Freio a disco atrás

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Meus freios tão prontos... 100 reais pra comprá-los lá em Fortaleza, onde o Didi do agreste (Diego_Paiva) quis dar calote no tiozinho hahaha, colocar esse trem numa caixa pra trazer dentro do avião (um sufoco só! :oops: ), 200 pra fazer uma revisão completa (passo no disco, pastilhas, lonas, destravar tudo, reparos, etc...) e mais 150 dos cubos do Vectra A (que normalmente custam 300 CADA) porque os que vieram já estavam pra lá de Bagdá.
Agora só falta ir lá buscar e colocar eu mesmo. Quiseram me cobrar 150 porque ficaram com frescura dizendo que era "Adaptação". Bando de fresco.
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2464
Registrado em: 04 Jan 2007, 16:45
Cidade: SAO LUIS
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jr.glaucio »

eu num passo de 60 no meu monzinha num preciso nem de freio ainda mais sendo a disco se eu ja to na era do DVD. hehehehhehe mais se quizer me presentear diegao eu pago o sedex :) :D
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
andre.nizer

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por andre.nizer »

eu tenho mto interesse... porem to sem $$$ no momento... e quero primeiro o digital maracando a KM/h !!!!! haushaushaus

mas pra quem tiver grana a disposição segue o link !!


330,00 com eixo e tudo.... mesm oque não precise me parece barato !!


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tra-95-_JM
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por mello3 »

Escavando tópicos, gostaria de opinar neste aqui...

O meu é disco nas 4 rodas e o freio de mão é um lixo... Já troquei discos e pastilhas, estiquei o cabo, e nada. :smt021

No meu ex monza quadradinho, era tambor atrás e o freio de mão segurava bem.

Se isso de que o freio de mão aperta só uma pastilha, pela lógica não iria entortar o disco??? :smt017

No meu ex vectra CD era disco nas 4 tb e o freio grudava a roda. Não tinha conversa. :smt023
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

mello3 escreveu:Escavando tópicos, gostaria de opinar neste aqui...

O meu é disco nas 4 rodas e o freio de mão é um lixo... Já troquei discos e pastilhas, estiquei o cabo, e nada. :smt021

No meu ex monza quadradinho, era tambor atrás e o freio de mão segurava bem.

Se isso de que o freio de mão aperta só uma pastilha, pela lógica não iria entortar o disco??? :smt017

No meu ex vectra CD era disco nas 4 tb e o freio grudava a roda. Não tinha conversa. :smt023
viewtopic.php?p=42807#p42807
De uma lida neste post.

Apenas complementando ele, o sistema de freio do kadett e monza, tem uma regulagem intern na pinça para o freio de mão com um mini pistão. É um freio que bem regulado este item, ele gruda também pois ao puxar o freio de mão, a pinça aplica uma maior pressão. É uma regulagem que poucos conhecem, fiquei sabendo dela por meio de um mecanico de muitos anos de GM nas costas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por Diego Paiva »

mello3 escreveu:No meu ex vectra CD era disco nas 4 tb e o freio grudava a roda. Não tinha conversa. :smt023
O sistema do vectra B CD... é parecido com o que coloquei no meu monza. Usei o sistema do vectra A, ele Tem um mini-tambor somente para o freio de mão.
Tem um vizinho meu, que sempre teve monza... ele tinha um club azul, dele desde novo... me falou a mesma coisa; trocou pinça, pastilha, disco e nada de ficar bom, o freio de mão....
Já no classic SE 92 que ele tbm tem, que possui freio à tambor.... falou que segura muito bem.

Meu mecânico me falou desta regulagem do que o Marcell comentou, tem um bom tempo...quando ele me falou disso eu nem pensava em colocar disco na traseira, tem mais de 3 anos isso...
Pode ser até que fique segurando bem, mas ele disse que não segura nem perto como no sistema do vectra... é um problema crônico nos monza/kadett/ipanema, com disco na traseira. Pode ir lá no kadetteiros.com... o pessoal tbm reclama.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por mello3 »

Se eu ir colocando mais pressão nesse sistema de freio de mão e se ele frea apenas com uma pastilha, eu não corro o risco de entortar o disco?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
dimitrigsi
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 176
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Freio a disco atras

Mensagem não lida por dimitrigsi »

Deixa eu esclarecer algumas coisas aí pro pessoal. Eu tenho um Kadett GSi com freio à disco na traseira. Esse sistema funciona sim, eu acho que é muita arrogância nossa pensar que os engenheiros não saberiam projetar um freio que não funcionasse quando novo. Alguém já viu alguma revista da época em que esses carros eram fabricados, dizer que o freio traseiro não funcionava? Esse sistema é bom, não é porque o Vectra é mais novo e tem tambor que ele é melhor. Mais outra coisa: não é só o Kadett e o Monza que utilizam esse sistema, o Opala, o Stilo, o Tempra, o Golf e mais outros também usam.
O maior problema com os carros, na verdade, não é com eles, é com a manutenção, tanto por parte do dono como do mecânico.
Sabem por que esse sistema não funciona direito? É porque a maioria dos mecânicos não sabe como regular as pinças traseiras. Para fazer isso é necessária uma ferramenta especial para fazer o ajuste.
Responder