Masss Zé, creio que pra um projeto tão à frente assim pro carro, não faça muita diferença (A não ser que eu esteja muito muito muito errado!) o cabeçote de Calibra/Gsi para um cabeçote 16v do restante da Familia 2... já que como mencionei, entrariam trabalhos de fluxo, válvulas, comandos e taxa no cabeçote escolhido.José Leal escreveu:Malagoli, mas comparar carro europeu com brasileiro é criminoso.
AQUI NO BRASIL, o Vectra GSI é um esportivo puro sangue. Assim como foram os Uno R e turbo, Tempra turbo, Gol GTI...
Este seu bloco permite facilmente colocar o cabeçote 16V do X20XEV. Com um bom retrabalho, vai dar susto em muita gente por aí.
Só para atiçar um pouquinho, sábado teve encontro do Clube do Vectra aqui em Goiânia.
Esse é do organizador regional.
O problema dos cabeçotes C20XE brasileiros é que boa parte deles não são os da melhores safras (COSCAT), e quando acha, estão custando o olho da cara, ou já estão em péssimo estado pois eram utilizados em carros de fórmula.
Sinceramente eu não entendo muito dessa coisa de adaptar 16v no lugar de 8v, mas já vi e ouvi várias adaptações que deram muito certo.. então no meu caso não trocaria o motor inteiro pois daria pra fazer com o bloco atual e ainda pouparia dor de cabeça com questões de documentação.
Acho que quando parar esse carro pra arrumar o câmbio é que saberei ao certo o rumo que isso aqui vai tomar. Se mantém automático e originalzinho, ou se taca um MT e bota pimenta no motor, com preparação aspirada... Eu prefiro sonhar com a segunda opção