2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

avvsilva escreveu:
Diego Paiva escreveu:Chico, se vc quer continuar usando a tampa preta (não recomendo), faça o seguinte: compre uma tampa da marca CLICK, era o fabricante da tampa do monza (não sei se ainda possuem a mesma qualidade), apesar de ser amarela, o formato e válvulas são iguais à sua tampa preta. Daí vc desmonta a tampa nova, e passa todo o conjunto dela pra velha. Se for utilizar uma tampa GM atual, esqueça, não dá, as válvulas são totalmente diferentes.
Outra dica: deixe uma tampinha GM no porta-luvas, para eventuais problemas com a tampa "recondicionada". No caso de problemas, vc não ficará na mão, basta trocar a tampa, completar o nível e seguir viagem.
Se quiser pintar a tampa GM atual de preto, existe um spray da colorgim, próprio pra plastico, num descasca nem a pau! Use o preto fosco.

Abs!
Nossa, Diego, uso uma tampa atual da GM e nunca me deu problemas, a especificação dela é diferente das tampas antigas para Monza?
Então, também me assustei, Alexandre. E na GM, as tampas atuais são idênticas por fora, mas tem diferença de código e destinação. P. ex., a do Celta e do Astra são diferentes, provavelmente no quesito resistência de pressão, embora para a Tanclick seja a mesma peça para todos GM, conforme indicação da caixa. :smt017

Na dúvida, estou seguindo as recomendações da equipe/família Monzeiros! :D
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

Chico, só o fato de vc ter achado essas 3 calotinhas já é pra glorificar de pé !
hj em dia somente aquelas escrito "monza" é que vc acha e de péssima qualidade...
a respeito, pelas fotos não achei que deu uma diferença grande não com a tonalidade das rodas, mas sua opção de mantê-las em estoque com certeza é mais sensata :smt023

Quando vc fala dos reparos, concordo com a sua escolha, já que pretende manter a originalidade dele.

Abraço.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

avvsilva escreveu:
Nossa, Diego, uso uma tampa atual da GM e nunca me deu problemas, a especificação dela é diferente das tampas antigas para Monza?
Pode usar, eu uso. Não pode fazer é o intercâmbio de peças entre as tampas (nova e a do monza).
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Robson Lott »

Caramba!!! Que vermelho forte esses botões do cinto de segurança traseiro!!! Parece que nunca foram expostos ao sol!!!

Ficou excelente, deu realmente outra cara o martelinho feito nas portas, Sheequo!
Gostei muito e espero poder fazer com essa característica em meu Monza um dia... hehehehe!!!

Meu caro, o lance das tampas é complicado, né... hhehehehe!!! O mais importante é manter a pressão do sistema como recomenda o manual, na minha opinião, seja com a tampa preta, amarela... E esse teste vc pode fazer conforme sugerido - no caso se vc tiver um mecânico camarada que possa te ajudar tb com o ferramental, né! ;)

Mas de qqr maneira, ÓTIMA ideia a de fazer o chaveiro! kkkkkk!!!! Ou se ele incomodar demais, podemos fazer um escambo com essa tampa preta, hein!? Acho q ainda tenho peças do meu ex-SL/E 1988 guardadas em alguma caixa em algum armário no apê da minha mãe em Belo Horizonte! :lol:

Essa questão de "ser amador", é muito relativo, cara... tranquilo! Aqui a gente aprende mta coisa! Quer um exemplo? Meu pai, em mais ou menos 2000 pegou uma Royale GL 2.0 carburada a gasolina ano 1992 com 58.000km! Era ótimo o carro, mas ele tinha um problema "crônico" de temperatura?
Mas como assim, crônico???? Será mesmo?
Até hj, se vc perguntar pra ele, ele vai falar que SIM!
Ele via o carro sempre trabalhando frio, mas quando esquentava, a temperatura ia quase em superaquecimento.
Q q ele fez? Trocou o "cebolão" por conta própria, achando q o mesmo estivesse estragado, e pra que a temperatura abaixasse. Me lembro perfeitamente dessas alegações, pois nessa época já era adolescente e entusiasta, sabe!
Daí o problema persistiu. Q q ele fez? Comprou um aditivo! Sim, um Bardhal RAD COOL branco com tampa azul! Pra q? Pra abaixar a temperatura, pois a água as vezes dava umas fervidas!
Mas q q ele fez? Se convenceu, que Royales em geral trabalham mais quente!
Lógico que hj a gente pergunta: mas e:
- junta de cabeçote
- válvula termostática
- fissuras em mangueiras e radiador, que permitem perda de líquido e pressão do sistema, alterando a temp. de ebulição do líquido refrigerante?
- e a presença de ar no sistema, por CONSEQUÊNCIA do citado acima?
- etc...

Hj eu dou risadas, pois o diagnóstico que ele aprendeu a vida toda, não resolvia, e nunca ia resolver! E pra ele, até hj, um carro bom é aquele que todo final de semana vc completa a pressão dos pneus, completa o nível da água e do óleo - no qual sempre era normal consumir. :smt021
Mas dá pra entender que, carro antigo, mesmo com desgastes, NUNCA precisaria "completar água", ou trocar esse monte de peça achando que "o motor da Royale" trabalha "normalmente" mais quente? :lol:

Voltando ao assuto!

As tampas, realmente ficam como base pra saber como será o próximo passo: pinta-las ou pintar as rodas, né?!
Naaaaaaa atual conjuntura, pra mim, fica mais charmoso com as calotas que estão nele, manchadinhas, com gravata preta e com mais PERSONALIDADE no carro! ;)

Sobre o retoque na tampa da mala, painel traseiro e painel dianteiro (apenas na saia), acho que não vai "agredir" muito as características originais (PRESERVADAS) do carro como um todo, e dará um ar mais renovado sem essas manchas, sabe!?

A porta, o tratamento necessário na parte interna seria ótimo também! Apenas para "estancar" o sangramento, correto?
Na parte externa, nem pincelar o ferruginho que está aparente, acho que não seria o caso. É como uma mulher que vc casou, amou e teve prazer durante anos, tá tudo ainda mto bem... mas derrepente, sem necessidade, taca um silicone... dá não, pô! ahahahaha!!!

Abraços!

Robson Lott

PS: Não tô recebendo alerta de novas postagens... vou mandar uma MP pro Alex, pois comi mosca no teu tópico pela falta de avisos... :(
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
S h E e Q u O

Valeu pelas dicas, Lott!
Abraço desde Brasil!

PS: tem inverno aí en Ecuador? Aqui no PR já está chegando 9 graus. Mas o efeito estufa acabou com a brincadeira das geadinhas que tínhamos aqui :smt005
S h E e Q u O

Pessoal, alguém se lembra de cabeça quais mangueiras de água são aplicáveis ao motor do meu carro, Monza 87 2.0 álcool, sem AR, sem DH e sem ar-quente?
Neste quesito, ainda sou um "menor aprendiz"! :mrgreen:
Agradeço a colaboração de todos!
Abraço :smt023 :smt023
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Chico, vc faz questão de mangueiras genuínas? Existe da marca gates, com qualidade excelente. Inclusive usei dessa marca no omega, que é um tremendo vulcão em erupção, pensa num motor que aquece! Já rodei bastante com o carro, viajei.... onde exigi bastante do carro, e as mangueiras são excelentes.

De cabeça me lembro: da mangueira que sai da termostática e vai no radiador; mangueira que sai do tubo de plástico e vai na bomba dagua; mangueira do Reservatório de expansão - tubo plástico - lado esquerdo (motorista) do radiador e a mangueira que sai do coletor de admissão e vai pro tubo de plastico. O que ficar sobrando, como o seu não tem ar quente, usa-se tampões.

Basta ir à uma casa de peças, dizer o ano do carro e os equipamentos, que te fornecerão as mangueiras. Vc vai gastar algo entre 100 e 180 reais, em todas as mangueiras.

Abs,
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Robson Lott »

S h E e Q u O escreveu:Valeu pelas dicas, Lott!
Abraço desde Brasil!

PS: tem inverno aí en Ecuador? Aqui no PR já está chegando 9 graus. Mas o efeito estufa acabou com a brincadeira das geadinhas que tínhamos aqui :smt005
De nada, mestre! Imagina...

Aqui as estações passam todas em um dia somente! hehehehee!!! Amanhece frio, sobe o sol, esquenta um tico, chove, venta seco, faz frio.... :smt017 Tudo loco! hehehehe!!!

O lance é que como fica bem próximo da linha do Equador (Não tanto, pois estou ao sul do Ecuador), as estações aqui são bem sutis! E é mto interessante a sensação, completamente diferente:
- A cidade tem 4 rios que atravessam ela, mas o ar é seco!
- O ar é seco, não pela falta de umidade, mas pq em grandes altitudes, a tensão superficial da água é menor! Então, sob 10° vc seca roupa, o corpo não transpira, a pele de adolescente fica uma maravilha! :smt005
- 6° aqui pela manhã é "normal"! Um agasalho mediano, calça jeans já é suficiente! Isso pq aqui não venta mto, então não dá aquela sensação da cara cortando pelo frio, sabe!
- Quando o sol tá forte, esquenta dentro do carro, que fica um forno! Mas isso pq os raios solares são perpendiculares, queimam a pintura dos carros, etc. Mas não passa dos 22°! :mrgreen:
- Geada paranaense (as vezes mineira tb!) típica ????? Nunca! Imagine o termômetro batendo com uma casa decimal SEM GEADA ou orvalho???

Tô falando... aqui é tudo louco! hahahaha!!! Saudades do Brasil, isso que é clima! :smt020

Abração e desculpe o off-topic! :smt023
Robson Lott (¡desde Cuenca!)
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem