MÓDULO HEI EXTERNO

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Concordo plenamente COY !

Qualquer marca, Delphi, MTE, EURO, Magnetti Marelli, quando chega o verão é um caos aqui em floripa...

Provavelmente meu carro tem algum problema de arrefecimento, deve esquentar mais que o normal, e o HEI não aguenta...

Já revisei todo alternador, rolamentos e regulador tensão BOSCH, pontos de aterramento do motor funcionando, e os que mais duram são Delphi e EURO... O curioso é o que no meu caso no inverno não tive problemas com HEI... Somente no verão.... Ele parece q solta alguma solda fria dentro, e desliga quando quente, e liga normal quando esfria....

Resumindo, não vou colocar um cooler ainda, consegui um excelente dissipador de calor de alumínio (não achei de cobre) de tamanho perfeito para o HEI e de aletas altas, o que ajuda muito para dissipador o calor.

Vou prender o HEI no próprio distribuidor, e usar algumas ideias aqui do tópico do Waldir e COY como o HEI de mentira dentro do distribuidor passando o cabo da bobina impulsora... Acredito que com esse dissipador muito bem dimensionado o meu HEI Delphi dure mais tempo, ainda mais no calor...

Algumas fotos do HEI já instalado no dissipador, com pasta térmica aguardando a chegada de algumas peças para a instalação no distribuidor, na parte externo de plástico do mesmo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Gostei muito dos tópicos dos amigos COY e WALDIR sobre o assunto, consegui boas ideias e vou colocá-las em prática hj quando chegar em casa...

Abraço a todos !
coy escreveu:Volto a insistir que seja qual for a marca, nenhum equipamento eletronico vai suportar estar trabalhando sempre em uma temperatura alta, na minha opinião vale sim mudar o local pra se tentar evitar problemas futuros.
Lembre-se que o projeto desta IE não foi feito para o nosso clima"europeu".
A temperatura proxima a bateria sempre vai ser mais alta que na area da churrasqueira, pois proximo a bateria circula o ar quentevindo do radiador e do motor.
Acredito que o maior vilão da queima de qualquer marca de Hey seja o alternador, mas como eu citei em meu topico o meu HEY era um Delph e eu estava e estou sempre monitorando a tensão via multimetro , que tem se mantido na casa dos 13.1 á 14 volts.
Mas mesmo assim queimou com pouco mais de 01 ano de uso.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Julio Cesar,

Vc viu pelas tabelas que anexei que colocar o Hei próximo ao distribuidor é quase trocar 6 x meia dúzia
por que a ventoinha vai elevar a temperatura do Hei próximo aos 80ºC que é a temperatura mínima de
trabalho encontrado na carcaça do distribuidor.
Em qualquer ponto sob o capô aquém da churrasqueira vc terá temperaturas de 50 a 80ºC

Outro ponto de temperatura baixa seria atrás da grade no suporte central sem aplicar o cooler, mas ali o inconveniente é a chuva e fuligem que vai grudar entre as aletas prejudicando a dissipação.

Estique os fios, faça uma boa solda e coloque-o sob a churrasqueira... operando entre 30 e 35ºC
No inverno daqui que a média é de 15ºC vou medir no trajeto que faço.

Outro dia pesquisei o CI utilizado pela MTE e ele opera entre (-)50 a 175ºC

Contestando a observação do Coy sobre o verão europeu, eu digo, que independe...
se o Hei ficar alojado na carcaça do distribuidor ficará nos 80ºC

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Julio Cesar Ledo

Waldir !!

Gostei muito das dicas, mas problema para colocar na churrasqueira é justamente o chicote dos sockets do HEI que vem da injeção... Não quero mexer naquele cabo alias tenho medo de mexer no carro estou me aventurando no HEI pq nenhum 'mecânico' resolve esse problema e já levei meu carro até em oficina credenciada BOSCH...

Irei instalar ele perto do Distribuidor ou abaixo da tampa do filtro de ar conforme fizeram no Kadetteiros, o Leo Castro me mandou um link bacana com uma solução muito legal e visivelmente decente para o problema..

Link:
http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... =8&t=28935

Tb não vou colocar um cooler pq tenho medo de mexer em parte elétrica, vou me limitar a fazer uma extensão do cabo da bobina impulsora (vou soldar certinho o cabo com estanho e usar um de boa bitola) e não vou mexer no chicote que vem da injeção para o HEI por medo...

Estou pensando em prender o HEI atrás do próprio distribuidor na capa plástica, para facilitar remoção do distribuidor por completo se necessário..

Acredito nas suas medições... E concordo com vc que o que vc me sugeriu é a melhor opção... Mas não vou adotar por lmitação técnica minha... Optei por pegar um dissipador de calor muito maior q o seu, que é bem pequeno, o meu além de grande tem boas aletas para dissipar o calor, conforme vc pode ver nas fotos o dissipador é o dobro do tamanho do modulo Hei, com aletas beeem altas...

Muito obrigado Waldir pelas dicas, após instalar aqui, vou comparar a temperatura da base do distribuidor com o do meu dissipador e, em cima dessa métrica, instalou ou não o cooler...

Abração !

:smt023
waldir escreveu:Julio Cesar,

Vc viu pelas tabelas que anexei que colocar o Hei próximo ao distribuidor é quase trocar 6 x meia dúzia
por que a ventoinha vai elevar a temperatura do Hei próximo aos 80ºC que é a temperatura mínima de
trabalho encontrado na carcaça do distribuidor.
Em qualquer ponto sob o capô aquém da churrasqueira vc terá temperaturas de 50 a 80ºC

Outro ponto de temperatura baixa seria atrás da grade no suporte central sem aplicar o cooler, mas ali o inconveniente é a chuva e fuligem que vai grudar entre as aletas prejudicando a dissipação.

Estique os fios, faça uma boa solda e coloque-o sob a churrasqueira... operando entre 30 e 35ºC
No inverno daqui que a média é de 15ºC vou medir no trajeto que faço.

Outro dia pesquisei o CI utilizado pela MTE e ele opera entre (-)50 a 175ºC

Contestando a observação do Coy sobre o verão europeu, eu digo, que independe...

Abs

waldir
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
coy
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

Concordo que a temperatura sempre vai estar na casa dos 80 pois absorve a temperatura de trabalho do motor, mas como visto o hey foi projetado para esta temperatura, porêm acredito que em temperaturas baixas este valor seja apenas de picos pois a temperatura ambiente ira dissipar o calor vindo do motor mais facilmente que em nosso clima onde a temperatura ambiente ja é de 40º com sensação termica de 50º.
Oque quero dizer é que nenhum equipamento vai aguentar estar sempre trabalhando proximo a seu limite, pois a temperatura interna do hey não sabemos ja que alem da fonte de calor do motor tem a de trabalho, ou seja mesmo que não existisse a temperatura externa ele mesmo ja produz calor em seu funcionamento.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não me leve a mal ledo, mais ja foi comprovado que este tipo de trabalho que vc vai fazer não vai gerar nenhum ganho significativo para o sistema, ou seja vc vai trocar 6 por 5.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Coy,

Vc está certo ao dizer sobre trabalhar em alta temperatura mais o que o próprio
transistor dissipa principalmente se a voltagem for maior que 14V.

Minha opinião é de que o transistor de potência aguenta, agora não sei dizer dos outros componentes,
resistores em smd, e o outro CI do circuito devem pedir água.

José Carlos,

O trabalho e atenção que vc vai ter para 'encompridar' o fio da bobina impulsora é o mesmo que vc teria para com os outros fios dos conectores.
Vc pode fazer o acabamento com espaguete termo retrátil para cobrir a solda ao invés de fita isolante.

Corte e solde um fio por vez ... são duas emendas por fio: ---|-----------|---conector

José Carlos, faça do seu jeito, depois com a confiança adquirida vc se 'aventura' a fazer a extensão até a churrasqueira.

Link correto dos Kadetteiros:

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Julio Cesar Ledo

Grande Waldir !

Meu nome é Julio Cesar, não José Carlos !

:smt005

Cara fiz a extensão para a bobina impulsora, usei estanho nas quatro emendas e aparentemente ficou muito bom. Fiz um pequeno corte na base da capa de plástico do distribuidor para passa o cabo da bobina impulsora e coloquei um HEI Delphi novo no distribuidor.

Pois bem ao trocar o distribuidor (tenho 2 um GM e outro EURO) conecte todos os cabos e o carro não liga. Verifiquei tudo refiz a solda na bobina impulsora e nada.... Me lembre de algo sobre aterramento, peguei um cabo de 2 metros e encostei no dissipador de calor do HEI e coloquei no ponto de aterramento na frente da bateria, o carro pegou mas com dificuldade e falhando....

Antes de fazer o teste com aterramento o carro nem pegava, depois pegou mas falhando. Waldir esse aterramento não devia vir do chicote da injeção ? Pode ai estar um problema no meu carro que explica a queima direto do HEI...

Como vc e o COY resolveram essa questão do aterramento ? Estou dependendo disso cara.....

Fotos do trabalho !

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço e obrigado !
waldir escreveu:Coy,

Vc está certo ao dizer sobre trabalhar em alta temperatura mais o que o próprio
transistor dissipa principalmente se a voltagem for maior que 14V.

Minha opinião é de que o transistor de potência aguenta, agora não sei dizer dos outros componentes,
resistores em smd, e o outro CI do circuito devem pedir água.

José Carlos,

O trabalho e atenção que vc vai ter para 'encompridar' o fio da bobina impulsora é o mesmo que vc teria para com os outros fios dos conectores.
Vc pode fazer o acabamento com espaguete termo retrátil para cobrir a solda ao invés de fita isolante.

Corte e solde um fio por vez ... são duas emendas por fio: ---|-----------|---conector

José Carlos, faça do seu jeito, depois com a confiança adquirida vc se 'aventura' a fazer a extensão até a churrasqueira.

Link correto dos Kadetteiros:

Abs
waldir
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
coy
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

desculpe amigo mais em minha opinião vc fez uma grande besteira em cortar a tampa do distribuidor, é bem provavel que agora gere fuga de corrente.
Mas vamos a sua duvida ;
Eu parafusei um fio aterrrado na carcaça do carro, este fio foi pafusado justamente onde originalmente vão os parafusos que fixam o Hey no distribuidor (afinal é justamente este o ponto de aterramento do hey) e prendi o dissipador em um suporte (que confexionei) na carcaça (lataria) dando um reforço ao terra.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Julio Cesar Ledo

Na realidade o espaço de sobra da tampa vou fechar com silicone ou massa de calefetar... Então aquele espaço bem pequeno não vai ficar aberto ali, é provisório...

Posso trocar a tampa tb, é barato, não acredito que aquilo ali seja um problema a ponto de dar fuga de corrente, o furo foi feito no lado oposto dos contatos dos cabos de vela... Vou tampar e não vejo problema... Tb vou testar se vai dar fuga de corrente naquele ponto então...

Essa questão do aterramento tá me judiando... Não era para via nos cabos da injeção ? Vou ter q estudar como vc fez, e o Waldir, para identificar uma solução... Acho que vou usar o ponto de aterramento do som original do carro....

Abraço e obrigado pela força !
coy escreveu:desculpe amigo mais em minha opinião vc fez uma grande besteira em cortar a tampa do distribuidor, é bem provavel que agora gere
fuga de corrente.
Mas vamos a sua duvida ;
Eu parafusei um fio aterrrado na carcaça do carro, este fio foi pafusado justamente onde originalmente vão os parafusos que fixam o Hey no distribuidor (afinal é justamente este o ponto de aterramento do hey) e prendi o dissipador em um suporte (que confexionei) na carcaça (lataria) dando um reforço ao terra.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder