Ignição CDI e as mitos da cmracing

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Discussão técnica - Ignição CDI x original

Mensagem não lida por darkknight »

É Nizer,

Dois pots e zero de técnica, só sabe fazer isto.
É tão difícil responder uma pergunta tão simples que fiz?
nizer escreveu:agora com relação à discussão, se um modulo de ignição auxiliar fornecer muito mais tensão do que o solicitado pela vela, o que pode ocorrer ???
Absolutamente nada, quem solicita é a vela se ela não pedir nada de mais irá acontecer.

nizer escreveu: Me inscrevi neste e em qualquer outro forum buscando aprender um pouco mais, e é por isso que estou acompanhando este tópico linha a linha... se o platinado deixou de existir por algo que entrou no lugar não for evolução então devemos todos estar vivendo em um ciclo evolutivo diferente onde todo mundo nasce sabendo e não precisa tirar duvida de nada...

e pelo que me conste, até agora não lhe desabonei em nada que você falou e tambem sequer postei algum conhecimento tecnico contrário a algo que você disse...

se o fato de eu dizer que a injeção do monza é mais velha do que muita gente significa que não li nada do que você escreveu, por favor cole o trecho em que isso estava escrito.
O mesmo vale para o trecho "vamos ver o que podemos extrair disso tudo"...

pelo que me parece essa frase não significa que deixei de ler algo que foi postado...

agora com relação à discussão, se um modulo de ignição auxiliar fornecer muito mais tensão do que o solicitado pela vela, o que pode ocorrer ???
nizer escreveu: Agora façamos o seguinte:
vamos manter CM Racing em um tópico aparte...

eu mesmo já tentei fazer todo mundo acreditar que o Palmeiras era melhor do que o Corinthians, mas mesmo assim um monte de gente compra até a camisa roxa... porque ?? pelo simples fato de que cada um escolhe o que gosta, compra, afinal a vida é assim mesmo...

Então coloque todos os seus questionamentos, indagações e porques sobre os produtos CM em um tópico separado, assim quem quiser ler, opinar, defender ou qualquer outro assunto pode fazer isso a vontade...
Gostaria apenas de manter a questão organizada pois como mencionei acima, pretendo aprender um pouco mais..

independente se é faiskeitor, modulo de pedra etc, vamos manter a organização para que todos possam assimilar conhecimento, as criticas podemos colocar em um tópico à parte se aprovado pelos moderadores.

Fico no meu direito de não responder a outros assuntos que não tecnicos pois sou leigo no assunto e gostaria de mais explicações.

obrigado
THE DARK KNIGHT RISES
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

darkknight escreveu: Absolutamente nada, quem solicita é a vela se ela não pedir nada de mais irá acontecer.
Cara, me desculpe, mas... sou formado em Mecatronica, fiz 4 anos de enenharia e só não terminei porque me encontrava numa situação financeira das brabas, e também porque me decepcionei com o mercado para engenheiro elétrico que só ficam mandando e mail e atualizando planilhas no geral.

A vela não solicita nada, ela é apenas um eletrodo, a vela é somente um eletrodo envolto de ceramica para aguentar a temperatura elevada, e SÓ, a grosso modo você pode por até um clipes ali que teoricamente vai fazer a mesma coisa, não sei quanto duraria, pois é um teste que ninguém quer fazer...

Mas NUNCA vi um eletrodo PEDIR para fazer centelha... A vela de ignição funciona da mesma maneira que eletrodo de solda, ela responde de acordo com a tensão colocada em cima da mesma. A vela recebe a tensão pelo eletrodo que aterra pelo bloco do motor através da rosca. Na verdade a vela fica curto circuitando o tempo todo, porém o módulo é projetado e dimensionado para suportar esse curto circuito. Se tu ligar uma vela num para raio, ela vai descarregar os GIGAWATTS do raio, se ela vai aguentar é outra história...

Da maneira que você ta falando da vela como ela sendo inteligente (LOL) se cair um raio na vela, ela vai usar somente o que ela "achar" necessário... Cara me desculpe mas essa foi ......

Eu já fiz um centelhador no meu primeiro emprego usando uma vela de moto com a bobina, tinha um circuito oscilador para ficar pulsando e chaveando a bobina, esse centelhador que foi feito por mim e meu ex-chefe, era para testar o isolamento de um conversor "flex" em 2004 que foi desenvolvido por ele, colocamos o aparelho em prova de fogo para ver a sua proteção contra ruídos, e nada melhor do que uma ignição para isso.
Chegamos a colocar quase 40mil volts naquela bobina e vela, lembrando que para cada 1 centimetro de espaço no ar, a eletricidade necessita de 1kV para ionizar o ar e abrir o arco voltaico, se tinha mais ou menos uns 5cm, porém levando em conta a umidade do ar, a tensão cai um pouco, então algo em torno do que foi dito por mim...

E a vela respondia SEMPRE de acordo com a tensão colocada na bobina, ou seja se nós diminuíamos a tensão, a distancia de alcance da faísca era menor, OBVIO, não tem essa de vela necessitar... ela é apenas um eletrodo e vai soltar faísca de acordo com o que entrar... vela não é inteligente...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Os estudos e avanços que há em cima de uma vela de ignição, é quanto a sua eficiencia em distribuir de forma homogenea a faísca para que haja uma queima eficiente e de maneira também homogenea, e também os estudos em cima do material usado é para que elas tenham durabilidade, pois é dificil conciliar eficiencia elétrica com durabilidade térmica, portanto o emprego de materiais mais nobres. Não é atoa que uma vela pode chegar a custar mais de 100 reais a unidade.
E o aumento de potencia da centelha aumenta a eficiencia na explosão e combustão do combustível, se uma vela não conseguir explodir 100% da mistura ar/combustivel o que sobrar vira vapor e é expelido em forma de gases, e gases poluentes pois houve uma queima e não uma explosão completa, se a faísca da vela for suficiente para explodir toda a mistura, a quantidade de gases a ser expelido diminui, portanto o APROVEITAMENTO da mistura é maior, assim aumenta a EFICIENCIA, que melhora o consumo, deixa o funcionamento do motor mais redondo, mais liso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

darkknight escreveu: Mas noto que teve outros dois deletados o que o nizer me acusou de ser fã dele e eu o respondendo e estes dois sumiram, mas não me importo e acho “se” você o fez estava com toda razão pois não tinha nada de importante e muito menos técnico, apenas a provocação dele e a minha resposta a esta provocação. ( sem importância e não muda o conteúdo acho que foi até melhor).
Mais uma vez: Não fui eu. Se fosse eu diria sem o menor problema. Tendo sido proposital ou não.

A única exclusão que fiz foi do meu próprio post.

Mas lembre-se que existem outros moderadores e o admin do fórum. Pergunte a eles quem deletou as mensagens.
Rettore que tal já que você é o maior defensor e divulgador da cmracing aqui no monzeiros
Sou apenas um usuário. E se pesquisar, vai ver que sempre cito o fato de existem outros fabricantes de módulos que usam o mesmo princípio de funcionamento (quem é daqui a mais tempo pode confirmar). O texto de autoria do sukys também já havia sido postado aqui no fórum por mim antes.

Não sou xiita, enganador, ou coisa do tipo, como quer fazer parecer (quem é daqui a mais tempo pode confirmar).

Mas é natural que os tópicos com fotos e comentários dos carros que mexi tenham citação à CMRacing. Pois este foi o módulo que utilizei.

Se eu tivesse um monza com megasquirt teria escrito "monza com megasquirt" no título do tópico. Ou se tivesse um com MSD teria escrito "monza com ignição MSD". E aí você não estaria implicando. Aliás, nem teria se dado o trabalho de entrar aqui...

Acho que isso está bem claro para todos.
deixar a posição de MODERADOR e entrar na técnica de verdade, já que o outro fórum que você frequenta e é moderador se auto-intitula como sendo o de melhor conhecimento técnico da internet, da mesma forma que é a melhor ignição do universo.

Mas voltando ao assunto:
Sinto muito desapontá-lo. Mas pode provocar a vontade que mesmo assim não vou entrar nessa.

Eu tenho as minhas convicções e você as suas. Não vou mudá-las e você também não.

Já coloquei argumentos técnicos aqui e em vários outros posts. Você também.

Agora cabe a cada um ler e julgar o que quiser sobre o assunto.

E se você tem algum problema, foi lesado, prejudicado, ofendido por alguém (e não fui eu, já nós não temos nenhum problema. Certo?), sugiro que procure seus direitos ou faça justiça da melhor forma que encontrar. Ligue para o cara, vá até lá, processa, sei lá... Mas sua briga definitivamente não é comigo... :wink:

Título: infelizmente não tenho como retifica-lo, gostaria que ficasse assim - Ignição CDI e as mitos da cmracing x original, se puder faze-lo eu agradeço.
Não precisa agradecer. Além de retratar melhor o rumo da discussão, é minha função aqui ajudar a manter a organização do fórum.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Re: Ignição CDI e as mitos da cmracing

Mensagem não lida por Rafaelo »

concordo com Vinicius, vela nao pede tensao alguma é so um mecanismo de curto. talvez o Dark se expressou mal. quem manda no pedaço é modulo de igniçao que fecha a tensao vinda la do poschave da bobina passa pela bobina(enrolamento) e fecha no terminal aterrado do transistor aterrando ele. se o alternador esta fornecendo ex: 14.4V entra na bobina primaria e no transformador 100:1 ou 75:1, etc, multiplica essa tensao de saida... ae vai pro secundario e a ultima etapa é o aterramento da vela propriamente dito. é simples de intender. a vela é o ultimo do processo que começa la no sensor de rotação

se um motor estiver fabricando 16V vai sair la vela uma tensao muito superior que se estive com 14.4V.

outra coisa modulos de igniçao sao transistores de potencia do tipo IGBT alta corrente e alta tensao, so fazem o chaveamento o circuito da bobina, simples assim.

pessoal vamos manter o foco tecnico e esquecer quem apagou ou deixou de apagar, se ele é feio ou nao, se presta ou nao. isso cada um vai julgar pessoalmente e tirar suas conclusoes. vamos se manter na parte tecnica, se o produto melhorou em vez de brita agora tem isolante especial, em fim essas coisa OKKK ?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
nizer
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por nizer »

Rafaelo escreveu:concordo com Vinicius, vela nao pede tensao alguma é so um mecanismo de curto. talvez o Dark se expressou mal. quem manda no pedaço é modulo de igniçao que fecha a tensao vinda la do poschave da bobina passa pela bobina(enrolamento) e fecha no terminal aterrado do transistor aterrando ele. se o alternador esta fornecendo ex: 14.4V entra na bobina primaria e no transformador 100:1 ou 75:1, etc, multiplica essa tensao de saida... ae vai pro secundario e a ultima etapa é o aterramento da vela propriamente dito. é simples de intender. a vela é o ultimo do processo que começa la no sensor de rotação

se um motor estiver fabricando 16V vai sair la vela uma tensao muito superior que se estive com 14.4V.

outra coisa modulos de igniçao sao transistores de potencia do tipo IGBT alta corrente e alta tensao, so fazem o chaveamento o circuito da bobina, simples assim.
Isso quer dizer que um módulo de ignição, qualquer que seja, independente da quantidade de calor (joules) ou Voltagem que entregue, sendo estas acima da original, irá melhorar a queima ?
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

depende da situaçao se ele estiver com deficiencia sim senao nao vai mudar em nada. um sistema COP de ultima geraçao gera a mesma tensao de saida de um monza carburado que é na casa dos 30 a 40,000Volts, porem é mais eficiente a perda é minima ate a vela. oque promete ela entrega na ponta da vela sem perdas energeticas como tem no monza(distribuidor) pode sair 40k da ponta da bobina porem ate a vela se perde uma parte disso. ja um COP por ser mais eficiente vai chegar quase os ex:40k fornecido pela bobina, isso se chama no meio tecnico Efiencia Termica. dae melhoraria a queima sim, especialmente na fase fria.

ah um limite tecnico acima de um ponto pode ter uma fusao nuclear que nao vai mudar em nada dentro da camara hehehe. ate agora as originais so vi é na casa dos 40k na ponta da vela. o modulo HEI é um deles com o proprio nome diz alta energia. ao pessoal da EFI existe bobinas importadas pra modulo HEI original GM com 42k de tensao e modulos HEI apropriados pra essa bobina. deem um pesquisa a respeito.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
nizer
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por nizer »

Rafaelo escreveu:depende da situaçao se ele estiver com deficiencia sim senao nao vai mudar em nada. um sistema COP de ultima geraçao gera a mesma tensao de saida de um monza carburado que é na casa dos 30 a 40,000Volts, porem é mais eficiente a perda é minima ate a vela. oque promete ela entrega na ponta da vela sem perdas energeticas como tem no monza(distribuidor) pode sair 40k da ponta da bobina porem ate a vela se perde uma parte disso. ja um COP por ser mais eficiente vai chegar quase os ex:40k fornecido pela bobina, isso se chama no meio tecnico Efiencia Termica. dae melhoraria a queima sim, especialmente na fase fria.
Legal, isso em carro a Alcool pode ajudar ainda mais então.
E no caso dos monzas que são mais antigos a perda de centelhamento é mais significativa que nos COP modernos.
Então sem perda de centelhamento a queima fica melhor, e consequentemente a queima de combustivel torna-se mais adequada, aproveitando melhor este.
Queimando melhor o combustivel a carbonização das velas e outras partes do motor também deverá ser reduzida, não ?

Isso explica o porque inventaram vela com mais eletrodos, ou seja, para evitar falhas no centelhamento, certo, o que no meu caso esta sendo suprido por um modulo adicional.
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
Trancado