TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 309
Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por diogoleenze »

lendo esse tópico vi q alguns tiram vela para ver a pressao, no monza acho isso não é necessário pois ja trokei dezenas dessa correia e nunca tive problema com o ponto do carro, a única coisa q faço eh por as polias nas sua marcações antes de retirar a dentada...acho q isso é certo, alguma controvérsia?
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O pessoal remove as velas para facilitar no momento de virar o motor com a chave (ferramenta). Sem compressão o motor vira facilmente, sem precisar forçar. Eu mesmo ao trocar a correia dentada não removo as velas. Já estou acostumado com esse serviço, posição e ferramentas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Wagner »

waldir escreveu:
Wagner escreveu:Olá pessoal! Gostaria de saber como alinhar a polia com o comando de válvulas.
Quando giro o volante e o primeiro pistão está totalmente em cima, na polia existe alguma marcação, e para onde ela aponta?
Girando o volante 360º significa que o primeiro pistão está totalmente em cima novamente?
Girando o comando de válvulas 360º ele está sempre alinhado com o volante e com o primeiro pistão totalmente em cima?
espero ter-me feito entender, Wagner. :smt021

Imagem

Wagner,
vamos por partes:
1 - Estou entendendo quando você fala em volante, você está se referindo à polia de serviços, ou seja, onde vai a correia poli V para o alternador e a DH

2- Se o seu Monza está funcionando bem, pode significar que a correia dentada está colocada perfeitamente.

3- o que leva a crer que as marcações do diagrama foram obedecidas

4- É possível, tirando as velas e girando a polia de serviços colocar o pistão em PMS (Ponto Morto Superior) e testar com a chave de fenda, introduzindo no local da vela do 1º cilindro, é possivel perceber que o pistão está todo em cima...

5- É possivel tirar os 3 parafusos superiores da capa da C. Dentada (10mm) e puxá-la para trás, para ver se a marcação da polia de comando está coincidindo, ou na direção
da referência do protetor traseiro da polia ( conforme diagrama 1)

6- Mas o ideal para a conferência seria tirar a polia de serviços e checar se a marca da polia do girabrequim coincide com a referência da base da bomba de óleo (diagrama 2)

7 - Uma volta completa(360º ) da polia do girabrequim gira a do comando em 180º...

8- Então mais uma volta na do girabrequim colocará a do comando na posição superior e o 1º e o 4º pistão em PMS

Olá Waldir, desde já quero agradecer a atenção: Mas ainda tenho dúvidas.


Se entendi, quando a polia do girabrequim está na posição conforme a figura 2, os pistões 1 e 4 estão em PMS, ou seja totalmente em cima, mas a marca na polia do comando de válvulas, está do lado oposto a marca na proteção da correia dentada, ou seja, apontando para o chão, ai é necessário girar a polia do girabrequim mais 360º para que a marca na polia do comando de válvulas fique alinhada com a marca na proteção da correia dentada conforme a figura 1.


Quando a polia do comando de válvulas está alinhada com a marcação na proteção da correia dentada o que está acontecendo com as válvulas do 1º e do 4º pistões?
Resumindo: enquanto o comando de válvulas, partindo do alinhamento na polia do comando e na proteção da correia dentada, conforme fig. 1, gira 360º, a polia do girabrequim dá 720º, correto?

Estou perguntando tanto pois eu mesmo quero desmontar o meu motor e levar o cabeçote para recondicionar, e se entendi, é na retífica que vão me dizer se as válvulas também necessitarão de substituição incluindo as peças que acompanham as válvulas e quando na remontagem quero faze-lo corretamente. Aguardo mais idéias para não cometer erros.
o Torquímetro deve marcar quantos quilos de pressão nos parafusos de fixação do cabeçote.


entre o cabeçote e o comando de válvulas não há junta de vedação?

4º Girabrequim em PMS e o comando de válvulas alinhado com a proteção da correia dentada, conforme as figs. 1 e 2, em que posição estão as válvulas de admissão e descarga do 1 e do 4º pistão? :smt021
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Wagner »

diogoleenze escreveu:lendo esse tópico vi q alguns tiram vela para ver a pressao, no monza acho isso não é necessário pois ja trokei dezenas dessa correia e nunca tive problema com o ponto do carro, a única coisa q faço eh por as polias nas sua marcações antes de retirar a dentada...acho q isso é certo, alguma controvérsia?
Diogo, não se corre o risco de esbarrar nas polias e tirá-las da posição, ou mesmo sem a correia dentada é preciso alguma força para girá-las? :smt021
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »


<<<Se entendi, quando a polia do girabrequim está na posição conforme a figura 2, os pistões 1 e 4 estão em PMS, ou seja totalmente em cima, mas a marca na polia do comando de válvulas, está do lado oposto a marca na proteção da correia dentada, ou seja, apontando para o chão, ai é necessário girar a polia do girabrequim mais 360º para que a marca na polia do comando de válvulas fique alinhada com a marca na proteção da correia dentada conforme a figura 1.>>>

Correto. Nessa posição o 1º e o 4º pistão estarão em PMS


<<<Quando a polia do comando de válvulas está alinhada com a marcação na proteção da correia dentada o que está acontecendo com as válvulas do 1º e do 4º pistões?
Resumindo: enquanto o comando de válvulas, partindo do alinhamento na polia do comando e na proteção da correia dentada, conforme fig. 1, gira 360º, a polia do virabrequim dá 720º, correto?>>>

1 e 4 em PMS (virabrequim em seis e meia) e a polia do comando na posição correta (12 horas ) as válvulas de admissão e escape estarão fechadas nesses cilindros.
Ocorre o seguinte no posicionamento da correia dentada:
a)Sem a correia, posicionar a polia do virabrequim conf. Figura 2.
b) posicionar a polia do comando de válvulas conf. Figura 1.
c) prender o esticador para facilitar o encaixe da correia.
d)Colocar a correia observando principalmente a polia do C.Valvulas para manter a posição.
e) tirar o pino trava
f)girar 2 voltas a partir da polia do virabrequim e conferir se as polias estão sincronizadas com as marcações.
g) se não coincidir refazer a montagem
Sim, a polia do virabrequim percorrerá 720º e a de comando 360º

<<<Estou perguntando tanto pois eu mesmo quero desmontar o meu motor e levar o cabeçote para recondicionar, e se entendi, é na retífica que vão me dizer se as válvulas também necessitarão de substituição incluindo as peças que acompanham as válvulas e quando na remontagem quero faze-lo corretamente. Aguardo mais idéias para não cometer erros.>>>

Correto, a Retífica fará as medições e substituirá o que estiver ruim (válvulas tortas, sem acentamento , tuchos e balancins, retentores.) Encherá de solda a borda da galeria que estiver corroída e plainará deixando na medida

<<<o Torquímetro deve marcar quantos quilos de pressão nos parafusos de fixação do cabeçote.>>>

25N.m
Baixe o manual de reparações aqui no fórum do Monza 90 e na seção 6B tem a indicação da sequência de aperto e outras instruções importantes, já que vc vai colocar a mão no motor. É importante levar os parafusos que prendem o cabeçote no bloco para o retificador avaliar se precisam ser substituídos.


<<<entre o cabeçote e o comando de válvulas não há junta de vedação?>>>
Sim, há junta sim. Compre uma de marca reconhecidamente boa (deve estar cerca de 35 dinheiros) + junta dos coletores, da tampa de válvula


<<<Girabrequim em PMS e o comando de válvulas alinhado com a proteção da correia dentada, conforme as figs. 1 e 2, em que posição estão as válvulas de admissão e descarga do 1 e do 4º pistão? >>>

Estão totalmente fechadas, pq esta é a posição de compressão... a próxima é combustão. vide a ilustração no link abaixo

http://carros.hsw.uol.com.br/sistema-de ... omovel.htm

Abs/bom trabalho

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Wagner »

E tem mais:
quantos retentores de óleo tem o motor do Monza 92 Efi gasolina 2.0 SLE e onde ficam? :smt021
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Wagner escreveu:E tem mais:
quantos retentores de óleo tem o motor do Monza 92 Efi gasolina 2.0 SLE e onde ficam? :smt021

Wagner, baixe o CepChev e faça a contagem: retentores, o'rings, bujões

http://www.esnips.com/web/CEPChev


Abs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Gilson_oa
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Nov 2011, 22:20
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Gilson_oa »

Amigos,

Tenho um monza 96 2.0 , aqui em são paulo não estou localizando o tensor de correia do alternador, gostaria de saber se alguém pode me ajudar a encontrar essa bendita peça....
Responder