Olá pessoal !
A um tempo atrás tivemos uma 'discussão sadia' neste tópico a respeito da eficiência dos freios do Monza GLS 96/96, no caso com discos ventilados na frente e tambor na traseira...
Na época alguns usuários e moderadores aqui do forum postaram as suas opiniões a respeito do freio original do monza com tambor na traseira.... Eu comentei que os meus freios apresentavam fadiga rapidamente apos um uso severo (tocada BEM esportiva) e mesmo na cidade era caixão pro motorista se ele não cuidar dos freios... :smt011
Alguns usuários e moderadores afirmam que os freios do monza estando 'em dia' não apresentam fadiga rapidamente, e eu fiquei de fazer todo o meu freio para tirar a prova... :smt017
POIS BEM !
Fiz todo o freio galera, foram instalados novas pastilhas CobreQ, novos discos Vargas e utilizado Fluido de Freio Vargas DOT 4. As lonas e tambores traseiros estavam em ótimo estado, e trocar elas seria jogar 'dinheiro fora' segundo o reparador da ChevroAUTO de Jaraguá deo Sul, oficina especializada Chevrolet. Nada de vazamentos nos reparos dos tambores, tudo 100% perfeito !
Após deixar o freio novo de novo, rs rs, usei o sistema por 1000Km de modo normal, sem 'descer a lenha' como costumo fazer de vez em sempre, rs rs... Para os discos e pastilhas 'sentarem' bem...
Ai neste último final de semana peguei a serra de Pomerode e Blumenau, indo por dentro de Jaragua o Sul, e aproveitei e desci a lenha pq tinha uma S10 me incomodando (eta caminhonete manca, não anda b.o.s.t.a nenhuma essas S10 2.2 4 cilin....)... Desci a lenha pra valer na descida da serra e PARA A MINHA SURPRESA DEPOIS DE 3 CURVAS OS FREIOS JÁ ESTAVAM ABRINDO O BICO !!
Foi uso severo mesmo, mandando o pau na descida da serra, e depois de míseras 3 curvas freiando forte como num carro de competições, o freio FOI PRO SACO !
Cara não deu nem 2 km de descida e o freio, sob utilização extremamente severa e sem carga no carro, já abriu o bico... Levei outro cagaço danado !!! :smt014
Bom pra mim já ficou claro que os freios do Chevrolet Monza GLS 96/96 são uma bela porcaria, toscos mesmos, utilizaram freios de Corsa 1.NADA em uma Sedan de 1.1 Tonelada !!!!
QUE ABSURDO !!!!
Eu já sei da opinião de todos, não é necessário que ninguem responda a esta mensagem, embora se o fizerem aceito e respeito muito a opinião de todos, mas pra mim, mesmo que o freio do monza esteja em OTIMO ESTADO, ele é uma bela porcaria, um atentado a minha vida, palhaçada da GM ! (General M.e.r.d.a)
Abraço a todos e insisto em dizer que investir $$$$$ nos freios originais desse carro é pegar 250 R$ e limpar a b.u.n.d.a, pois são freios sub dimensionados e patéticos !
T+
Julio Cesar Ledo escreveu:Eu particularmente acho o Freio do Monza (Tubarão 96/96) muito mediano/ruim, com tendência grotesca a dar fadding em descidas de serra se o 'cidadão' não usar freio motor com frequência...
Se vc resolver dar uns pau por ae, na cidade, tais ferrado.... O freio vai te deixar na mão depois de 15 min acelerando...
:smt010
Acho absurdo isso, essas montadoras economizam MIXARIA e colocam a nossa vida em risco, embora o meu freio tenha discos ventilados na frente, fica só nisso, o diâmetro do disco é patético, o freio traseiro inexiste, e mesmo o sistema estando em bom estado ele não é eficiente, é muito fácil se matar com um sistema de freios patéticos como esse...
Vale lembrar que a vida útil do meu sistema está boa, nada em final de curso, pastilhas trocadas a 10.000km, lonas e reparos todos em dia e NADA de vazamentos, freio de mão perfeito..
Talvez o Monza com disco nas 4 seja bom, mas o meu que tem disco ventilado na frente e tambor na traseira é uma piada de mal gosto...
Um sedan de médio porte que pesa 1.1 tonelada e tem freios de Gol 1.NADA...... Patético.... Valeu GM por economizar em Mixaria ! Freio do meu Monza é um atentado a minha vida !! :smt021
D=