DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Verifiquei hoje e o câmbio do Monza original é F16. A relação é diferente. Aqui em casa tem um GSI 93 e acho muito confortável para andar na pista. Sei que o GS (e meu pai tinha um) tinha a relação mais curta que a do GSI.
Kadett GSi 2.0 8V 93/93(somente gasolina)
Diferencial: 3,72:1
1º Marcha: 3,58:1
2º Marcha: 1,87:1
3º Marcha: 1,22:1
4º Marcha: 0,91:1
5º Marcha: 0,74:1
Monza 2.0 8V 93/94 álcool
Diferencial: 3,94:1
1º Marcha: 3,55:1
2º Marcha: 1,95:1
3º Marcha: 1,28:1
4º Marcha: 0,89:1
5º Marcha: 0,71:1
As relações são parecidas, porém, a grande diferença é a relação do diferencial.
A relação do diferencial de 4,19 é para 1,8 a álcool e 2,0 a gasolina. O meu é 3,94. Acho que vou manter o mesmo câmbio.
Abs
Kadett GSi 2.0 8V 93/93(somente gasolina)
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As relações são parecidas, porém, a grande diferença é a relação do diferencial.
A relação do diferencial de 4,19 é para 1,8 a álcool e 2,0 a gasolina. O meu é 3,94. Acho que vou manter o mesmo câmbio.
Abs
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Acha mesmo que a relação do câmbio parecida?
Lembre-se que o diferencial é grande e as engrenagens são bem menores. Uma diferença que parece pequena nos números pode mudar muito o resultado final.
Abs,
Carlos Freire
Lembre-se que o diferencial é grande e as engrenagens são bem menores. Uma diferença que parece pequena nos números pode mudar muito o resultado final.
Abs,
Carlos Freire
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Existe uma análise por gráfico de serra, num é?
Ela é boa pra ver o quanto a curva de torque e potência faz efeito em cada queda de rotação em uma cambiada.
O Carlos Meccia, xará do nosso mestre daqui, dá uma aula disso, para ver que existe uma relação de "casamento" entre peso do carro, torque, potência, relações das engrenagens e alongamento do diferencial:
http://autoentusiastas.com.br/2014/10/c ... rigatorio/
Até eu vou dar uma releitura nesse artigo!
Abraços!
Robson Lott
Ela é boa pra ver o quanto a curva de torque e potência faz efeito em cada queda de rotação em uma cambiada.
O Carlos Meccia, xará do nosso mestre daqui, dá uma aula disso, para ver que existe uma relação de "casamento" entre peso do carro, torque, potência, relações das engrenagens e alongamento do diferencial:
http://autoentusiastas.com.br/2014/10/c ... rigatorio/
Até eu vou dar uma releitura nesse artigo!

Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Hoje fiz um teste: Andei a 3000 rpm e marcou 120Km/h em 5 marcha. Resultado muito parecido com o seu. O GPS marcou 117Km/h. Em 4000 rpm deu 152 km/h. Vou fazer um teste com o GSI e depois posto.Carlos A. Freire escreveu:Meu Monza a 120Km/h em 5ª marcha fica com 3.000rpm no conta giros.
Abs,
Carlos Freire
Vendo este tópico, por ex. não sabia que o Monza a gasolina tem relação diferente do meu que é álcool. Vi também que alguns Kadett GSI saíram com câmbio F16 e F18 no mesmo ano. Estranho, né? :smt017
Carlos, qual seria a explicação da relação do Monza a álcool ser menor que a gasolina, já que a potência difere tão pouco?
Abs
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
95 e 96 só tem uma relação, confere lá nos manuais.
Em teoria seria a diferença da curva de torque entre motores álcool e gasolina.
Em teoria seria a diferença da curva de torque entre motores álcool e gasolina.
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Pessoal, lendo o tópico me veio uma dúvida:
O meu Monza 1990 (câmbio F16) tem fácil adaptação ao F18?
Seria plug and play?
Ele está ruim, ronca bastante quando solto o pedal da embreagem e dá muito tranco, muito mesmo. E acho ele bem curto.
Pretendo colocar uma caixa F18, se for fácil a instalação.
O meu Monza 1990 (câmbio F16) tem fácil adaptação ao F18?
Seria plug and play?
Ele está ruim, ronca bastante quando solto o pedal da embreagem e dá muito tranco, muito mesmo. E acho ele bem curto.
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Re:
Os dois são iguais, o Carlos postou isso na primeira página.wzfreitas escreveu:Pessoal, lendo o tópico me veio uma dúvida:
O meu Monza 1990 (câmbio F16) tem fácil adaptação ao F18?
Seria plug and play?
Ele está ruim, ronca bastante quando solto o pedal da embreagem e dá muito tranco, muito mesmo. E acho ele bem curto.
Pretendo colocar uma caixa F18, se for fácil a instalação.
Tenho umas dúvidas também.Carlos A. Freire escreveu:André,andre escreveu:esta caixa F18 cabe no meu motor ou a alguma mudanca no sistema de encaixe?
E ela é mais longa do que a F16?
o encaixe e fixação da transmissão no motor são iguais. Quanto a relação, vai depender do ano, modelo e tipo de combustível do Monza.
Eu criei um tópico informando as relações de câmbio do Monza:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=511
Abs,
Carlos Freire
- No meu (F18) as mudanças são bem precisas, macias e leves, mas a 4ª marcha parece raspar em alguma coisa ao ser engatada, o engate é leve mas dando umas travadinhas, o que pode ser isto?
- Ao engatar a 2ª e 3ª marchas, soltar rapidamente a embreagem e acelerar forte, o câmbio dá um tranco, como se desse um coice na mão, é normal isso?
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Carlos Freire escreveu:
Isso que vc escreveu em relação ao Monza 96 não bate com a teoria. Ou então seus Monzas anteriores não estavam lá muito bem de saúde.
Deixa antes eu contar uma história vivida por mim.
Meu primeiro Monza foi um GLS 2.0 1994/1995.
Como eu estava saindo de um Chevette 1.4 com 4 marchas, achei o novo carro um avião.
Tanto que na primeira viagem que fiz, do Rio para SP, fui parado pela PR andando a 128 Km/h e só não levei uma multa porque os caras babaram diante do Monzão vermelho Goya e só ficaram na advertência. Não ofereci propina nem nada disso.
Bom, fiquei com esse carro de 1998 até 2005, quando um amigo me ofereceu um Monza GLS 2.0 1994 Prata por um preço muito convidativo. Como minhas filhas sempre me pediam o carro (uma inclusive já tinha dado uma porradinha na traseira de outro carro e precisei trocar um dos suportes do parachoque dianteiro), comprei.
Um mês depois, em setembro de 2005, exatamente 10 anos atrás, o Vermelho sofreu um acidente e o seguro deu perda total. Ele foi comprado em leilão, recuperado e ainda roda aqui no Rio.
Qdo comecei a dirigir o prateado, notei logo que ele era mais arisco na cidade e também na estrada, principalmente em quinta marcha. Em trechos de estrada onde o Vermelho pedia redução de marcha (de quinta para quarta), o prata não pedia.
Em compensação, o Vermelho fazia, com ar condicionado ligado e 4 ou 5 pessoas dentro, 13 Km/l. O prata fazia (e faz até hoje no máximo 12 Km/l).
Voltando ao papo das caixas de marchas, se olharmos nos manuais do 94 e do 95 (que é igual ao seu 96) e fizermos os devidos cálculos, veremos que em uma mesma velocidade em estrada, o motor do meu prata estará com giro maior do que o seu 96. Portanto, com mais potência disponível (e maior consumo e maior ruído de cabine) do que o 96.
Não existe mágica nesse negócio. O fabricante (ou preparador, no caso de carros esportivos) define uma relação para as várias marchas e quando se ganha potência perde-se economia e vice versa.
Nota: quando fui parado na Dutra com meu primeiro Monza, ele estava com menos de 30 mil Km rodados. O prata comprei já com 88 mil. Mesmo assim o 94 sempre foi mais esperto.
Abs
Carlos FreireNos anteriores, em 5ª em subida perdia muito rendimento e se caísse para 100km/h a 5ª não mantinha e tinha que puxar a 4ª. No mesmo local o 96 mantem em 5ª ou suporta mais, caindo mais devagar a velocidade.
De modo geral é muito gostoso andar com esse carro, tanto na cidade como em rodovias. Sempre responde bem.
Isso que vc escreveu em relação ao Monza 96 não bate com a teoria. Ou então seus Monzas anteriores não estavam lá muito bem de saúde.

Deixa antes eu contar uma história vivida por mim.
Meu primeiro Monza foi um GLS 2.0 1994/1995.
Como eu estava saindo de um Chevette 1.4 com 4 marchas, achei o novo carro um avião.
Tanto que na primeira viagem que fiz, do Rio para SP, fui parado pela PR andando a 128 Km/h e só não levei uma multa porque os caras babaram diante do Monzão vermelho Goya e só ficaram na advertência. Não ofereci propina nem nada disso.
Bom, fiquei com esse carro de 1998 até 2005, quando um amigo me ofereceu um Monza GLS 2.0 1994 Prata por um preço muito convidativo. Como minhas filhas sempre me pediam o carro (uma inclusive já tinha dado uma porradinha na traseira de outro carro e precisei trocar um dos suportes do parachoque dianteiro), comprei.
Um mês depois, em setembro de 2005, exatamente 10 anos atrás, o Vermelho sofreu um acidente e o seguro deu perda total. Ele foi comprado em leilão, recuperado e ainda roda aqui no Rio.
Qdo comecei a dirigir o prateado, notei logo que ele era mais arisco na cidade e também na estrada, principalmente em quinta marcha. Em trechos de estrada onde o Vermelho pedia redução de marcha (de quinta para quarta), o prata não pedia.
Em compensação, o Vermelho fazia, com ar condicionado ligado e 4 ou 5 pessoas dentro, 13 Km/l. O prata fazia (e faz até hoje no máximo 12 Km/l).
Voltando ao papo das caixas de marchas, se olharmos nos manuais do 94 e do 95 (que é igual ao seu 96) e fizermos os devidos cálculos, veremos que em uma mesma velocidade em estrada, o motor do meu prata estará com giro maior do que o seu 96. Portanto, com mais potência disponível (e maior consumo e maior ruído de cabine) do que o 96.
Não existe mágica nesse negócio. O fabricante (ou preparador, no caso de carros esportivos) define uma relação para as várias marchas e quando se ganha potência perde-se economia e vice versa.
Nota: quando fui parado na Dutra com meu primeiro Monza, ele estava com menos de 30 mil Km rodados. O prata comprei já com 88 mil. Mesmo assim o 94 sempre foi mais esperto.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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