Eletricista principalmente, mesmo sem entender muita coisa de elétrica, eu prefiro eu mesmo fazer os reparos no meu carro do que soltar na mão desses eletriburros q tem por ae...dutra s a escreveu:reparadores automotivos desonestos é o que mais tem e sei como é porque passei por isso e muito
Exatamente como o meu funciona. Como nos 95 e 96 a temperatura de trabalho do motor foi alterada por meio de alterações na UCE e isso explica o desuso do segundo estágio da ventoinha com o AC desligado, como acontece nos Monzas mais novos, até pq sabemos que o eletroventilador nos EFI é controlado pela UCE.Luiz Carlos (Rio) escreveu:Complementando a explanação do Carlos Freire...
No meu Monza atual, GLS 2.0 94/94, ao ligar o ar condicionado é acionada imediatamene a baixa velocidade (rotação) do eletro ventilador, que só vai ser desligada ao desligar o ar ou cortar o motor.
Durante o funcionamento do motor, independente da temperatura do motor, entra eventualmente a alta velocidade.
Com ar desligado ou desligado, quando a temperatura do motor atinge o meio da escala, entra a alta velocidade, sempre.
No meu carro a baixa só funciona com ar ligado, o tempo todo. Comprei esse carro com 88 mil km, não sei se foi modificado.
Verdade, acima de 80, mesmo com valvula termostatica nova e de aplicação correta, com o painel analógico o ponteiro da temperatura do meu SL/E 91 ficava la embaixo:Carlos A. Freire escreveu:Acima de 80km/h o fluxo de ar passando pelo radiador é grande, talvez por isso colocaram a ventoinha para não funcionar.

Agora com o painel digital, a escala fica sempre no meio, e não sai mais de lá, parecido com os carros mais novos. Não sei pq mudou, deve ser a programação do PD mesmo :smt017