Relê do limpador de para-brisa
- mspagiari
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Pessoal, o módulo chegou, funcionou até o desembaçador (Já comprei o carro sem funcionar).
Seta, tudo ok.
Porem, o defeito continua. Com o motor ligado o limpador não desliga, dispara... Aí tenho q desligar o carro e esperar um pouco para q o bendito desligue.
Com o motor desligado funciona normal o limpador, tanto no temporizador, como na velocidade 1 e 2, aí qdo ligo motor o limpador fica doido...
Já tirei a capa metálica do motor do limpador, limpei os contatos. Nada.
Parece q algo na ignição com o motor ligado está deixando o limpador maluco.
Alguém dá uma luz aí?
Obrigado.
Seta, tudo ok.
Porem, o defeito continua. Com o motor ligado o limpador não desliga, dispara... Aí tenho q desligar o carro e esperar um pouco para q o bendito desligue.
Com o motor desligado funciona normal o limpador, tanto no temporizador, como na velocidade 1 e 2, aí qdo ligo motor o limpador fica doido...
Já tirei a capa metálica do motor do limpador, limpei os contatos. Nada.
Parece q algo na ignição com o motor ligado está deixando o limpador maluco.
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Obrigado.
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Hj deu o bendito defeito de novo não desliga o limpador com o motor ligado, as vezes depois de um bom tempo (aleatório) desliga sozinho do nada...
Abri a caixa do módulo temporizador (usada, comprada no ML) e verifiquei q havia dois jumpers já...
Peguei o ferro de solda e ressoldei, montei de novo...
Com o motor desligado funciona q é uma beleza, liga, desliga, etc...
Mas qdo ligo o motor do carro fica funcionando sem parar, não adianta...
Fiquei doido, peguei o multímetro, desconectei o plug do motor do limpador, coloquei o negativo na tampa de válvulas e o positivo nos terminais...
- O segundo contato recebe tensão com a chave do limpador desligada qdo ligo a ignição.
- Com a chave do limpador na posição 1 o penúltimo pino recebe tensão
- Com a posição 2 na chave o pino 1 recebe tensão
Isto com a ignição ligada ou com o motor funcionando, tanto faz, se desligar a ignição fica td sem tensão (algum pequeno retorno 0, alguma coisa)... como é descrito mais ou menos no teste abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=BaVQ66cn7rw&t=164s
Tirei a capa do motor onde vai o plug, tem três contatos, limpei e nada...
Curioso: Se retirar o módulo temporizador o comportamento do limpador é normal com o motor ligado ou não, apenas não funciona o temporizador e a haste pára no lugar q desligo a chave tanto no temporizador q tinha como neste q comprei...
Defeito chato, pois se chover não desliga nem a pau, tem q parar o carro, desligar e esperar um pouco, aí desliga...
Alguém teria mais alguma ideia?
Abri a caixa do módulo temporizador (usada, comprada no ML) e verifiquei q havia dois jumpers já...
Peguei o ferro de solda e ressoldei, montei de novo...
Com o motor desligado funciona q é uma beleza, liga, desliga, etc...
Mas qdo ligo o motor do carro fica funcionando sem parar, não adianta...
Fiquei doido, peguei o multímetro, desconectei o plug do motor do limpador, coloquei o negativo na tampa de válvulas e o positivo nos terminais...
- O segundo contato recebe tensão com a chave do limpador desligada qdo ligo a ignição.
- Com a chave do limpador na posição 1 o penúltimo pino recebe tensão
- Com a posição 2 na chave o pino 1 recebe tensão
Isto com a ignição ligada ou com o motor funcionando, tanto faz, se desligar a ignição fica td sem tensão (algum pequeno retorno 0, alguma coisa)... como é descrito mais ou menos no teste abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=BaVQ66cn7rw&t=164s
Tirei a capa do motor onde vai o plug, tem três contatos, limpei e nada...
Curioso: Se retirar o módulo temporizador o comportamento do limpador é normal com o motor ligado ou não, apenas não funciona o temporizador e a haste pára no lugar q desligo a chave tanto no temporizador q tinha como neste q comprei...
Defeito chato, pois se chover não desliga nem a pau, tem q parar o carro, desligar e esperar um pouco, aí desliga...
Alguém teria mais alguma ideia?
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Não desliga porque o motor do limpador está recebendo tensão mesmo com a chave/alavanca desligada.
Pode ser defeito no módulo temporizado, curto no chicote ou algum acessório não original instalado nessa linha, causando o problema.
Tem que avaliar.
Abs,
Carlos Freire
Pode ser defeito no módulo temporizado, curto no chicote ou algum acessório não original instalado nessa linha, causando o problema.
Tem que avaliar.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Carlos, com a alavanca do limpador na posição desligada eu medi com multímetro e somente recebe tensão em um pino (o segundo), o mesmo q recebe tensão qdo ligo a ignição (motor ligado ou não), os demais não, somente se acionar a chave... Isto q estranho.
Se desligar a ignição não há tensão em nenhum pino, como no vídeo do carro postado.
Minha dúvida é se com a chave do limpador desligada e ignição ligada não deve haver tensão em nenhum pino deste plug?
Se desligar a ignição não há tensão em nenhum pino, como no vídeo do carro postado.
Minha dúvida é se com a chave do limpador desligada e ignição ligada não deve haver tensão em nenhum pino deste plug?
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Se a tensão aparece e não some mais, é isso que deve procurar. Pode ser o relê temporizador dentro no módulo ou algum equipamento fora que excita o circuito e não desliga. Só com carro presente para avaliar. Se dor o módulo, como já substituiu 1, seria bom investigar o porque está pifando. Na verdade essa investigação deve ser feita sempre que trocamos peças.mspagiari escreveu: ↑07 Jun 2018, 17:35 Carlos, com a alavanca do limpador na posição desligada eu medi com multímetro e somente recebe tensão em um pino (o segundo), o mesmo q recebe tensão qdo ligo a ignição (motor ligado ou não), os demais não, somente se acionar a chave... Isto q estranho.
Se desligar a ignição não há tensão em nenhum pino, como no vídeo do carro postado.
Minha dúvida é se com a chave do limpador desligada e ignição ligada não deve haver tensão em nenhum pino deste plug?
Abs,
Carlos Freire
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Carlos o q mais me intriga é q fazendo o teste do vídeo q postei (td bem q a posição dos pinos no vídeo é diferente pois é um VW), td aparece normal com o motor do carro desligado ou ligado a voltagem é normal.
Porem se eu ligar o motor do carro com o plug conectado no limpador aí fica maluco, ou seja, só funciona a primeira e segunda velocidade, a função temporizadora some e só desliga o limpador se eu desligar o carro e aguardar um tempo.
Abri hj a caixinha do módulo e testei só com a placa conectada, o rele do limpador obedece os comandos da chave, arma e desarma com o motor do carro desligado ou ligado... Só q com o motor do carro ligado o limpador não obedece o tal rele, ou seja, tem algo q impede o desligamento...
É algo relacionado ao pós chave... Seta, desembaçador funcionam normal...
To quebrando a cabeça aqui, sei q se levar no único auto elétrico competente q tem aqui ele vai colocar um relê a parte para o limpador ou outra gambiarra... não vejo outra saída...
Porem se eu ligar o motor do carro com o plug conectado no limpador aí fica maluco, ou seja, só funciona a primeira e segunda velocidade, a função temporizadora some e só desliga o limpador se eu desligar o carro e aguardar um tempo.
Abri hj a caixinha do módulo e testei só com a placa conectada, o rele do limpador obedece os comandos da chave, arma e desarma com o motor do carro desligado ou ligado... Só q com o motor do carro ligado o limpador não obedece o tal rele, ou seja, tem algo q impede o desligamento...
É algo relacionado ao pós chave... Seta, desembaçador funcionam normal...
To quebrando a cabeça aqui, sei q se levar no único auto elétrico competente q tem aqui ele vai colocar um relê a parte para o limpador ou outra gambiarra... não vejo outra saída...
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Para o defeito ocorrer com motor ligado, pode estar ocorrendo algum ruído que causa interferência no módulo. Os geradores de ruídos em geral são o alternador, velas e cabos de velas.
Pode ser que tenha algum aterramento deficiente e, como já disse, algum acessório não original instalado na linha de alimentação do limpador.
Comece desligando o alternador, funcione o motor e veja como se comporta.
Abs,
Carlos Freire
Pode ser que tenha algum aterramento deficiente e, como já disse, algum acessório não original instalado na linha de alimentação do limpador.
Comece desligando o alternador, funcione o motor e veja como se comporta.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Quando eu tinha meu primeiro carro, um Renault Gordini 1965, o limpador de para brisas do carro apresentava o mesmo problema narrado pelo mspagiari.
Com o motor desligado, o limpador parava na posição de descanso. Com motor ligado, que é quando eu mais precisava que ele parasse, eu desligava o limpador e ele continuava funcionando.
Como eu andava duro na época e já gostava de futucar em eletricidade, tirei o massa (terra) do motor e conectei esse massa a um interruptor.
Com isso consegui ter um limpador de duas velocidades, pois o original do carro só tinha uma.
O problema era um contato interno no motorzinho, que, quando a palheta atingia a posição de descanso, desligava a energia de um circuito secundário do motor.
No caso do colega, pode ser que o que esteja fazendo a diferença seja a voltagem de alimentação do motor do limpado. Com o carro ligado, alternador gerando, a voltagem é mais alta.
Deve estar havendo um problema no sistema de interruptor que faz as palhetas pararem na posição de descanso. Com a voltagem da bateria, o motor para. Com o alternador, voltagem maior, resta um pouquinho de eletricidade que faz o motor continuar girando.
Isso é só uma hipótese, que poderá ser confirmada removendo a correia do alternador ou substituindo o conjunto motriz do limpador.
Abs
Com o motor desligado, o limpador parava na posição de descanso. Com motor ligado, que é quando eu mais precisava que ele parasse, eu desligava o limpador e ele continuava funcionando.
Como eu andava duro na época e já gostava de futucar em eletricidade, tirei o massa (terra) do motor e conectei esse massa a um interruptor.
Com isso consegui ter um limpador de duas velocidades, pois o original do carro só tinha uma.
O problema era um contato interno no motorzinho, que, quando a palheta atingia a posição de descanso, desligava a energia de um circuito secundário do motor.
No caso do colega, pode ser que o que esteja fazendo a diferença seja a voltagem de alimentação do motor do limpado. Com o carro ligado, alternador gerando, a voltagem é mais alta.
Deve estar havendo um problema no sistema de interruptor que faz as palhetas pararem na posição de descanso. Com a voltagem da bateria, o motor para. Com o alternador, voltagem maior, resta um pouquinho de eletricidade que faz o motor continuar girando.
Isso é só uma hipótese, que poderá ser confirmada removendo a correia do alternador ou substituindo o conjunto motriz do limpador.
Abs
Luiz Carlos
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