Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Marcel, esse é mesmo um assunto polêmico, nem os fabricantes de baterias se entendem ao listar os cuidados com as baterias e as maneiras ideais de se carregá-las. Com certeza aqui no fórum não será diferente. :smt021
Qto aos alternadores, eles existem há décadas, e é muito pouco provável que os alternadores modernos sejam diferentes, em essência, ao que eram os primeiros.
Sobre reguladores de voltagem, o grande passo foi a mudança de reguladores tipo relés, onde platinados ficavam ligando e desligando o tempo todo (eu já tive carros com esse tipo de regulador) para reguladores com componentes eletrônicos substituindo os tais relés. De lá para cá, o que apareceu agora, que eu saiba, é um regulador multifunção (deve ser esse de 190 reais que vc citou, da Bosch) que, além de regular a voltagem, monitora outros parâmetros do sistema ou atua nos alternadores no momento da partida, para diminuir esforço do arranque. Detalhes em:

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... o_2007.pdf

Sobre motores de arranque, a grande mudança se deu há mais de uma década, qdo motores de arranque de acionamento direto, como é o original do Monza, foram substituídos por motores menores e com maior rotação, que precisam de uma 'caixa de marcha' acoplada a eles para conseguirem girar o motor do carro numa velocidade talvez até menor que o original do Monza, mas pelo barulhinho parece que está a mil. :lol:

Não nos esqueçamos de que a indústria está sempre tentando nos impor produtos 'mais eficientes' (e mais caros) que muitas vezes não passam de maquiagem de antigos e tradicionais produtos.

Ah, o alternador do Monza ou de carros até mais antigos não herdou nada do dínamo.
No dínamo, o enrolamento estático era quem recebia a corrente da bateria, para iniciar a geração de corrente.
O induzido era onde a corrente era produzida, (AC) e essa era 'retificada' através de um coletor e inúmeras escovas.
Para se ter idéia de como era um componente precário, é só olhar um motor de batedeira de bolo, para ver como o dínamo era.
Aliás, motores elétricos podem ser usados como dínamo, em teoria. Nos aviões Bandeirante, o motor de arranque, depois da partida, passa a ser um dínamo.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz de aviação sou bem leigo mesmo ate gostaria de aprender... mas oque pode te dizer é que bateria acidas tem sobre carga(seja tensao ou corrente) tem muitos exemplos por ae que explica o processo(fabricantes de bateria indicam max 10% de corrente,tensao pra baterias acidas), inclusive eu mesmo ja vi isso acontecendo na minha frente varias vezes carregando a bateria rapidamente com meu carregador burro profissional de 30A, a bateria ferve em minutos se girar no maximo o potenciometro de (voltagem e amperagem) ela sobe de temperatura e estraga a mesma. mas em compensação ja carrega.

se agente usar um alternador de 120A como carregador numa bateria de 60A descarregada em 30min ela taria carrega teoricamente, se passar desse tempo ela começa a ferver por sobrecarga. alternador tem o mesmo efeito senao cuidar... se ela ja carrego o que precisava começa a aquecer por excesso de carga. na net tem monte informando quando a bateria pode da sobrecarga por alguns motivo. sim regulador de tesao estragado tb ocorre esse problema.

Marcel, sim seria troca pelos modernos de mesma amperagem a maiora do pessoal nao sabem disso e quem logo taca o grandao sem sabe que isso pode ferra com a bateria por nao consumir oque precisa. eu acho que o do astra de 100A numa bateria de monza 65A taria muito bom e equilibrado. agora 120A acho muito a nao se que o cara tenha som modificado...

carregador de luz é piada ne? isso ae é um tiro no pe, ja o lento nao e dos melhores pq se deixa 12h ligado ela ja ferve tb(experiencia propria) tenho um tb pequeno lento. esses a luz me da um medo terrivel
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafaelo, accho que estamos analisando situações diferentes.
Qdo eu afirmei que baterias chumboácidas não têm problemas de 'overflow', eu pensei em baterias instaladas em carros e durante o funcionamento habitual em veículos, isto é, nunca sendo utilizadas até zerarem, o que pode ocorrer em carros com sons potentes, onde o dono deixa o referido som ligado até esgotar a bateria e depois dá um tranco para pegar.
Nesses casos (bateria praticamente zerada) e em baterias sendo carregadas em oficina, vc tem toda a razão.
Colocar uma bateria com carga zero e um alternador ou carregador de alta capacidade e não atentar para os cuidados citados por vc pode ser fatal para a pobre bateria.
Os 10% citados por vc são de fato a regra geral para uma boa carga lenta.
Já as baterias de níquel cádmio, estas, mesmo com carga quase total ou carregadas, se forem deixadas por conta de um alternador, vão ferver, se não tiverem um sistema de controle de carga, atrelado à temperatura interna das mesmas.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por Rafaelo »

a sim Luiz, agora entendi oque tu explicou ali, é verdade em sistema original dimensionado nunca entra em sobrecarga pq nao da tempo... sempre tem um consumo momentâneo caso o nominal do veiculo.

pois é essas niquel,litio sao tipo baterias seladas de notebook e celular,camera ne? realmente 'elas desligam' quando a carga se completou pelo menos o carregador da bateria da camera faz isso deve ter um micro controlador imbutidos no carregador. legal saber que avioes é usado esse tipo de bateria nuca parecei pra pensar qual bateria era usado. acido nao e uma boa pra essas situações.

em fala baterias nao acidas, em alguns países ja tao abolindo e usando as de gel ou dessas que vc citou. oque eu acho correto
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Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Dêem uma olhada na Página 152 do Manual de Reparações do Monza, lá mostra como testar o alternador e Diz que não pode exceder 15,5V :smt017
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Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por willian duarte »

galera meu monza é completo tb,mas as opinioes estao me deixando confuso?!o meu alternador era aquele importado do classic ai o antigo dono colocou um de 45A,é uma mer..,quero colocar um de 90 a 100A,então de q modelo de carro posso usar?e tenho uma bateria de 60A,e se eu trocar a bateria por uma de 90A esse alternador de 90~100A seria pouco???tenho um monza classic se 93 alcool
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Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Willian nao e confuso, apenas precisa usar o bom senso na escolha do alternador, se tua bateria for de 90A e um alternador de 100A ta equilibrado o sistema, nao é pq a bateria e "grande" que vai ter problema pelo contrario melhor ainda, ela demora mais pra carregar e nao danifica ela como ja explicamos aqui. diferente se tiver uma alternador de 100A carregando um bateria de 45A seria ruim ela carregaria em curtos trajetos e depois ficaria despejando carga a toa, ja que nao tem pra onde ir a carga. coloca do astra 100A ate mesmo na bateria de 65A ficaria bom 90A melhor ainda, isso nos monza com injeção mais completos.

ja a adptação acho que e a mesma do 120A o Diego ja ta fazendo no dele, vamos acompanhar as atualização que vai servi pra muita gente.
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Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por willian duarte »

o auto eletrico vai cobrar 200 a base de troca,perguntei a ele se daria certo por causa do suporte,e ele disse que ñ pois iria usar do vectra,quando sobrar uma grana vou fazer isso
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