Luz de marcha ascendente - ajuda.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não, ano/modelo 95 não tem o recurso.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DigoCardoso
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por DigoCardoso »

Amigos, estou em um dilema com meu monzão 2.0 EFI gasolina 95!

Meu caso é o seguinte: depois de várias idas ao "mexânico" para tentar resolver o problema de rotação elevada e pequenos estouros no escapamento (cheiro de gasolina mal queimada), resolvi tentar solucionar meu problema com o monza por conta própria. Depois de o mecânico ter passado o Scanner Multec 700 e achar que o problema era do sensor MAP e de borboleta, troquei apenas o sensor de borboleta. O MAP ainda está normal, atua corretamente na mistura, como pude verificar no multímetro.
Porém, após a troca do sensor de borboleta, notei que a luz de marcha ascendente parou de acionar (ela não queimou, pois fiz o teste lampejante com jamper e ela liga). Como eu tive um problema com o alternador (regulador de voltagem), imaginei que o sensor de velocidade (VSS) tivesse queimado. Efetuei a troca, mas a luz para troca de marcha não acende com o novo sensor. Verifiquei o chicote dele, e funciona perfeitamente.
E por fim, depois de ler vários tópicos, efetuei a limpeza do TBI com car 80, comprei o kit de juntas e montei tudo no lugar, como manda o figurino. Chequei por entradas falsas de ar e tudo parece OK. Comprei um limpa-contatos e passei em TODOS os conectores possíveis da injeção eletrônica, inclusive no módulo de injeção.

Comportamento do carro: frio ou quente, preciso dar 2 a 3 partidas sem pisar no acelerador para que o atuador de marcha lenta faça o trabalho de acelerar sozinho. Ao parar o carro como motor quente, a marcha lenta fica em 1.100 rpm. Mas se eu desligar e ligar o carro, passa pra 900 rpm.

Já não sei mais o que fazer, e por isso peço ajuda a vocês, colegas de forum!

PS: Troquei o HEI há pouco, pois era de uma marca xing-ling e queimou!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Porém, após a troca do sensor de borboleta, notei que a luz de marcha ascendente parou de acionar (ela não queimou, pois fiz o teste lampejante com jamper e ela liga)
Diogo,
a luz da esquerda do painel (motorzinho) é a luz de anomalia da injeção eletronica, que ao virar a chave no 2º estagio ela acende e ao dar a partda ela apaga em segundos.

a luz à direita extrema com uma setinha para cima é o shift light (marcha ascendente) que liga nos momentos ideais para troca de marcha e um dos fios do sensor de velocidade necessariamente tem estar conectado na carcaça do alternador e não em polo positivo

Então de qual lâmpada você está falando?

Quanto à aceleração da lenta que ao desligar reduz, poderia ser emperramento da agulha do motor de passo e ou sujeira no alojamento da agulha no TBI. Mas, como vc disse que descarbonizou, meça as bobinas do motor de passo polos 1-2 e 3-4 que deverá acusar 40~60 ohms
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
DigoCardoso
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Waldir,

Estou falando da lâmpada shift light que não acende mais para avisar o momento certo da marcha. A luz do motorzinho eu sei qual é, é a de anomalias. Ao fazer o teste lampejante, as duas acender: a de anomalia para informar os códigos e a de marcha ascendente.

Medi o aterramento do sensor de velocidade, está certinha no multímetro.

Farei o teste do motor de passo e se algo der errado comunicarei.

Muito obrigado pelas informações!
DigoCardoso
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Sr Waldir,

Fiz o teste do sensor de borboleta, motor de passo e modulo HEI. O sensor de borboleta apresentou 645 milivolts com a borboleta totalmente fechada e 4,3 volts com borboleta toda aberta. Já o motor de passo apresentou resistência entre os pinos de 53 ohms e 51 ohms. O HEI apresentou os valores bem aproximados (6K de resistência ao invés de 5K).

Realmente não sei mai o que fazer. Passei limpa contato em abundância nos conectores e em especial no chicote de ligação que fica perto da bateria (logo acima da caixa de câmbio).
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Diogo,

Na minha opinião eu verificaria novamente a limpeza do alojamento do motor de passo e a agulha.

Eu já tive esse mesmo problema no passado. Parava o veículo no farol e ele acelerava e desligava e ligava e ele voltava ao normal.

Seria um sintoma de que o motor de passo não está fechando e liberando a entrada de ar talvez pela agulha emperrada.

Você colocou o anel de silicone no motor de passo?

Imagem

Imagem
DigoCardoso
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Sr Waldir, que canseira esse problema. Mas, finalmente descobri: ao fazer manutenção do alternador, o mecânico não apertou o parafuso do aterramento do sensor de velocidade. Por isso, o comportamento era estranho. De qualquer maneira, eu verifiquei o alojamento do sensor IAC/motor de passo e está limpo.
Apertei o parafuso (que estava sem porca) e sai hoje pela manhã para vir ao trabalho. PERFEITO, macio, sem ocilações na lenta. Em qualquer situação o carro não vibra, entra em modo cut-off, perfeito como deveria ser!

Muito obrigado por dispor do seu tempo em me ajudar, Sr Waldir. Fica como experiência o tempo gasto em descobrir o problema. Espero poder retribuir o conhecimento adquirido com outras pessoas!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Muito bom!

Mais uma causa para aceleração indevida: aterramento do VSS na carcaça do alternador.

Valeu

Abs

waldir
Responder