Bom pessoal, 1º queria agradecer aos amigos filiron e cleber pelo apoio, é bom receber incentivos, pois a coisa mais fácil é desistir qdo as coisas dão errado, e vejam como é importante a opinião dos monzeiros, se não fosse o amigo jose leal, ia fazer um projeto inviável, afinal a beleza do conjunto é importante, mas se não for funcional de nada adiantaria.
Agora vamos aos estragos de meu erro:
Já estava na etapa de fixação do cjto á carcaça, tive que cortar os reguladores pela metade, pois os globos ficaram muito proximos da lente. Do globo original do monza, cortei as abas aonde se fixam os reguladores e chumbei no conjunto.
Estava nessa fase exatamente qdo fui alertado pelo zé do equivoco.
Verifiquei todas as possibilidades de salvar o que havia feito.
Infelizmente zé , não vai dar pra salvar do jeito que estava, os globos menores também estavam de cabeça pra baixo, ai pensei o seguinte:
Vou inverter os lados que dará certo, Não deu. Se notarem, os globos menores não estão exatamente ao lado dos maiores, ficam um pouco abaixo, conservando a linha inferior da carcaça, qdo invertidos, eles ficam mais pra cima, encostando no contorno da lente. Em resumo, tudo perdido.
Acabei decidindo pela desmontagem do conjunto, o problema é que já havia resinado tudo pela parte de trás, pois estava convicto de que não iria alterar mais essa parte do trabalho, e pra ter que desmontar foi um trabalhão danado, mas nada que uns dedos cortados e 7 horas de trabalho não resolvessem.
Voltei exatamente á uma semana atrás, na fase de montar o cjto de globos.
Uma coisa que aprendi com as adversidades, é transformar os erros em oportunidades de melhorar o que estava sendo feito, então vou aproveitar para corrigir alguns probleminhas do projeto, havia colocado o milha cerca de 3cm acima do aro do globo menor e ele havia ficado muito proximo á lente, pode até não dar problema, mas li em algum lugar que as lampadas xenon , qdo muito potentes ou até mesmo as super brancas com 100W poderiam escurecer as lentes e marca-las, então iria aproveitar e inverter os milhas com as setas, ficando a seta na parte de cima e os milhas abaixo.
Estava pensando sobre isso, qdo lembrei o comentário do zé leal sobre a semelhança com o conjunto do golf, isso realmente não estava me agradando, não que eu não goste do golf, até acho ele bonito, apesar de ser ''volks'', mas o monza (em minha opinião) esta em outro nivel.
Então decidi buscar a ajuda dos amigos para tentar uma nova configuração para o projeto, algo exclusivo para o monza, deixando de lembrar outro veiculo.
Fiz algumas montagens dos globos com a lente, só pra ter uma idéia de como poderia ficar se fosse diferente. Peço que desconsiderem a profundidade dos globos e outros detalhes, imaginem somente o formato e me ajudem a decidir.
O primeiro é o projeto antigo, só pra poder comparar, só que como disse, trocando as setas de lugar com o milha.
Não refiz essa montagem, pois a mudança é pouco significativa, estéticamente ficaria igual ao acima, só os globos menore que trocariam de lugar.
Outra idéia que tive , foi aproximar ao maximo os globos do palio e colocar a se ta na posição original com o milha logo abaixo. Ficaria mais menos assim:
Uma coisa que tenho dúvida é sobre o milha ficar tão ao canto do conjunto, não tenho idéia de como ficaria sua iluminação, mas já achei essa configuração melhor que a anterior, acho que ficou mais sóbrio, mais a ver com o monza.
Outra forma que pensei, foi mais ao estilo do corolla, com os três projetores paralelos, mais ou menos como na foto abaixo.
O problema desta configuração, é que não poderia usar as setas que fiz, pois tiraria a harmonia do conjunto, teria que fazer outro modelo de seta, ai pensei em fazer algo no espaço acima dos globos menores, seria como um filete, não sei muito bem usar o paint, mas tentei fazer algo para dar uma idéia de como seria.
Na area marcada, faria esta janela na moldura interna que elvolvera os globos, ai poderia utilizar uma lente laranja ou até mesmo cristal para ocultar as lampadas, inclusive poderia fazer a seta e o farolete neste mesmo conjunto, só que a lente neste caso teria que ser cristal. Estive pensando, desde a outra seta que fiz (a redonda) em substituir a lampada de seta por led's que poderiam acender laranja, acho até que já existem nesta cor. No caso da lente acima, como ela é larga, poderia fazer um suporte e colocar uma fileira de led's ( de 8 a 10) que acenderiam laranja para seta, e logo abaixo desta fileira, faria outra com o mesmo nº de led's , só que estas acenderiam azul e iriam ligadas na lanterna, deste modo teria a lanterna e a seta nesse conjunto, não é dificil de fazer, teria que calcular o resistor para cada caso e a potência dos led's , isso pra lanterna não acender muito forte e os piscas ficarem com pouca luminosidade. É só projetar certinho que é possivel. Tambem estava pensando em colocar ''angels eyes'' pra ligar a lanterna, como estava na duvida de qual sistema usar, decidi pôr os dois, só que os angels, iria acender com uma chave extra independente, ai só ligaria eles quando quisesse.
Na foto abaixo tem o farol que me inspirou para fazer este modelo de seta.
Guardadas as proporções, acho este farol lindo, esta seta que esta acima dos globos, eu colocaria pelo lado de dentro da lente, e poderia usar uma cristal ao invés da laranja, e já aproveitando esta foto, gostaria de saber do amigo josé leal se a moldura que havia sugerido a umas 4 postagens atrás é mais ou menos parecida com a que contorna o globo acima (aquela imitação de seta laranja), que harmoniza os contornos.
Caramba, escrevi bastante, mas é o unico meio de passar o que tenho pensado pra fazer. Queria a opinião de vcs para decidir o caminho a seguir.
Hoje não vou mexer com o farol, vou esperar alguma manifestação sobre os modelos acima, mas gostaria de começar amanhã (domingo) a fazer o novo conjunto, por isso aguardo opiniões.
Obrigado por enquanto
Abçs :smt023