Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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500EF
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por 500EF »

Leocastro escreveu:
Leocastro escreveu:Suponhamos que, com o motor com pistões alcool, cabeçote rebaixado, rodando no alcool renda 150cv (só suposição ok), quanto renderia de potência com as mesmas configurações porém, com os pistões gasolina e claro, rodando na gasolina?
E eu refaço a minha pergunta!
Número certo ninguém vai poder te dar.

Mas, use os números dos originais para poder pensar um pouco a respeito.

O monza / kadett 2.0 com Le-jetronic e EZK têm 121cv com 9,2:1 de taxa.

O 2.0 Flex (astra / vectra) têm os mesmos 121cv com 11,3:1 de taxa (claro que o catalisador rouba alguma coisa, por isso a mesma potência com a taxa mais alta).

No mesmo motor, só de colocar álcool no tanque já pula para 128cv. E com 11,3:1 a brincadeira nem começou a ficar interessante para o álcool.
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:
Rafaelo escreveu:flex posso afirmar que tem como colidir, tenho um motor N20XF completo (como ja deve saber) e ja testei - passa longe.
Rafaelo,

Esta frase ficou contraditória... Acho que faltou um "não".
ah sim verdade: flex, posso afirmar que NÃO tem como colidir. vlw por lembrar, eu tinha editado e comi o "nao" :smt023
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500EF
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por 500EF »

Agora sim... hehehe

Isso aí pode ter gerado a insistência na pergunta do fantona. :wink:

Isso e as polar gelada com costela gorda que ele manda para dentro nas sextas-feiras a partir das 08:00 da manhã... kkkkkkk
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

voltando a duvida do Leandro, isso é um pouco relativo também. tudo depende da TE

por exemplo, se tem os seguintes motores iquais

gasolina X alcool a 10:1 o alcool vai perder (gasolina tem mais poder energético)
gasolina X alcool a 11,5:1 o gasolina vai perder (gasolina comum - configuraçao mansa no avanço/curva)
gasolina X alcool a 11,5:1 o alcool vai perder (gasolina alta octanagem - configuraçao agressiva no avanço/curva)
gasolina X alcool a 12,5:1 o alcool vai perder (gasolina alta octanagem - configuraçao agressiva no avanço/curva)
gasolina X alcool a 12,5:1 o gasolina vai perder (gasolina comum - configuraçao mansa no avanço/curva)
gasolina X alcool a >13:1 o alcool vai ganhar sempre (gasolina comercial alta/baixa octanagem - configuraçao mansa no avanço/curva)

tudo esta relacionado o avanço em certas áreas. o N20XF so pega 133cv a 11,5:1 justamente por ser gasolina comum, tanto é que os primeiros modelos 2009 foram feito um recall pra diminuir o avanço ja que estava batendo na gasolina comum. dae o rendimento cai muito, se fosse alta octanagem passaria facil facil de 140cv(alcool)

e os valores de potencia nao sabemos, pode ser que empate, como pode ser que perda/ganhe muito ou pouco em relaçao de ambos combustivel.
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:gasolina X alcool a 10:1 o alcool vai perder (gasolina tem mais poder energético)
Com 10:1, o álcool não ganha por muito. Mas perder para gasolina ele não perde.

O primeiro flex-fool do Brasil foi o gol mi.

O gol total flex 1.6 de 2003, com taxa de 10:1 rendia 99cv com álcool e 97 com mijolina (com 14,1 kgmf / 13,8kgfm de torque, respectivamente).

Daí para lá, quanto mais aumentar a taxa, mais o álcool bate na gasolina... :smt023
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Leocastro »

Acho que vou desmarcar este tópico, pois, quanto mais o vejo, mais penso no alcool!
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por fontana »

ta respondido? o tempo nao sei, senão bate nao precisa saber tempo algum. e nem é tempo é grau.
rafaelo escreveu:como falei antes, em um mundo perfeito nao pega(tudo certo)
[/quote]


é grau???
não é tempo???

Admissão é grau?
compressão é grau???
explosão é grau???
descarga é grau???

qual desses graus tem o pistão em PMS com uma valvula 100% aberta????
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Daí para lá, quanto mais aumentar a taxa, mais o álcool bate na gasolina... :smt023
se pega alcool 12:1 e pega gasolina alta octanagem 12:1 pra tu ve se perde a gasolina pro alcool. da pra soca avanço que nao bate pino e segura muito. o alcool so ganha mais potencia devido ter mais taxa de compressao. nesse exemplo que tu deu ae Eduardo isso é pq colocaram mais avanço no alcool do que na gasolina. e a frente de chama

como falei antes. gasolina tem 1.5X mais potencia que o alcool por mesmo peso. voces tem que lembrar que motores flex nao sao motores projetado pra monocombustivel dae fica sem sentido algum, nao da pra atender ambos ao mesmo tempo com a mesma eficiencia sempre um vai perder :smt023

tambem tem a relação combustivel da epoca, nao da pra avaliar.

vo usa o meu caso o motor original 11.5:1 se eu usar alcool nessa taxa vai me render MENOS potencia que na gasolina com a mesma taxa 11.5:1 usando gasolina 95 onde posso ate mesmo utilizar a configuraçao alcool por uma curva pouco diferente porem com o mesmo avanço. ae entra o que falei antes da gasolina tem mais potencia que alcool na mesma proporção. a eficiencia da gasolina 95 termina la nos 13:1 ae o alcool ja sai na frente.
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