Usar Gas MP39 ou R134?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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CristianoHi-tech
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Re: Usar Gas MP39 ou R134?

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Obrigado Carlos, bom fim de semana.
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CristianoHi-tech
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Re: Usar Gas MP39 ou R134?

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

"Durante a conversão de um sistema R-12 para ISCEON, a carga inicial de ISCEON normalmente não deve ultrapassar 85% do peso da carga padrão de R-12, desde que não sejam feitas alterações nos componentes mecânicos do sistema (que poderão afetar significativamente a capacidade volumétrica interna do sistema) durante o Retrofit."

Informação dada pelo Guia Retrofit Isceon MO49. Nesse caso como o sistema R12 utiliza 1,25 kg de gás, 85% seria 1,06 kg de Isceon MO49.

Duas garrafas de 750g serão necessárias.

Estou correto Carlos?

Consegui encontrar à venda em SP.
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Carlos A. Freire
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Re: Usar Gas MP39 ou R134?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

CristianoHi-tech escreveu:"Durante a conversão de um sistema R-12 para ISCEON, a carga inicial de ISCEON normalmente não deve ultrapassar 85% do peso da carga padrão de R-12, desde que não sejam feitas alterações nos componentes mecânicos do sistema (que poderão afetar significativamente a capacidade volumétrica interna do sistema) durante o Retrofit."

Informação dada pelo Guia Retrofit Isceon MO49. Nesse caso como o sistema R12 utiliza 1,25 kg de gás, 85% seria 1,06 kg de Isceon MO49.

Duas garrafas de 750g serão necessárias.

Estou correto Carlos?

Consegui encontrar à venda em SP.
Não tenho essa informação. Nunca precisei mexer com gás R-12 ou substituto. Meu Monza GLS 96 já vem de fábrica com gás R-134a. Um profissional ou a empresa do gás poderá dar melhores esclarecimentos.

Abs,

Carlos Freire
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CristianoHi-tech
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Re: Usar Gas MP39 ou R134?

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Não tenho essa informação. Nunca precisei mexer com gás R-12 ou substituto. Meu Monza GLS 96 já vem de fábrica com gás R-134a. Um profissional ou a empresa do gás poderá dar melhores esclarecimentos.

Abs,

Carlos Freire
Blza Carlos. Vou ver se consigo por aqui. Bom fim de semana.
italo_
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Re: Usar Gas MP39 ou R134?

Mensagem não lida por italo_ »

Vale lembrar, tambem, que a pressao de trabalho do sistema que utiliza o gas R12 eh MENOR do que o R134a. Tanto o circuito de baixa pressao quanto o de alta.

Ou seja... No caso dos Monzas com R12, ao substituir o gas para R134a, os pressostatos nao funcionarao de forma adequada e explico.

O pressostato de baixa, que fica no circuico de baixa pressao do ar condicionado (tubulacao grossa,que sai do nucleo evaporador, vai pro filtro e pra succao do compressor), eh o responsavel por DESARMAR o compressor quando a temperatura do gas dentro do evaporador cai ate determinado ponto. Isso ocorre para que nao se forme gelo em volta do nucleo evaporador. Repare que em dias quentes, em transito parado, dificilmente o compressor desarma, porque o gas sempre estara trocando muito calor com o ar que passa pelo evaporador (que vai para o interior do carro) e em rodovias, voce ouve o arma e desarma (o compressor CICLANDO) constantemente. Se lembrarmos da quimica, quando abaixa-se a temperatura de um gas, mantendo-se o mesmo volume, a sua pressao diminui. O pressostato de baixa, portanto, desarma quando a pressao do gas abaixa, o que indica que ele esta mais frio. Apos alguns segundos, o a pressao do gas dentro do evaporador (e, portanto, no circuito de baixa pressao) sobe de novo, porque ainda estamos com ar passando pelas aletas do nucleo evaporador e trocando calor, ou seja, esquentando o gas. Dessa forma, sua pressao sobe um pouco de novo, o pressostato sente esse aumento na pressao e atraca o compressor, recomecando o ciclo. Alem disso, o pressostato de baixa eh o responsavel por nao deixar armar o compressor caso o sistema esteja com pouco gas ou sem gas. O que eh obvio, visto que ele desarma quando a pressao cai... Se nao temos gas nenhum no sistema, nao temos pressao. Logo ele nunca armara.

Ja o pressostato de alta, que fica na linha de alta pressao do sistema (aquela tubulacao fina, que passe pelo lado do carona no cofre do motor, a qual sai do condensador e entra na caixa evaporadora) eh o responsavel por armar a segunda velocidade do eletroventilador do radiador quando a pressao do gas dentro da linha de alta sobe acima de um determinado limite. Mais uma vez, repare em dias quentes, carro parado. O compressor nao desarma porque a troca de calor entre o ar quente que passa no ventilador e o gas no evaporador eh intensa. Dessa forma todo o circuito do ar condicionado comeca a elevar sua pressao (ora, alem do gas sempre tirar calor de dentro do carro ele ainda continua sendo pressurizado sem parar pelo compressor...sua temperatura nao para de subir, e sua pressao tambem). Quando a segunda velocidade entra, a ventoinha puxa ar com forca e e assim a pressao do sistema abaixa. O ciclo continua, arma e desarma. Em dias mais brandos e em rodovias, nunca se percebe a segunda velocidade entrando em acao.

Se voce usar o gas R134, como suas pressoes de trabalho sao mais altas do que o R12, vai acontecer o seguinte.

O pressostato de baixa nunca vai desarmar, quase nunca.
O pressostato de alta sempre vai ficar acionando a ventoinha em segunda velocidade. Raramente vai cair pra primeira, e quando cair, nao fica mais que 2 minutos. Logo ele arma a alta. Experiencia propria, ja fiz os testes e medi as pressoes.

Pode ate parecer vantajoso, ja que voce vai ter sempre muito vento pela ventoinha em alta e compressor sempre ligado. Acontece que mesmo assim, o rendimento vai CAIR. O condensador dos monzas com R12 eh bem menos eficiente do que o modelo que usa R134a. Logo a temperatura do gas nao vai cair e o sistema tera um rendimento muito aquem do desejado. Alem de desgastar mais, a longo prazo, o compressor e o eletroventilador.

Portanto, se for fazer o retrofit para R134a voce precisara trocar, alem dos orings todos, de limpeza do sistema, do selo do compressor (modelo com selo mecanico vai passar a ser o modelo tipo lipseal), o pressostato de BAIXA e o de ALTA. Eles possuem diferentes presssoes de trabalho, porem usam a MESMA ROSCA. Da certinho na tubulacao do r12. O problema eh que ta dificil demais achar e os conectores eletricos sao diferentes, voce tera, infelizmente, que decapar seu chicote e adaptar. Agora, se voce quer fazer o sistema funcionar bem,tiver sorte e quiser gastar, vai ter de trocar o condensador, senao nao fica bom. Trocando o condensador, sera obrigatoria a troca da tubulacao de aluminio de alta pressao, pois a SAIDA do condensador do R134a eh diferente. Acreditem, eu dei a cagada de achar um delphi novo, estoque antigo, depois de meses. Nao existe mais. A tubulacao mesma coisa, achei numa css GM. Eh impossivel. Se partir pra ferro velho, tem de dar a sorte de achar um bom monza, e rezar...pq nao da pra limpar este condensador legal nao. Feito isto, o sistema funcionara com o rendimento original.

ps...nos opalas, o compressor cicla atraves de um modulo que eh ligado a um termostato na tubulacao de ar dentro do carro...entao, quando se faz isso no opala, percebe o eletroventilador em alta o tempo todo. O condensador eh maior, entao ainda da uma segurada em dias mais tranquilos. Mas podem ter certeza, no calor e com o carro parado, nao fica bom. A solucao eh usar o gas substituo do r12

Resumindo. A melhor opcao eh usar o gas substituto do R12, como os colegas ja mencionaram aqui no topico.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Usar Gas MP39 ou R134?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Italo

Muito boa sua explanação.
Pena que logo vai aparecer alguém dizendo que substituiu o R-12 direto pelo R-134 e o carro dele está uma maravilha.
É mais ou menos como o caso do cigarro. Os médicos afirmam com toda certeza que o cigarro provoca inúmeras doenças. Aí vem alguém e diz que o vô dele fuma há 60 anos e não sente nada.

Eu estou com o ar desativado há anos por não encontrar uma oficina realmente decente aqui no Rio de Janeiro. Como já citei em outro tópico, tem profissional que não sabe o que é gás R-12. Profissional aliás que sugeriu que eu trocasse só o gás pelo R-134, usando o mesmo óleo mineral antigo.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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