LIMPANDO O TBI
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: LIMPANDO O TBI
O atuador de marcha lenta, como o nome diz, atua qdo se tira o pé do acelerador.
O módulo de comando entende que o motor está em condição de marcha lenta (borboleta totalmente fechada) e, através do controle de uma entrada de ar auxiliar (aquele furo ondo o atuador de marcha lenta atua), procura manter a rotação de marcha lenta constante.
No entanto, se algum sensor indicar ao módulo que o motor não está em marcha lenta, aí o motor de passo não atua.
Uma pane que pode provocar isso é o potenciômetro de abertura da borboleta. Se ele estiver com problemas, pode ocorrer do motor ficar acelerado.
Outros fatores também podem causar isso, como uma entrada falsa de ar tão grande que o atuador não consiga anular. Pequenas entradas falsas ele consegue compensar.
Qto à sanfona do plugue do injetor, acredito que ali não há tanta necessidade dela, pois não entra umidade ali.
Já nos outros plugues do motor, essa sanfona evita entrada principalmente de água.
Abraços.
O módulo de comando entende que o motor está em condição de marcha lenta (borboleta totalmente fechada) e, através do controle de uma entrada de ar auxiliar (aquele furo ondo o atuador de marcha lenta atua), procura manter a rotação de marcha lenta constante.
No entanto, se algum sensor indicar ao módulo que o motor não está em marcha lenta, aí o motor de passo não atua.
Uma pane que pode provocar isso é o potenciômetro de abertura da borboleta. Se ele estiver com problemas, pode ocorrer do motor ficar acelerado.
Outros fatores também podem causar isso, como uma entrada falsa de ar tão grande que o atuador não consiga anular. Pequenas entradas falsas ele consegue compensar.
Qto à sanfona do plugue do injetor, acredito que ali não há tanta necessidade dela, pois não entra umidade ali.
Já nos outros plugues do motor, essa sanfona evita entrada principalmente de água.
Abraços.
Luiz Carlos
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Re: LIMPANDO O TBI
Valeu pessoal,
Carlos, entendi o lance das conexões das mangueiras e quanto aquela borracha de vedação que você mencionou, entre a peça preta ( onde tem duas conexões quebradas, no meu caso ) e o TBI eu troquei. A borracha veio junto no kit de reparo.
Luiz Carlos, obrigado pela sua explicação! :smt023
No meu caso, o problema ocorre de forma intermitente. Com o carro parado, na primeira partida, a marcha lenta fica normal, as vezes acontecendo do carro acelerar sozinho. Depois que eu saio, daí ele fica só acelerado, poucas vezes retorna à condição normal. Na hipótese que você mencionou sobre defeito no pontenciômetro de abertura da borboleta, pode ser então que ocorra panes de forma aleatórias, ocasionando todo problema, teoricamente. De qualquer forma vou ter que passar o scanner para ver se está tudo ok com os sensores e tal, e daí constatar a causa do problema.
Enquanto isso, obrigado a vocês !! :smt023
Carlos, entendi o lance das conexões das mangueiras e quanto aquela borracha de vedação que você mencionou, entre a peça preta ( onde tem duas conexões quebradas, no meu caso ) e o TBI eu troquei. A borracha veio junto no kit de reparo.
Luiz Carlos, obrigado pela sua explicação! :smt023
No meu caso, o problema ocorre de forma intermitente. Com o carro parado, na primeira partida, a marcha lenta fica normal, as vezes acontecendo do carro acelerar sozinho. Depois que eu saio, daí ele fica só acelerado, poucas vezes retorna à condição normal. Na hipótese que você mencionou sobre defeito no pontenciômetro de abertura da borboleta, pode ser então que ocorra panes de forma aleatórias, ocasionando todo problema, teoricamente. De qualquer forma vou ter que passar o scanner para ver se está tudo ok com os sensores e tal, e daí constatar a causa do problema.
Enquanto isso, obrigado a vocês !! :smt023
Ronaldo
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- Carlos A. Freire
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Re: LIMPANDO O TBI
É claro que "cada caso é um caso" e componentes podem dar diversos tipos de porblema. Por isso tudo deve ser avaliado e todos os sensores e atuador devem ser testados e seus parâmetros confrontados com a tabela da injeção eletrônica. Mesmo não sendo defeito em sensor ou atuador, ao fazer o teste de funcionamento, certamente chegará a conclusão do defeito, mesmo tendo algo fazendo com que o sensor trabalhe fora de seus parâmentros originais.
A mais ou menos 5 anos atrás, tive um problema com sensor de posição de borboleta, só que no meu caso, o sintoma era de consumo de combustível elevado. A marcha lenta estava normal, o desempenho do carro também, ao colocar o scanner acusava sistema OK, porém só o consumo era alto. Ao fazer os teste de funcionamento dos sensores, foi notado que em marcha lenta indicava que a borboleta estava aberta. Com a troca do componente, o carro voltou ao normal. De qualquer forma, como já mencionei, um sensor ou outro componente poder apresentar vários tipos de sintoma, quando estão com problemas. Vale muito da perícia e conhecimento do reparador na hora de fazer a avaliação do sintoma. Um caso como o meu, só de colocar o scanner e tendo mensagem Ok, muitos já teriam desistido do problema e ainda como ouvi muito naquela época... o Monza bebe mesmo, o carro não é mais novo. Eu dizia que não tinha comprado o carro ontem, por isso sabia que tinha defeito.
Abs,
Carlos Freire
A mais ou menos 5 anos atrás, tive um problema com sensor de posição de borboleta, só que no meu caso, o sintoma era de consumo de combustível elevado. A marcha lenta estava normal, o desempenho do carro também, ao colocar o scanner acusava sistema OK, porém só o consumo era alto. Ao fazer os teste de funcionamento dos sensores, foi notado que em marcha lenta indicava que a borboleta estava aberta. Com a troca do componente, o carro voltou ao normal. De qualquer forma, como já mencionei, um sensor ou outro componente poder apresentar vários tipos de sintoma, quando estão com problemas. Vale muito da perícia e conhecimento do reparador na hora de fazer a avaliação do sintoma. Um caso como o meu, só de colocar o scanner e tendo mensagem Ok, muitos já teriam desistido do problema e ainda como ouvi muito naquela época... o Monza bebe mesmo, o carro não é mais novo. Eu dizia que não tinha comprado o carro ontem, por isso sabia que tinha defeito.
Abs,
Carlos Freire
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Re: LIMPANDO O TBI
No caso do potenciômetro da borboleta, o escaner pode não acusar pane.
Mesmo assim, um bom reparador vai retirar o sensor e checar o funcionamento do mesmo, em toda a faixa de atuação, conferindo se a voltagem está OK para cada posição e se há oscilação da mesma. Tem mecânico incompetente que mexe no batente da borboleta, o que pode ocasionar problemas de marcha lenta.
O ideal seria colocar um sensor em bom estado no lugar do antigo para testar. O difícil é arranjar um, sem precisar comprar. :smt010
Abraços
Mesmo assim, um bom reparador vai retirar o sensor e checar o funcionamento do mesmo, em toda a faixa de atuação, conferindo se a voltagem está OK para cada posição e se há oscilação da mesma. Tem mecânico incompetente que mexe no batente da borboleta, o que pode ocasionar problemas de marcha lenta.
O ideal seria colocar um sensor em bom estado no lugar do antigo para testar. O difícil é arranjar um, sem precisar comprar. :smt010
Abraços
Luiz Carlos
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Re: LIMPANDO O TBI
po, o tutorial ficou show.
O problema é meu TBI, os parafusos que prendem o TBI, sao com rosca nele por inteiro, ficava com uma porca embaixo, onde pensei que fosse só tirar elas de la e puxar o tbi.
Porem, soltei as porcas até emcima, e nao saiu o corpo do tbi.
Fico pensando se vou precisar tirar os outros que seriam de torx, mas que aqui tb nao sao de torx.
Meu tbi é igualzinho ao da foto, tirando os dois parafusos que fixam o tbi.
Alguem tem alguma ideia?
tentei puxar um pouco mas nao sai, esta muito preso ainda.
Fico no aguardo de um help.
vou ver se providencio algumas fotos caso nao consiga arrumar até amanha.
Abraços e obrigado aos monzeiros de plantao.
O problema é meu TBI, os parafusos que prendem o TBI, sao com rosca nele por inteiro, ficava com uma porca embaixo, onde pensei que fosse só tirar elas de la e puxar o tbi.
Porem, soltei as porcas até emcima, e nao saiu o corpo do tbi.
Fico pensando se vou precisar tirar os outros que seriam de torx, mas que aqui tb nao sao de torx.
Meu tbi é igualzinho ao da foto, tirando os dois parafusos que fixam o tbi.
Alguem tem alguma ideia?
tentei puxar um pouco mas nao sai, esta muito preso ainda.
Fico no aguardo de um help.
vou ver se providencio algumas fotos caso nao consiga arrumar até amanha.
Abraços e obrigado aos monzeiros de plantao.
- Carlos A. Freire
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Re: LIMPANDO O TBI
Carlos.Mooca,
se o TBI do seu Monza estiver como original de fábrica, sem modificações ou intalação de GNV por exemplo, são apenas os dois prisioneiros que fixam o TBI no coletor de admissão. Os parafusos torx são para fixar a parte de cima do TBI, onde fica a válvula injetora (bico) em sua base ou corpo de borboleta.
Abs,
Carlos Freire
se o TBI do seu Monza estiver como original de fábrica, sem modificações ou intalação de GNV por exemplo, são apenas os dois prisioneiros que fixam o TBI no coletor de admissão. Os parafusos torx são para fixar a parte de cima do TBI, onde fica a válvula injetora (bico) em sua base ou corpo de borboleta.
Abs,
Carlos Freire
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Re: LIMPANDO O TBI
entao xara, ele tem gnv sim, o
ja soltei tudo direitinho, o problema é que os dois prisioneiros sao estranhos... com uma porca prendendo o TBI e rosca até emcima no prisioneiro.
Soltei as porcas até o fim do prisioneiro, mas mesmo assim nao saiu.
Sera que pode ser por causa do GNV?
mas como poderei tirar o tbi agora?
desde ja, obrigado pela atençao.
ja soltei tudo direitinho, o problema é que os dois prisioneiros sao estranhos... com uma porca prendendo o TBI e rosca até emcima no prisioneiro.
Soltei as porcas até o fim do prisioneiro, mas mesmo assim nao saiu.
Sera que pode ser por causa do GNV?
mas como poderei tirar o tbi agora?
desde ja, obrigado pela atençao.
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Ex: Monza SL/E 1984 1.6 Alcool Verde agua
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Re: LIMPANDO O TBI
entao, consegui tirar o tbi.
Usei duas porcas nos parafusos prisioneiros.
uma porca eu usei pra segurar a de baixo e nao deixar girar até sair do parafuso, e consequentemente conseguir desparafusar os prisioneiros.
Obrigado pelo Help.
Quase montei tudo denovo pra levar em um mecanico amigo meu e pedir um help.
Mas ja foi tudo solucionado.
Como tem o gnv, o tbi tem uma parte a mais, uma peça de plastico branco, e como o tbi acaba ficando mais alto, acho que foi preciso trocar os prisioneiros.
Mas, tudo resolvido.

Qualquer coisa estou a disposiçao para ajudar outros monzeiros com GNV e duvidas pra tirar esses prisioneiros.
Usei duas porcas nos parafusos prisioneiros.
uma porca eu usei pra segurar a de baixo e nao deixar girar até sair do parafuso, e consequentemente conseguir desparafusar os prisioneiros.
Obrigado pelo Help.
Quase montei tudo denovo pra levar em um mecanico amigo meu e pedir um help.
Mas ja foi tudo solucionado.
Como tem o gnv, o tbi tem uma parte a mais, uma peça de plastico branco, e como o tbi acaba ficando mais alto, acho que foi preciso trocar os prisioneiros.
Mas, tudo resolvido.

Qualquer coisa estou a disposiçao para ajudar outros monzeiros com GNV e duvidas pra tirar esses prisioneiros.
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