Como já foi comentado em vários tópicos sobre esse assunto, para trocar o tubo de distribuição de água não é preciso remover o coletor admissão. Troca-se o tubo sem remover nada além das mangueiras conectadas a ele e os parafusos de fixação. Nem mesmo o compartimento do filtro de ar é preciso remover.ricardoximenis escreveu:Bom dia amigos, estou com o mesmo problema do amigo Diego Denizar aconteceu igual comigo, agora quero saber se pra trocar tenho que tirar o Coletor De Admissão ou se da pra fazer sem o tirar, e se eu tirar o coletor terei que fazer algum plaine ou mandar pra retifica ? Já procurei aqui e não achei o passo a passo pra trocar o Cano De Refrigeração desde já agradeço aos amigo!
Ps. o meu e Automático e mais fechado tem o cano do oleo do cambio que atrapalha até chegar nas mangueiras
Monza Classic 92/92 EFI Automático
Parte desse serviço se faz por baixo do carro e parte pode cima, pela lateral esquerda do carro. Se tiver um elevador ajudará e muito nesse serviço.
No meu Monza GLS 96, nesses 16 anos com o carro eu já troquei esse tubo por 2 vezes por conta de vazamento. Ele resseca e trinca no meio ou quebra onde encaixa as mangueiras. No meu carro eu troquei usando elevador de uma oficina mecânica de um amigo, mas já troquei em casa um tubo desse de um Monza Club 94 de um amigo. Dá mais trabalho, mas é possível.
Caso opte por remover o coletor de admissão, coisa que não recomendo, além de ter de colocar junta nova, no EFI as porcas do centro dá muito trabalho de remover com ele montado no carro. Uso de chave catraca sem ser chave soquete baixa ou chave furada facilita o serviço. O prisioneiro das porcas são altos e com chave de boca comum ou estriada, não tem curso para soltar e, com chave L não alcança a porca por conta do tamanho do prisioneiro.
Não há tutorial aqui para esse serviço. Na minha opinião nem precisa, pois é só soltar parafusos mangueiras, nada de mais. Só precisa de encontrar a melhor posição para fazer o serviço.
Abs,
Carlos Freire