monza não esquenta

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: monza não esquenta

Mensagem não lida por avvsilva »

wtauan escreveu: o que estava no radiador antes de trocar era esse, mas acredito que para gasolina e esse mesmo 86-76ºC abraço

Imagem

Imagem
Olá wtauan, está errado. O cebolão correto para o seu carro é o 87/92ºC. Talvez por isso que o ponteiro de temperatura do seu Monza não suba muito como você disse. O correto é, supondo-se que o medidor de temperatura esteja calibrado também, que a ventoinha arme quando o ponteiro chegar no tracinho do meio e desarmar quando o ponteiro descer até um quarto. Aí ele volta a subir até no meio e assim por diante. Se deixar desse jeito, o motor do seu Monza vai trabalhar em temperatura abaixo do ideal e vai aumentar o consumo de combustível.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
wtauan
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por wtauan »

ha sim, obrigado heim, jaja vou dar uma olhada lá na nova que está, o mecânico trocou a VT sacando os parafusos quebrados e trocou a bomba d'água, mas como eu precisava ir trabalhar, estou sentindo que na aceleração o carro esta pesado, deve ser por causa do ponto, vou voltar lá amanha para checar :)
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

wtauan escreveu:ha sim, obrigado heim, jaja vou dar uma olhada lá na nova que está, o mecânico trocou a VT sacando os parafusos quebrados e trocou a bomba d'água, mas como eu precisava ir trabalhar, estou sentindo que na aceleração o carro esta pesado, deve ser por causa do ponto, vou voltar lá amanha para checar :)
Deve ter errado o ponto da correia dentada. Peça para conferir novamente e não apenas mexa no ponto de avanço inicial.
É comum os mecânicos errarem o ponto da correia dentada do Monza, deixando o motor de sincronismo e, adiantam o ponto de avanço inicial para compensar a deficiência de desempenho do motor. Esse procedimento, além de ser errado, nunca ficará igual ao motor no correto sincronismo e ponto de avanço, tanto em desempenho como, consumo de combustível e partida.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
wtauan
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos A. Freire escreveu:
wtauan escreveu:ha sim, obrigado heim, jaja vou dar uma olhada lá na nova que está, o mecânico trocou a VT sacando os parafusos quebrados e trocou a bomba d'água, mas como eu precisava ir trabalhar, estou sentindo que na aceleração o carro esta pesado, deve ser por causa do ponto, vou voltar lá amanha para checar :)
Deve ter errado o ponto da correia dentada. Peça para conferir novamente e não apenas mexa no ponto de avanço inicial.
É comum os mecânicos errarem o ponto da correia dentada do Monza, deixando o motor de sincronismo e, adiantam o ponto de avanço inicial para compensar a deficiência de desempenho do motor. Esse procedimento, além de ser errado, nunca ficará igual ao motor no correto sincronismo e ponto de avanço, tanto em desempenho como, consumo de combustível e partida.

Abs,

Carlos Freire
Realmente meu querido, vou lá agora poco, vou so tomar um cafe, detalhe, a mangueira que circula a água que vai do bloco do motor na VT não está vedando, estava pingando muito, tive de comprar outra e aproveitei para comprar a junta da tampa do cabeçote, vou lá e depois posto mais detalhes, outra coisa, o Cebolão e esse mesmo pelo fato do monza ser gasolina
Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

O manual de reparações do Monza 90 não diz se é motor gasolina ou álcool. Essa indicação tem apenas no manual de reparações do Monza de 82 a 86.

Para o motor funcionar melhor, emitindo menos poluentes, ficar mais econômico e durar mais, deve trabalhar quente. Eu colocaria o que está no manual de reparações do Monza 90, já que é para o ano do seu Monza. Ou seja, VT 92/103ºC e cebolão 92/87ºC.

Repare que no catálogo de peças Chevrolet CepChev, não há distinção entre gasolina ou álcool para esse cebolão. Diz apenas com aplicação de 82 a 91.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
wtauan
Membro GL (Ní­vel 2)

haa positivo, eu fui pra roça com ele, esquentou bem viu, foi entre o azul e o meio :), galera, obrigado pela ajuda, brigadão Carlos A. Freire, bom que esse tópico ficou bem explicado para os que tem duvida :)
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Pessoal uma dúvida, e desculpem pelo trabalho de coveiro ! rs rs

O 'cebolão' interruptor dos monzas caixotes é diferente de acordo com a aplicação do combustível pelo q li aqui.... Se o interruptor(cebolão) for 86/76ºC é para Monza a gasolina... Se o interruptor funciona de 92/87ºC é para Monza a alcool...

Já nos monza tubarão o sensor de temperatura em cima da V.T é o mesmo tanto para Alcool como para Gasolina?

Eu tenho encontrado sensor de temp. MTE, mas não achei nunca um GM ou Delphi, será q encontro isso em algum lugar tipo Aciolly ?

Obrigado e abraço a todos !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Para Monza 2.0 EFI álcool e gasolina, e 1.8 EFI álcool a VT é a mesma. Ou seja, 92/107ºC.

No Monza EFI o sensor de temperatura (não usa interruptor térmico) é o mesmo para todos os motores, pois quem vai acionar a ventoinha é a UCE.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder