Eletroventilador do radiador

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por José Leal »

DESENTERRANDO O TÓPICO

Amigos, estava relendo o tópico, e ví que a ventoinha possui 2 estágios (lento e rápido). Ví tb que o resistor que causa a queda de tensão é um branco que fica em cima do paralamas esquerdo, atrás da bateria.

Minha dúvida é se tem algum problema andar com esse resistor "anulado", pois tem um chicote extra (gambiarra - mais uma) alí perto, e a ventoinha já aciona direto na velocidade rápida, mesmo com o ponteiro no meio da escala. A ventoinha fica ligada por alguns minutos e depois desliga-se, com o ponteiro próx. ao 1/4 da escala.

Vou postar uma foto a mais detalhada possível, para que alguém possa me ajudar a desvendar o que está acontecendo e se é possível desfazer essa gambiarra.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pessoal, acho que a ventoinha do radiador do meu monza não está 100%. Venho notando que raramente o segundo estágio está sendo armado, teve uma vez que só acionou com a temperatura quase no máximo :( . O sensor que indica a temperatura no painel é novo e original GM.
Hj, por exemplo, acendeu 3 barrinhas; a curva(azul) e duas barrinhas até o meio.... depois de algum tempo, acendeu mais uma barrinha depois do meio, o carro estava com AC ligado, e nada do segundo estágio entrar.... ai encostei o carro, abri o capuz e desconectei a tomada do sensor de temperatura, feito isto, o segundo estágio entrou na hora! Fui até o meu destino assim, com o segundo estágio ligado direto. Chegando lá, reconectei a tomada... e em poucos segundos o segundo estágio desarmou.... mesmo com o carro ainda quente e o AC ligado.

Agora pergunto, será que o sensor de temperatura está com defeito? Por isso que o segundo estágio não é acionado?

Valeu galera! :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Diego Paiva »

José Leal escreveu:DESENTERRANDO O TÓPICO

Amigos, estava relendo o tópico, e ví que a ventoinha possui 2 estágios (lento e rápido). Ví tb que o resistor que causa a queda de tensão é um branco que fica em cima do paralamas esquerdo, atrás da bateria.

Minha dúvida é se tem algum problema andar com esse resistor "anulado", pois tem um chicote extra (gambiarra - mais uma) alí perto, e a ventoinha já aciona direto na velocidade rápida, mesmo com o ponteiro no meio da escala. A ventoinha fica ligada por alguns minutos e depois desliga-se, com o ponteiro próx. ao 1/4 da escala.

Vou postar uma foto a mais detalhada possível, para que alguém possa me ajudar a desvendar o que está acontecendo e se é possível desfazer essa gambiarra.

Até mais.
Acho que não tem problema não. Basta ligar os dois fios que vão na resistência juntos.
Mas o ideal seria depois vc tentar arrumar e deixar como original :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Pclyra
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Abr 2008, 11:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Pclyra »

O meu monza 93, está com o acionamento intermitente da ventoinha, percebo que os relês não aquceram, quando a temperatura não subiu, desliguei o rabicho do sensor de temperatura e a ventoinha não disparou.
Alguem sabe onde pode está ocorrendo o mau contato???

Agradeço de ante mão a atenção de todos...
Rudeir_abreu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 25 Abr 2007, 18:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Rudeir_abreu »

galera to com problema tbem no eletroventilador , soh q o meu naum para de funcionar de jeito nenhum , jah foi conferido o sensor de tempeatura o rele e todos os conectores , vcs podem me ajudar com o meu problema , ele soh para se tirar o relé OBS: esta ligando o segundo estagio fica ligado direto.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17870
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rudeir_abreu escreveu:galera to com problema tbem no eletroventilador , soh q o meu naum para de funcionar de jeito nenhum , jah foi conferido o sensor de tempeatura o rele e todos os conectores , vcs podem me ajudar com o meu problema , ele soh para se tirar o relé OBS: esta ligando o segundo estagio fica ligado direto.
Rudeir,

qual o ano e tipo de alimentação de combustível do seu Monza? É carburado, EFI ou MPFI?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rudeir_abreu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 25 Abr 2007, 18:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Rudeir_abreu »

o meu monza eh um gl 2.0 a gasolina EFI , começou com o problema apos ter aquecido o motor. depois de trocar a mangueira q avia furado , ele agora naum desliga mais o eletroventilador e esta ligando na velocidade alta, jah foi trocado o sensor de temperatura o relé e o eletrotro ventilador jah foi testado e naum esta em curto ele soh para quando retiro o relé.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rudeir_abreu escreveu:o meu monza eh um gl 2.0 a gasolina EFI , começou com o problema apos ter aquecido o motor. depois de trocar a mangueira q avia furado , ele agora naum desliga mais o eletroventilador e esta ligando na velocidade alta, jah foi trocado o sensor de temperatura o relé e o eletrotro ventilador jah foi testado e naum esta em curto ele soh para quando retiro o relé.
Pode ser a central de injeção ou a fiação. Dê uma conferiada na fiação.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder