Waldmann escreveu:Então S h E e Q u O, A mala está um pouco amassada, e toda a pintura não está de acordo com o tom original que encontrei nas torres de suspensão. Ainda tenho muita coisa pra mexer e tirar do carro, portanto, a pintura ficará para o final. Participo de alguns eventos com ele. Estou pensando em comprar os paralelos para colocar por enquanto, antes da pintura definitiva (no momento, a mala está sem nenhum) o que acha?
A fase de acabamento é a mais detalhista e a que faz toda a diferença. Se eu fosse proprietário do seu Monza, eu compraria os emblemas originais e os guardaria até a hora certa de instalá-los, ou seja, após a restauração pronta.
Emblemas e peças de acabamento originais estão cada vez mais escassos e, por enquanto, as peças do Monza ainda não estão tão caras. Então, vá pesquisando, procurando o melhor produto, o melhor preço e compre com calma. Mas já vá comprando! Seja cuidadoso para escolher a peça, pois, um emblema às vezes é original, mas não está bem conservado. Ou então, você encontra um emblema original por R$100,00 enquanto o mesmo emblema pode estar em outro anúncio por metade do preço.
Depois dos emblemas, eu faria uma análise muito cuidadosa nos borrachões laterais, setas, faróis e lanternas. Se você perceber que vai precisar trocar alguns destes itens depois da restauração da pintura, vá comprando peças novas e originais o quanto antes. Nas minhas restaurações, costumo comprar os acabamentos, borrachas etc antes da pintura, por 4 principais razões:
- com a pintura nova, nada melhor que emblemas e acabamentos novos, originais.
- antes de mexer no carro, tenho tempo de sobra para comprar acessórios e acabamentos. Se eu precisar fazer uma compra maior e ter que parcelar o pagamento, vou ter fôlego para isso.
- durante qualquer restauração ou repintura, sempre surge um imprevisto e a gente acaba tendo que comprar mais material ou trocar mais peças, que geram despesas não programadas anteriormente. E para estas despesas inesperadas, sempre é bom ter um fôlego, para que não deixemos nada para trás.
- com a pintura nova pronta, se você instalar peças de acabamento ou emblemas velhos, terá que substituí-los depois pelos novos. Nestes procedimentos, por mais cuidadoso que sejam, sempre existe a possibilidade de um arranhão ou amassadinho na pintura. Então, pinta uma vez só, coloca acabamentos novos originais (definitivos) e não tenha maiores preocupações.
Nesta etapa, você pode, inclusive, escolher os opcionais originais que você pretende colocar no seu carro e que você ainda não possui, como trava elétrica, retrovisor, vidro, rádio da época etc etc etc. Você pode comprar e guardar por enquanto.
Nota: por se tratar de peças que ficarão guardadas aguardando a restauração, teste tudo o que puder antes, para não perder a garantia!!
Quanto aos paralelos, são baratinhos, cerca de R$30,00 os dois (2.0 e Chevrolet), então, fica a seu critério colocá-los por ora.
Mas lembre-se de que a restauração é um processo que não envolve só a pintura. A restauração é um procedimento detalhista e complexo que começa deste as primeiras compras de peças, acessórios, emblemas, parte mecânica, até a fase que você terminou de pintar o carro, aguarda e aguarda cerca de 60 dias para dar o polimento final. Para mim, ela nunca acaba, afinal, sempre teremos uma cera nova ou um novo mimo para o carrão. E é isso que nos diverte.
Para você que mora no Estado do Rio de Janeiro, recomendo você conhecer o site do Estefano Andrade
http://www.estefanoandrade.com.br. Ele tem bastante coisa do Monza, trabalha com peças originais e com ótimo estado de conservação. Eu já comprei dele e fiquei muito satisfeito. Os preços dele são bastante justos. Ele tem loja física também, que eu adoraria conhecer, mas é muito longe pra mim. Fica em Barra Mansa/RJ. Com 1 hora de viagem eu creio que você chega lá. Mas ele despachou as minhas compras pelo correio e chegou tudo certinho aqui no PR.
Na prática, eu ainda não comecei a restauração de pintura do meu carro. Eu não pretendo pintar o carro todo, mas apenas retocar determinados locais, como a tampa do porta mala e o painel dianteiro. Este é o meu tópico:
viewtopic.php?f=33&t=27843
Terminei as duas primeiras etapas da restauração, que foi a parte mecânica e o funcionamento do painel de instrumentos. A terceira fase está no começo, que será forração e portas. A pintura, por se tratar de retoques mais simples, deixarei por último. Mesmo assim, já me precavi comprando 1 par de setas originais Cibié, 2 pares de lanternas traseiras, friso inferior do painel dianteiro, moldura do console central etc, conforme recomendei a você.
Vamos conversando mais. Disponha sempre que precisar. Tenho certeza que o seu Monza vai ficar zeradaço!!!
Abraço