normal quando desligava. Se o problema voltar novamente devo trocar o sensor.
Resumindo, problema foi no sensor de posição da borboleta, o sensor passava informação errada a central devido a mau contato interno do sensor.

Pessoal eu recomendo a troca do sensor, colocar um novo. Isso a penas me deu a certeza do problema.

Abraços...
Responder