Luz de marcha ascendente - ajuda.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Carlos A. Freire
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Por isso que eu sempre digo para nos dizer se teve manutenção recente. Se algum sintoma ocorre após alguma manutenção recente, certamente essa manutenção gerou o problema.

Só para constar, um amigo com Monza Club 94, que instalou painel digital, depois de um tempo ao acelerar o carro mesmo parado o conta giros ficava maluco subindo bem mais do que o normal. Ao andar com o carro, a velocidade indicada era maior e muito do que o correto.
O defeito era do aterramento do sensor de velocidade, que vai na carcaça do alternador que quebrou o fio. Restabelecido a conexão o defeito no PD foi sanado.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por DigoCardoso »

Falando em painel digital, me deu vontade de procurar um e instalar por conta própria! Tem muito material para ajudar a instalar.

A propósito, o sensor de velocidade é o mesmo do analógico?
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Carlos A. Freire
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sensor de velocidade não tem nada a ver com tipo de painel, IE, combustível ou cilindrada do motor. Tem a ver com câmbio. Então para todos os Monza com câmbio manual tem que ser de 8 pulsos e com câmbio automático deve ser de 13 pulsos.

Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Se algum sintoma ocorre após alguma manutenção recente, certamente essa manutenção gerou o problema.
Na grande maioria das vezes é isso, mas infelizmente tem pane que escolhe hora pra se manifestar, só pra confundir a gente.

Eu ia viajar, meu Monza tava com um pequeno vazamento de água, por uma também pequena fissura em uma das mangueiras (aquela que tem 3 pontas, e uma delas pega no coletor de admissão). Embora eu já estivesse rodando há alguns dias assim, achei melhor mandar trocar.
Eu não troquei eu mesmo porque não queria sujar as mãos. :lol:

Qdo terminaram o serviço, completaram a água e não tiraram o ar do sistema.
Resultado: logo ao ligar o motor o eletroventilador do radiador entrou e não saiu mais.
Avisei os caras, 'ensinei' como tirar o ar e tudo voltou ao normal.

No dia seguinte, na estrada, ou motor deu um pipoco e morreu. Não queria pegar mais. Pensei, claro, que os caras tivessem feito alguma cag@#a.
Pensei até em junta de cabeçote queimada.
Na verdade, como pude constatar dois meses depois, quando o Monza apresentou o mesmo sintoma, no mesmo lugar, em outra viagem, que o problema era o módulo HEI.

Qdo a coisa foge do 'normal' fica difícil.

Abs
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Jocelei »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
...depois, quando o Monza apresentou o mesmo sintoma, no mesmo lugar, em outra viagem, que o problema era o módulo "HEI".


Abs
Ola.

Vc trocou o modulo simplesmente?

Olha...

Queimei 2 numa mesma viagem, o segundo mecânico que me socorreu, assim que comentei que já tinha trocado o módulo 60km atrás, ele falou, então teu REGULADOR DE VOLTAGEM está mau... (depois ele testando, picava nos 20vlts o meu) (modulo H.E.I. vai para o pau)

Mede isso bem com o motor na lenta e acelera, não pode subir quase nada dos 13.7 ou 13.8volts/dc que tiver na lenta.

Segundo eu soube, máximo 14,5 vts em "alto" giro...


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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Jocelei »

Carlos A. Freire escreveu:Por isso que eu sempre digo para nos dizer se teve manutenção recente. Se algum sintoma ocorre após alguma manutenção recente, certamente essa manutenção gerou o problema.

Só para constar, um amigo com Monza Club 94, que instalou painel digital, depois de um tempo ao acelerar o carro mesmo parado o conta giros ficava maluco subindo bem mais do que o normal. Ao andar com o carro, a velocidade indicada era maior e muito do que o correto.
O defeito era do aterramento do sensor de velocidade, que vai na carcaça do alternador que quebrou o fio. Restabelecido a conexão o defeito no PD foi sanado.

Abs,

Carlos Freire
Sensor de velocidade no alternador?

Tem certeza?

Eu acho que não é por ai... (aguardo citações dos colegas)
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Carlos A. Freire
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em todo Monza EFI o sensor de velocidade tem o fio do aterramento desse sensor na carcaça do alternador, como mencionado acima e em muitos outros tópicos aqui sobre esse tema.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Jocelei, pode acreditar no que o Carlos Freire falou. Realmente o aterramento do sensor de velocidade dos EFI é na carcaça do alternador, por ser o caminho mais curto. Nada impede que seja feita na carroceria do carro ou na carcaça do motor, mas o convencional é que seja na carcaça do alternador. Muitos eletricistas ao fazerem manutenção no alternador se esquecem de ligar este fio de aterramento do sensor de velocidade, daí as zebras que aparecem.
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