Cabos de velas ! ! !
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Re: Cabos de velas ! ! !
Entao acho que nao entendi uma coisa, nos cilindros do motor como e feita a contagem?
da esquerda para a direita:
cilindro 1
cilindro 2
cilindro 3
cilindro 4
ou e assim:
cilindro 1
cilindro 3
cilindro 4
cilindro 2
se for da primeira forma em sequencia, dai sim no distriuidor esta certo, mas se for da segunda (1342) dai no meu distribuidor os cabos estao na ordem de 1-4-2-3?
se alguem tivesse uma foto de como colocar estes cabos, ajudaria.
Qual a diferenca de velas para alcool e velas para gasolina, pois quando comprei as velas o vendedor me disse que como o carro foi "chipado" para alcool (sendo orig. a gasolina) teria que ser uma vela diferente de um carro originalmente a alcool.
poderia ser isso o consumo elevado?
outra coisa o abafador do escapamento, nao estando quebrado (saindo o barulho no escapamento) pode inflenciar tambem no consumo? Se ele nao estivesse "segurando" os gases da forma adequada?
Pois o que estava nele quebrou e comprei um no ferro velho, o barulho parou mas e os gases?
Obs. Alguns mecanicos me disseram assim: "ERGA A MAO PRO CEU DELE ESTAR FAZENDO 5 KM/L NA CIDADE E SE FIZER 8 NA ESTRADA, POIS ESTA E A MEDIA"
Como se antes ele fazia 5.5 km/l? com CO bem acima, bico errado, valvula termostatica sem vedacao, filtro de ar bem sujo, depois de tudo isso arrumado agora ele mal faz 5, quando faz
da esquerda para a direita:
cilindro 1
cilindro 2
cilindro 3
cilindro 4
ou e assim:
cilindro 1
cilindro 3
cilindro 4
cilindro 2
se for da primeira forma em sequencia, dai sim no distriuidor esta certo, mas se for da segunda (1342) dai no meu distribuidor os cabos estao na ordem de 1-4-2-3?
se alguem tivesse uma foto de como colocar estes cabos, ajudaria.
Qual a diferenca de velas para alcool e velas para gasolina, pois quando comprei as velas o vendedor me disse que como o carro foi "chipado" para alcool (sendo orig. a gasolina) teria que ser uma vela diferente de um carro originalmente a alcool.
poderia ser isso o consumo elevado?
outra coisa o abafador do escapamento, nao estando quebrado (saindo o barulho no escapamento) pode inflenciar tambem no consumo? Se ele nao estivesse "segurando" os gases da forma adequada?
Pois o que estava nele quebrou e comprei um no ferro velho, o barulho parou mas e os gases?
Obs. Alguns mecanicos me disseram assim: "ERGA A MAO PRO CEU DELE ESTAR FAZENDO 5 KM/L NA CIDADE E SE FIZER 8 NA ESTRADA, POIS ESTA E A MEDIA"
Como se antes ele fazia 5.5 km/l? com CO bem acima, bico errado, valvula termostatica sem vedacao, filtro de ar bem sujo, depois de tudo isso arrumado agora ele mal faz 5, quando faz
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Re: Cabos de velas ! ! !
Isso. Você está confundindo o número dos cilindros com a ordem de ignição.crutes escreveu:Entao acho que nao entendi uma coisa, nos cilindros do motor como e feita a contagem?
da esquerda para a direita:
cilindro 1
cilindro 2
cilindro 3
cilindro 4
A sequencia dos cilindros começa pelo que está perto das correias e acaba com o que está perto do distribuidor: Cilindros: 1, 2, 3 e 4.
Agora, a ordem de ignição do nosso motor é 1-3-4-2. E é nesta sequencia que devem estar ligados os cabos de vela no distribuidor.
A diferença é para carros com taxa de compressão baixa (gasolina) ou alta (álcool).Qual a diferenca de velas para alcool e velas para gasolina,
Como você não disse ter trocado nada no interior do motor (pistões), deve estar rodando com álcool usando a taxa baixa do à gasolina. Portanto, se for isso mesmo, você deve continuar usando as velas do à GASOLINA.
Seu consumo elevado provavelmente está no fato de você tê-lo chapado, digo, chipado.pois quando comprei as velas o vendedor me disse que como o carro foi "chipado" para alcool (sendo orig. a gasolina) teria que ser uma vela diferente de um carro originalmente a alcool.
poderia ser isso o consumo elevado?
Ainda que isso desse alguma diferença no consumo, ela seria bem pequena.outra coisa o abafador do escapamento, nao estando quebrado (saindo o barulho no escapamento) pode inflenciar tambem no consumo? Se ele nao estivesse "segurando" os gases da forma adequada?
Pois o que estava nele quebrou e comprei um no ferro velho, o barulho parou mas e os gases?
Comparar consumo assim é difícil, porque não sei o seu trajeto, nem como você dirige, etc.. A melhor base de comparação é quanto ele fazia antes, quando ainda era original e quanto faz agora.Obs. Alguns mecanicos me disseram assim: "ERGA A MAO PRO CEU DELE ESTAR FAZENDO 5 KM/L NA CIDADE E SE FIZER 8 NA ESTRADA, POIS ESTA E A MEDIA"
Como se antes ele fazia 5.5 km/l? com CO bem acima, bico errado, valvula termostatica sem vedacao, filtro de ar bem sujo, depois de tudo isso arrumado agora ele mal faz 5, quando faz
Outro ponto importante: Como ficou o desempenho do carro com o elma-chips que você colocou? Está fraco em baixa?
EU, no seu lugar, faria o seguinte: Chip original e vela do à gasolina de volta e rodar na gasolina alguns dias para ver se realmente não tem mais nada errado no carro.
Depois de ver que está tudo certo mesmo, trocaria o bico pelo do à álcool (se bobear, custa menos que o que você pagou no chip), e adiantaria pelo distribuidor o ponto inicial de ignição em mais 6 graus.
Eduardo Rettore
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Re: Cabos de velas ! ! !
Só mais uma coisinha, como faço para saber se as velas que comprei (qua ja estao no carro) sao para para gasolina ou alcool?
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Re: Cabos de velas ! ! !
Pelo código da vela que esta gravada na vela ou na caixa. A especificação da vela para o monza esta no manual do proprietário.
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O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

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- Carlos A. Freire
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Re: Cabos de velas ! ! !
É só olhar o código que está impresso nas velas, e comparar com a tebela do fabricante dessas velas.crutes escreveu:Só mais uma coisinha, como faço para saber se as velas que comprei (qua ja estao no carro) sao para para gasolina ou alcool?
Abs,
Carlos Freire
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Re: Cabos de velas ! ! !
Ai pessoal, se esta foto ajudar, peguei no fórum mesmo!
Bom, como uma imagem vale mais que mil palavras, com a tampa do distribuidor no lugar, a sequência fica assim:

Lembrando que o primeiro cilindro é o que fica à esquerda, com você olhando o motor pela frente do carro. :
Pela imagem que o 500ef fez o sentido é anti-horário!

Bom, como uma imagem vale mais que mil palavras, com a tampa do distribuidor no lugar, a sequência fica assim:

Lembrando que o primeiro cilindro é o que fica à esquerda, com você olhando o motor pela frente do carro. :
Pela imagem que o 500ef fez o sentido é anti-horário!

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Re: Cabos de velas ! ! !
:smt024 você terá que tirar 1 vela do motor ,levantar o carro lado carona e rodar a roda ate o pistão subir ai verá onde e 1 cilindro no distribuidor e ai conseguira fazer a distribuição correta :smt023
Ter um monza na familia é tudo de bom!
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: Cabos de velas ! ! !
galera to no mato sem cachorro, a um tempo atraz troquei a bobina impulsora, porem ao montar nao pegou, precisei chamar um mecanico e ele me falou q foi montado invertido a bobina, ele inverteu o cabo e funcionou, so q ai fui inventar de tirar as velas para limpar porem nao me lembrava deste fato, agora tento na ordem correta falada aki e nao funciona, neste caso qual sera os cabos q tenho q inverter?