A postagem do Tyo é antiga, mas lendo agora (não havia lido antes), achei que ela merecia um comentário.O Monza carburado por ter a saída do tanque embaixo, creio que não sofre desse problema. O meu gasta quase toda a gasolina creio que sobra uns 600 ml no tanque.
De fato, sendo a saída do tanque embaixo do mesmo, há menos possibilidade da bomba de combustível ficar sem condições de puxar o combustível.
Mas tem um outro fator, mais importante ainda: as bombas mecânicas (ou movidas à vácuo, como era a do DKW Vemag), e que funcionam por diafragma, produzem sucção. Essa sucção puxa combustível, mas também puxa ar. Então, se a linha do tanque até a bomba não estiver cheia, a bomba de diafragma vai puxar ar até o combustível chegar. Isso é muito importante caso o carro esteja estacionado numa subida.
Já as bombas elétricas não têm esse poder todo. Se não houver combustível nas suas palhetas, elas vão virar mas não vão puxar nada.
São como as bombas d'água da nossa casa, instaladas para elevar água até a caixa d'água. Se elas estiverem secas não vão puxar. Já se você jogar um pouco de água diretamente nelas aí começam a puxar.
Já as bombas para poços, essas sugam o ar até a água atingir as mesmas.
Abs