Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Diego Paiva, me ajuda ai mano... eu to sofrendo pra achar fotos dessas mangueiras, e vc ta com todas elas tiradas neh?
tem como tirar uma foto pra mim de todas elas no chao?
Se não tiver como ser de todas, pelo menos dessas duas marcadas na imagem.
Imagem

ficarei muito grato! ta muito dificil achar fotos de monza 95/96 com ar. :/
vlw manow.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara... as peças do carro estao no forro de casa...dentro de caixas. Vai ser bem complicado pega-las...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

ah tah, mas vlw manow...

alguem ai que tem monza 95/96 com o gas r134a pode tirar umas fotos pra eu ver?
Abraçãoo.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
flavioh
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Nov 2013, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por flavioh »

Reativando a conversa.

Estava fazendo tudo para converter meu sistema de R-12 para R134a. Aí achei uma loja que usa o MP-39, mas a Dupont não indica para A/C automotivo. Não entendi exatamente porque não pode, mas os que usaram falaram que gela mais que o R-12 e é compatível com o sistema que usava r-12 (óleo, borrachas e válvula). Outra possibilidade é o ISCEON MO49Plus, esse a dupont indica para auto. Alguém tem experiência com esses gases

Estou quase desistindo do r134a porque falam na conversado de sistemas r-12:

- tem 30% menos eficiência que o R-12
- tem que trocar válvula expansora
- tem que trocar as mangueiras, pois tem que ter alma de silicone
- tem que trocar os o'rings pelos verdes
- tem que limpar o óleo mineral do sistema
- é mais fino e vaza mais fácil

Abs, Flávio
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Flávio

Também tenho dúvidas sobre qual tipo de fluido refrigerante usar na reativação do ar condicionado do meu Monza 94.
Existe muita desinformação a respeito de todos os substitutos do R-12.

Sobre esse fluido citado por vc, o ISCEON® MO49Plus™
(R-437A), até o próprio fabricante, a Dupont, fornece informações discrepantes.

No site brasileiro da Dupont, http://www2.dupont.com/Refrigerants/pt_ ... 49_br.html, está escrito em bom português que a performance do referido gás é 11% superior à do R-12.

Já no site internacional, http://www2.dupont.com/Refrigerants/en_ ... sW_WNJDvF8, está escrito em inglês que a performance é igual ou ligeiramente inferior à do R-12.

As vantagens desse gás, apregoadas pela Dupont, então não muito confiáveis, são várias, como podem ser vistas nos sites citados acima.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
flavioh
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Nov 2013, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por flavioh »

Luiz Carlos

olha a comparação que achei entre r-12 e MO49plus

http://www.ambientegelado.com.br/v21/re ... 9plus.html

realmente ele tem 11% mais capacidade de resfriamento, mas é menos eficiente (referente ao consumo de energia). Por trabalhar com pressão de descarga mais baixa, suponho que resfrie mais que o r-12 (pura suposição de leigo)

Veja a matéria que achei no site da Dupont

http://www2.dupont.com/Refrigerants/pt_ ... rofit.html

Dá a impressão que eles só restringem a utilização do MP39 em carros por ser um HCFC.

Como não consigo achar o MO49Plus aqui em Brasília, estou pensando em ir de MP39 mesmo.....

Abs Flávio
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por willian silverstar »

No Caso de colocar o Isceon nos sistemas R12
tem que usar de semana em semana
pois como sao 4 gases que se originam em um só
tem suas molécolas que se desvinculam umas das outras se não usar perde a eficiencia
Póde ir de R134 que vai muito bem,colocamos R134 em varios monzas,omegas aqui na oficina e vai muito bem
Vai ser bem dificil achar uma oficina que tenha o Isceon
flavioh
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Nov 2013, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por flavioh »

Willian

E o tal do MP39, vc já ouviu falar?

A única oficina que achei aqui em BSB que trabalha com outro gás que o R134, usa esse nos carros antigos.

Abs Flávio
Responder