rafael_club escreveu:discordo,escape quando melhorado ganha + potencia no carro entre outras coisas isso é fato e a maioria das pessoas quando faz escape é pensando em cvs que vai vim com as mudanças,
mais eu falei isso tb heheheh. acho que tu não entendeu oque falei sobre que escape nao é so pensando na potencia, repito, nao se pode esperar ter potencia trocando o sistema, o ganho é pequeno, quer potencia mete turbo. eu so reforcei oque tu disse meu velho. le direitinho lá
eu disse que o escapamento é um gargalo pro motor e nao é um gerador de potencia como muitos pensam. nao to discordando oque tu falou. assim como tu mesmo disse que
nao espere mt pois 4x1 por mais bem feito que seja não traz tantos poneis não. a questao nao é SÓ conseguir potencia com escapamento re-dimensionado, seja bem ou mal feito, e sim nao perder potencia sem comprometer o resto ,acho que falou um CLARO, VERDADE, POIS É, SIM da minha parte na citação. é claro que o sistema bem feito é melhor que o mal feito. logico. mais tudo tem um limite é oque quis dizer sobre a potencia. por mais bem feito que seja tem um limite no retorno da potencia. a nao ser que queiram comprometer o resto. é a famosa expressão do coberto curto. o melhor é deixa ele no meio.
tudo tem um limite, o melhor escapamento ideal pra pico de potencia é 1 tubo por cilindro sem junçao se for aspirado cano longo, se for turbo cano curto. esse é o melhor escoamento sem prender o motor em alta, como nos dragster ou carro de arrancada, o escape sai do lado do motor ja. mais por outro lado nao teria torque algum dessa forma, e consumo elevadíssimo, é oque falei do equilíbrio. tu pode ter um sistema bem feito mais nao vai passar de um certo limite de potencia por mais bem feito que seja é oque quero dizer... a nao ser que prejudique o equilíbrio do sistema. vo usar meu exemplo, tenho 4X1 curto de 2" todo o sistema e será adicionado 1 silenciador e ja tem 1 catalisador e talvez um intermediário. esse meu sistema nao gera mais potencia que um coletor 4X1 de 600,00 bem feitinho, e meu sistema é avaliado em 6 conto. a diferença que o meu é todo de inox que tem uma duração maior ou quase infinita, visual, e principalmente melhora a faixa do torque e potencia em baixa e media e alta rotaçao, principalmente nas baixa devido o aquecimento dos gases ser maior devido o inox. só isso.
o meu sistema de escape nao gera > que 15,20,30 cv é basicamente como os outros. na media de 5 a 15cv de retorno. alias, se pegar um coletor 4X1 retao sem restriçao se consegue mais potencia que o meu por uns troco. por outro lado nao tem equilíbrio algum nisso e fora que tempos em tempos tem que reparar. é ae que mora a diferença do custo.
500EF escreveu:O escape menos restritivo (sem catalisador, por exemplo) ganha potencia em relacao ao original com restricao.
pois é, é oque to tentando explicar. por outro lado se perde torque e o consumo sobe um pouco devido o prejudicamento no overlap. ja que nao vai gerar muito vacuo la dentro pra puxar a mistura por estar aberto demais... é oque falei pro Rafael, um sistema bem feito, caro, sobmedida nao vai gerar mais potencia que um mal feito, e sim melhora o equilíbrio. se tem potencia sem perde o resto :smt023
sim, nao so o catalisador, como o intermediário e a ponteira principalmente(câmara anti ressonância) tem o papel de diminuir a velocidade dos gases oque acaba apertando o motor. menos velocidade dos gases = menos ruido = menos potencia = mais torque = menos consumo.