No meu carburado, o comportamento é esse aí, o ponteiro desce a medida que a rotação aumenta, mantendo-se o acelerador sempre na mesma posição.teste escreveu:Acontece que seu e carburado. entao seu econometro não e igual a do Injeção Visto que o Injeção se vc pisar pra ganhar velocidade. mantendo o pe no acelerador o econometro vai descendo lentamente....
Consumo
- avvsilva
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Re: Consumo
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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- avvsilva
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Re: Consumo
Quando os testes de consumo são feitos em uma só "andada" com o carro, quero dizer, você liga o carro, anda 100Km e só depois faz os cálculos, a média dá muito maior do que no dia-a-dia. É diferente de andar 100 Km em 20 vezes de 5 Km, entende? Observe esse teste que fiz aqui em Poços:jose geraldo escreveu: voces pode até pensar que sou louco,fiz vários testes de consumo,e em 2 testes enchi um galão de alcool daquele que tem marcação de litro(de oleo de motor),furei a tampa,coloquei uma mangueira,liguei no filtro antes da bomba,fiz um buraquinho do lado pra entrar ar(aqui agente chama de chupeta).consegui no asfalto a media de 12,5km/l e depois na cidade 8,9km/l,é incrível,pretendo tirar a contra prova e filmar tudo.já fiz este teste noutros carros carburados que tive.tive um escort1.6 que dava 4,5km/lna cidade e 7km/l no asfalto.isso depende de vários fatores,do mecânico,do carro ,da estrada e do motorista.
Tópico: Variações de consumo na cidade
Olá amigos Monzeiros,
Confirmando o que o nosso amigo "MonzaClub20EFICHZ" disse sobre as variações de consumo na cidade, tive a oportunidade de constatar o mesmo: elaborei um percurso em avenidas planas aqui na minha cidade, Poços de Caldas (Minas Gerais), que tem mais ou menos 44 Km e o percorri 2 vezes, dando um total de 94,2 Km (na segunda vez foi mais longo). Antes enchi o tanque até a bomba desarmar e depois do trajeto fiz o mesmo no mesmo posto e na mesma bomba. Durante o percurso não coloquei 5ª nenhuma vez e não passei de 70 Km/h, sendo que passa pelo centro da cidade, onde o trânsito é lento e apresenta muitos semáforos. E para minha surpresa o resultado foi este, sendo meu Monza um SL/E 1989 à gasolina:
94,2 Km / 8,31 litros = 11,3 Km/litro ( )
Alguém sabe se alguma coisa poderia fazer com que este teste desse o resultado errado?
Para quem quiser conferir o percurso é este aqui, visto no Google Maps:
http://maps.google.com/maps?f=d&source= ... 51562&z=12
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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- Carlos A. Freire
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Re: Consumo
Carlos (Monza Club 2.0EFICHZ) acho que não entendeu o que quis dizer.
Não estamos discutindo recomendações e sim situações em que o carro fica mais econômico (velocidade X consumo).
Como já disse antes, se manter o carro embalado, não vai aumentar o aquecimento, pois, por estar embalado vai fazer pouca força para vencer a subida e com a força do vento já estará bem refrigerado. Essa situação não se aplica em serra, onde a subida é muito grande e em geral cheia de curvas.
Aqui no estado de São Paulo, temos várias rodovias que o limite de velocidade é de 120km/h, como a Castelo Branco, Bandeirantes, Airton Senna e Imigrantes, por exemplo. As demais rodovias são de 110km/h, salvo alguma situações onde a velocidade é limitada para baixo contando com a placa indicativa e em alguns casos fiscalizado por radar fotográfico.
Se não estiver embalado e tiver que vencer a subida acelerando, é certo que vai consumir mais e colocar um 5ª marcha nessa condição, pode não ser uma boa ideia.
Eu ando a 120km/h nessas rodovias que citei, pois há muitos radares fotográficos fixos e móveis para fiscalização de velocidade, se andando a essa velocidade vem uma subida, mantenho 5ª marcha até a velocidade cair para 100km/h, onde passo para 4ª marcha e o meu Monza vence com facilidade a subida. Se baixar para menos de 100km/h e manter a 5ª marcha, vai aumentar muito o consumo, vai forçar o motor e perderá velocidade rapidamente. Ou seja, o embalo da velocidade não foi aproveitado. É mais ou menos isso que quero explicar.
Abs,
Carlos Freire
Não estamos discutindo recomendações e sim situações em que o carro fica mais econômico (velocidade X consumo).
Como já disse antes, se manter o carro embalado, não vai aumentar o aquecimento, pois, por estar embalado vai fazer pouca força para vencer a subida e com a força do vento já estará bem refrigerado. Essa situação não se aplica em serra, onde a subida é muito grande e em geral cheia de curvas.
Aqui no estado de São Paulo, temos várias rodovias que o limite de velocidade é de 120km/h, como a Castelo Branco, Bandeirantes, Airton Senna e Imigrantes, por exemplo. As demais rodovias são de 110km/h, salvo alguma situações onde a velocidade é limitada para baixo contando com a placa indicativa e em alguns casos fiscalizado por radar fotográfico.
Se não estiver embalado e tiver que vencer a subida acelerando, é certo que vai consumir mais e colocar um 5ª marcha nessa condição, pode não ser uma boa ideia.
Eu ando a 120km/h nessas rodovias que citei, pois há muitos radares fotográficos fixos e móveis para fiscalização de velocidade, se andando a essa velocidade vem uma subida, mantenho 5ª marcha até a velocidade cair para 100km/h, onde passo para 4ª marcha e o meu Monza vence com facilidade a subida. Se baixar para menos de 100km/h e manter a 5ª marcha, vai aumentar muito o consumo, vai forçar o motor e perderá velocidade rapidamente. Ou seja, o embalo da velocidade não foi aproveitado. É mais ou menos isso que quero explicar.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Consumo
Agora entendi o que estava falando, e é isso exatamente que eu faço.
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Re: Consumo
Seria possível se o câmbio fosse ainda mais longo no 2.0, mas não esqueça, a cada giro do motor o 1.0 suga 1 litro de ar, enquanto que o 2.0 suga 2 litros de ar, e portanto como a relação ar/combustível não muda muito, o 2.0 deve necessitar o dobro o combustível do 1.0, como a relação de marchas não é 2 vezes mais longa, o 2.0 gasta mais do que um 1.0, mas não exatamente o dobro, por causa da diferença do câmbio, além de óbvio, peso, aerodinâmica, ar, etc ...dutra s a escreveu:meu colega da ciencia kkkkkk
sua resposta com a relaçao á retas nos carros 1.0 e 2.0 pra mais, seria entao uma possivel confirmaçao de que um carro de baixa cilindrada pode entao ser menos economicos que os de maior cilindradas ?
abs estamos ai
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Re: Consumo
Porém em determinadas situações onde exigem mais do motor, um carro 1.0 precisa fazer mais força para vencer, já o 2.0 por ser mais forte, ter mais torque não precisa de muita coisa... além do que ambos em mesma velocidade e mesma marcha estarão com o giro do motor diferente, portanto usando o exemplo do Carlos Freire, ele sobe a 100km/h em 4ª o monza vai estar com o giro perto dos 3500rpm, num 1.0 pode ter certeza que vai estar muito mais que isso, fazendo o motor gastar mais, se esquentar mais... ou seja o 1.0 só perde...MonzaClub20EFICHZ escreveu:Seria possível se o câmbio fosse ainda mais longo no 2.0, mas não esqueça, a cada giro do motor o 1.0 suga 1 litro de ar, enquanto que o 2.0 suga 2 litros de ar, e portanto como a relação ar/combustível não muda muito, o 2.0 deve necessitar o dobro o combustível do 1.0, como a relação de marchas não é 2 vezes mais longa, o 2.0 gasta mais do que um 1.0, mas não exatamente o dobro, por causa da diferença do câmbio, além de óbvio, peso, aerodinâmica, ar, etc ...dutra s a escreveu:meu colega da ciencia kkkkkk
sua resposta com a relaçao á retas nos carros 1.0 e 2.0 pra mais, seria entao uma possivel confirmaçao de que um carro de baixa cilindrada pode entao ser menos economicos que os de maior cilindradas ?
abs estamos ai
Quanto ta fazendo um carro 1.0 flex hoje...?? Na gasolina eles devem estar na casa dos 15 até 18 na estrada, meu pai calculava com o monza a gasolina 14 até 14,5 ele já fez... no alcool eu já fiz 10 andando a 140km/h com o motor ruim, com o motor bom da para levar proximo dos 11,5... quanto um carro 1.0 flex a alcool faz, 12, 13???
A diferença de consumo não é tão grande que valha a perda de potencia, segurança em ultrapassagens, estabilidade, conforto que o monza oferece, não tem como comparar um monza com um carro 1.0...
Consumo na cidade é muito relativo e não é uma medida precisa para comparação, eu já fiz 6,5km/l como também já fiz 9km/l... na cidade... geralmente faço 7,5 até 8....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
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EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
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Re: Consumo
O meu é a msm coisateste escreveu:ah entao sei la. rs.. o meu e assim da pra anda com ele la em baixo sem mexe... mas cutudo ja sobe tudo rs...
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Re: Consumo
por isso que nas mensagens anteriores citei que é dificil fazer médias,depende de várias condições,subidas curtas ,médias ,longas,trânsito lento ,rápido,etc...a média pra ser exata tem quer ser nas mesmas condições para todos carros,colocando lado a lado.eu posso conseguir média boa hoje,mas amanhã posso não conseguir a mesma média.Quando os testes de consumo são feitos em uma só "andada" com o carro, quero dizer, você liga o carro, anda 100Km e só depois faz os cálculos, a média dá muito maior do que no dia-a-dia. É diferente de andar 100 Km em 20 vezes de 5 Km, entende?
eu não tiro base por essas médias que as revistas,progamas de tv fazem e nem confio nelas.