Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
- Carlos A. Freire
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Gabri_hawk, creio que se fizer uma fonte estabilizada como pediu, terá pouca tensão e pouca "range" para o ciscuito trabalhar. De 14,2v para 13,6V é muito pouco na minha opinião e, quando ligar consumidores elétrico, onde a tensão deve cair mais ainda, o circuito não vai conseguir regular e manter os 13,6vcc
Como disse aqui, nunca tive problemas com HEI do meu Monza, que ainda é original. Estou com carro desde 1999, quando estava com 30.000km e hoje já com 263.000km. O HEI é o mesmo. Tenho um HEI Delphi no porta malas, que já foi utilizado por amigos como teste e depois me devolveram.
Já a bobina impulsora, troquei por várias vezes e já me deixou na rua. No meu Monza, entre 5 e 6 anos ela dá problema. Inclusive já tem 5 anos da última troca e já estou pensando em trocar a bobina impulsora preventivamente.
Agora penso eu, se o problema fosse com aquecimento, pelo tanto que rodei, rodovias, trânsito pesado aqui de São Paulo, esse HEI já teria ido embora há muito tempo.
Já tive muitos problemas com regulador de tensão do alternador. Esse sim fico esperto e ao menor sinal de sobre tensão já faço a troca. Felizmente, no meu Monza GLS 96, toda vez que o alternador dá sobre tensão, a luz de advertência de alta temperatura dá uma piscada, chamando a atenção e no mesmo momento se vê o ponteiro do voltímetro bater lá no teto do painel e voltar.
O aquecimento ao meu ver é ruim, mas não a principal queima do HEI.
Meus amigos com SL/E 92 e o Club 94 também só tiveram problemas com a bobina impulsora e não com HEI. Felizmente foi eu quem avaliou.
Como conheço muitos reparadores e o mundo de reparações automotiva, sei que os reparadores trocam o HEI e bobina impulsora, alguns até a bobina de ignição, também. Mas, é por conta de garantia de serviço. Mas, sempre condenam o HEI sendo que na verdade foi a impulsora o problema.
Já o HEI da MTE sabemos que tem baixa durabilidade mesmo...
Abs,
Carlos Freire
Como disse aqui, nunca tive problemas com HEI do meu Monza, que ainda é original. Estou com carro desde 1999, quando estava com 30.000km e hoje já com 263.000km. O HEI é o mesmo. Tenho um HEI Delphi no porta malas, que já foi utilizado por amigos como teste e depois me devolveram.
Já a bobina impulsora, troquei por várias vezes e já me deixou na rua. No meu Monza, entre 5 e 6 anos ela dá problema. Inclusive já tem 5 anos da última troca e já estou pensando em trocar a bobina impulsora preventivamente.
Agora penso eu, se o problema fosse com aquecimento, pelo tanto que rodei, rodovias, trânsito pesado aqui de São Paulo, esse HEI já teria ido embora há muito tempo.
Já tive muitos problemas com regulador de tensão do alternador. Esse sim fico esperto e ao menor sinal de sobre tensão já faço a troca. Felizmente, no meu Monza GLS 96, toda vez que o alternador dá sobre tensão, a luz de advertência de alta temperatura dá uma piscada, chamando a atenção e no mesmo momento se vê o ponteiro do voltímetro bater lá no teto do painel e voltar.
O aquecimento ao meu ver é ruim, mas não a principal queima do HEI.
Meus amigos com SL/E 92 e o Club 94 também só tiveram problemas com a bobina impulsora e não com HEI. Felizmente foi eu quem avaliou.
Como conheço muitos reparadores e o mundo de reparações automotiva, sei que os reparadores trocam o HEI e bobina impulsora, alguns até a bobina de ignição, também. Mas, é por conta de garantia de serviço. Mas, sempre condenam o HEI sendo que na verdade foi a impulsora o problema.
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Carlos Freire
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Carlos, a tensão cairia com ou sem a fonte estabilizada caso o alternador não conseguisse segurar a tensão a um nível aceitavel com vários ítens de consumo ligados. E mesmo que a tensão caísse o módulo continuaria funcionando. O propósito da fonte estabilizada seria IMPEDIR que o modulo recebesse mais que 13,6 V .Ou seja só um limitador de tensão. Quanto à corrente , o 2N3055 consegue fornecer até 15A (com um bom dissipador) mas como foi citado pelo cidadão lá em cima a corrente gira em torno de 8A.Gabri_hawk, creio que se fizer uma fonte estabilizada como pediu, terá pouca tensão e pouca "range" para o ciscuito trabalhar. De 14,2v para 13,6V é muito pouco na minha opinião e, quando ligar consumidores elétrico, onde a tensão deve cair mais ainda, o circuito não vai conseguir regular e manter os 13,6vcc
Agora Carlos me tira uma dúvida , vejo meio mundo reclamando de modulo Hey e bobina impulsora . Nunca tive monza EFI mas vi em algum lugar que a bobina impulsora rompe o terminal. Também nunca vi uma bem de perto. No caso dela romper , não tem como ressoldá-lo ? Ou até mesmo se fazer um reforço nesses terminais antes que ele te deixe na rua ?
Abraço Gabriel

- Carlos A. Freire
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Gabri,
o que eu quis dizer é que quando a tensão cair e o circuito não regular mais, será que vai manter a corrente para alimentar o HEI? Será que não vai comprometer o funcionamento do motor?
a bobina rompe. São muitas voltas e se abrir no meio não tem o que fazer. O que pode ser feito é se soltar o terminal. Mas que já trocou a bobina impulsora do Monza EFI, já viu que o material vai se degradando com o tempo e o calor.
Abs,
Carlos Freire
o que eu quis dizer é que quando a tensão cair e o circuito não regular mais, será que vai manter a corrente para alimentar o HEI? Será que não vai comprometer o funcionamento do motor?
a bobina rompe. São muitas voltas e se abrir no meio não tem o que fazer. O que pode ser feito é se soltar o terminal. Mas que já trocou a bobina impulsora do Monza EFI, já viu que o material vai se degradando com o tempo e o calor.
Abs,
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Segundo um teste prático o Monza EFI consegue manter o motor funcionando com mínimo de até 7-8v.
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2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Marcel Murai escreveu:Segundo um teste prático o Monza EFI consegue manter o motor funcionando com mínimo de até 7-8v.
O que eu quis dizer é muitos circuitos elétricos de regulação de tensão, não consegue manter tensão e corrente suficiente, quando a entrada é a mesma da saída do circuito. No caso dessa adaptação com TRT 2N3055 é essa dúvida que fica, se esse circuito manteria a corrente de 8A necessária para o funcionamento do HEI ou interromperia o tensão e ou corrente.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Sustentaria pois nesse tipo de regulador transistorizado , existe um resistor polarizando a base que mantem o transistor na faixa de saturação. Manter a VBE em 0,6V é moleza independente da tensão de entrada. Enquanto se mantiver o VBE nessa faixa o transistor se mantém saturado e fornecendo sua Ic plena.

É realmente uma pena essa deteriorização do material da bobina
mais como vc mesmo disse em outro tópico, e eu concordo , todo carro tem seus defeitos . Todos tem seu calcanhar de Aquiles.
Abraço Gabriel .

É realmente uma pena essa deteriorização do material da bobina

Abraço Gabriel .

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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
pois é, talvez é pq tu usa um de qualidade. mais ja teve casos aqui que queimaram o HEI sem o alternador apresentar problemas. oque recai no calor em execesso na traseira do IGBT.Carlos A. Freire escreveu:Agora penso eu, se o problema fosse com aquecimento, pelo tanto que rodei, rodovias, trânsito pesado aqui de São Paulo, esse HEI já teria ido embora há muito tempo.
transistores nao sao feito pra receber calor e sim dissipar. tu deve saber bem disso. com termometro laser eu medi no meu quando eu tinha o kit efi no 1.6 e chegou a 85° oque acho muito alto se for levar em consideração que o transistor nao dissipa tanta caloria assim no modo igniçao. :smt023
pra evitar isso eu tinha instalado um micro dissipador de memoria colado especialmente pra essa finalidade. ajudava muito a dissipar. e outra quando aciona a ventoinha melhorava ainda mais a refrigeraçao. algo simples e barato de se fazer. coisas que os mestres que planejaram esse sistema esqueceram. em vez disso, meteram uma telinha de ralo de banheiro.
como ja falei algumas vezes aqui. calor nao é determinante, mais alta tensao tb nao.... ambos estragam o HEI.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Agora me respondam uma coisa, não seria mais barato usar o sistema de distribuidor hall?? A VW usou até 2006 no AP sem problema algum. Não entendo a complicação que fizeram na EFI
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