Eletroventilador do radiador
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Re: Eletroventilador do radiador
DESENTERRANDO O TÓPICO
Amigos, estava relendo o tópico, e ví que a ventoinha possui 2 estágios (lento e rápido). Ví tb que o resistor que causa a queda de tensão é um branco que fica em cima do paralamas esquerdo, atrás da bateria.
Minha dúvida é se tem algum problema andar com esse resistor "anulado", pois tem um chicote extra (gambiarra - mais uma) alí perto, e a ventoinha já aciona direto na velocidade rápida, mesmo com o ponteiro no meio da escala. A ventoinha fica ligada por alguns minutos e depois desliga-se, com o ponteiro próx. ao 1/4 da escala.
Vou postar uma foto a mais detalhada possível, para que alguém possa me ajudar a desvendar o que está acontecendo e se é possível desfazer essa gambiarra.
Até mais.
Amigos, estava relendo o tópico, e ví que a ventoinha possui 2 estágios (lento e rápido). Ví tb que o resistor que causa a queda de tensão é um branco que fica em cima do paralamas esquerdo, atrás da bateria.
Minha dúvida é se tem algum problema andar com esse resistor "anulado", pois tem um chicote extra (gambiarra - mais uma) alí perto, e a ventoinha já aciona direto na velocidade rápida, mesmo com o ponteiro no meio da escala. A ventoinha fica ligada por alguns minutos e depois desliga-se, com o ponteiro próx. ao 1/4 da escala.
Vou postar uma foto a mais detalhada possível, para que alguém possa me ajudar a desvendar o que está acontecendo e se é possível desfazer essa gambiarra.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Eletroventilador do radiador
Pessoal, acho que a ventoinha do radiador do meu monza não está 100%. Venho notando que raramente o segundo estágio está sendo armado, teve uma vez que só acionou com a temperatura quase no máximo
. O sensor que indica a temperatura no painel é novo e original GM.
Hj, por exemplo, acendeu 3 barrinhas; a curva(azul) e duas barrinhas até o meio.... depois de algum tempo, acendeu mais uma barrinha depois do meio, o carro estava com AC ligado, e nada do segundo estágio entrar.... ai encostei o carro, abri o capuz e desconectei a tomada do sensor de temperatura, feito isto, o segundo estágio entrou na hora! Fui até o meu destino assim, com o segundo estágio ligado direto. Chegando lá, reconectei a tomada... e em poucos segundos o segundo estágio desarmou.... mesmo com o carro ainda quente e o AC ligado.
Agora pergunto, será que o sensor de temperatura está com defeito? Por isso que o segundo estágio não é acionado?
Valeu galera! :smt023

Hj, por exemplo, acendeu 3 barrinhas; a curva(azul) e duas barrinhas até o meio.... depois de algum tempo, acendeu mais uma barrinha depois do meio, o carro estava com AC ligado, e nada do segundo estágio entrar.... ai encostei o carro, abri o capuz e desconectei a tomada do sensor de temperatura, feito isto, o segundo estágio entrou na hora! Fui até o meu destino assim, com o segundo estágio ligado direto. Chegando lá, reconectei a tomada... e em poucos segundos o segundo estágio desarmou.... mesmo com o carro ainda quente e o AC ligado.
Agora pergunto, será que o sensor de temperatura está com defeito? Por isso que o segundo estágio não é acionado?
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Re: Eletroventilador do radiador
Acho que não tem problema não. Basta ligar os dois fios que vão na resistência juntos.José Leal escreveu:DESENTERRANDO O TÓPICO
Amigos, estava relendo o tópico, e ví que a ventoinha possui 2 estágios (lento e rápido). Ví tb que o resistor que causa a queda de tensão é um branco que fica em cima do paralamas esquerdo, atrás da bateria.
Minha dúvida é se tem algum problema andar com esse resistor "anulado", pois tem um chicote extra (gambiarra - mais uma) alí perto, e a ventoinha já aciona direto na velocidade rápida, mesmo com o ponteiro no meio da escala. A ventoinha fica ligada por alguns minutos e depois desliga-se, com o ponteiro próx. ao 1/4 da escala.
Vou postar uma foto a mais detalhada possível, para que alguém possa me ajudar a desvendar o que está acontecendo e se é possível desfazer essa gambiarra.
Até mais.
Mas o ideal seria depois vc tentar arrumar e deixar como original :smt023
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Re: Eletroventilador do radiador
O meu monza 93, está com o acionamento intermitente da ventoinha, percebo que os relês não aquceram, quando a temperatura não subiu, desliguei o rabicho do sensor de temperatura e a ventoinha não disparou.
Alguem sabe onde pode está ocorrendo o mau contato???
Agradeço de ante mão a atenção de todos...
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Re: Eletroventilador do radiador
galera to com problema tbem no eletroventilador , soh q o meu naum para de funcionar de jeito nenhum , jah foi conferido o sensor de tempeatura o rele e todos os conectores , vcs podem me ajudar com o meu problema , ele soh para se tirar o relé OBS: esta ligando o segundo estagio fica ligado direto.
- Carlos A. Freire
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Re: Eletroventilador do radiador
Rudeir,Rudeir_abreu escreveu:galera to com problema tbem no eletroventilador , soh q o meu naum para de funcionar de jeito nenhum , jah foi conferido o sensor de tempeatura o rele e todos os conectores , vcs podem me ajudar com o meu problema , ele soh para se tirar o relé OBS: esta ligando o segundo estagio fica ligado direto.
qual o ano e tipo de alimentação de combustível do seu Monza? É carburado, EFI ou MPFI?
Abs,
Carlos Freire
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Re: Eletroventilador do radiador
o meu monza eh um gl 2.0 a gasolina EFI , começou com o problema apos ter aquecido o motor. depois de trocar a mangueira q avia furado , ele agora naum desliga mais o eletroventilador e esta ligando na velocidade alta, jah foi trocado o sensor de temperatura o relé e o eletrotro ventilador jah foi testado e naum esta em curto ele soh para quando retiro o relé.
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Re: Eletroventilador do radiador
Pode ser a central de injeção ou a fiação. Dê uma conferiada na fiação.Rudeir_abreu escreveu:o meu monza eh um gl 2.0 a gasolina EFI , começou com o problema apos ter aquecido o motor. depois de trocar a mangueira q avia furado , ele agora naum desliga mais o eletroventilador e esta ligando na velocidade alta, jah foi trocado o sensor de temperatura o relé e o eletrotro ventilador jah foi testado e naum esta em curto ele soh para quando retiro o relé.
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