água da torneira no sistema de arrefecimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Elaine, qdo se diz que devem ser colocados 3 litros de aditivo e o restante (em torno de 4,5 litros, dependendo do carro ter sistema de ar quente ou não), de água, isso se refere a TODO o sistema.
Para conseguir colocar esses 7 litros (água + aditivo) o sistema deverá estar VAZIO.
Deve-se desconectar uma mangueira do radiador e deixar a água sair toda primeiro.
Então reconecta-se a mangueira, enche-se de novo o sistema somente com água limpa e repete-se operação até sair água limpinha.
Aí, mangueira conectada novamente, colocam-se os 3 litros de aditivo no reservatório (ele vai descendo para o motor e radiador) e completa-se depois com água.
Não vão caber os 4 litros e meio de água porque já haverá alguma água no sistema, que vc não consegue nunca esvaziar por completo.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Mensagem não lida por fiaelaine »

obrigada pela aula, estava indo por um caminho totalmente errado.

agora vou rever isso tudo.

att.
elaine
vinicius cabral

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Mensagem não lida por vinicius cabral »

Como o Luiz Carlos disse, aqui no Rio usamos a agua da torneira mesmo....Sempre usei em todos os meus carros a agua da torneira mesmo e nunca tive problema algum...E todos os meus carros sempre de 2 em 2 meses faço uma geral no sistema...Como viajo todo fim de semana para Maricá e lá pego estrada de terra, o carro sofre um pouquinho a mais..Então de 2 em 2 meses, faço uma limpeza geral no sistema....
pccoelho52
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Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Mensagem não lida por pccoelho52 »

Snoop escreveu:Então eu coloco agua Mineral???
Ou existe a venda agua propria...
O certo é usar o aditivo para radiador da ACDelco e água desmineralizada. Ou seja, sem sais minerais e sem cloro.
Paulo Cesar Coelho - Santa Cruz - RJ
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Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
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Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Mensagem não lida por pccoelho52 »

fiaelaine escreveu:obrigada pela aula, estava indo por um caminho totalmente errado.

agora vou rever isso tudo.

att.
elaine
O certo é usar o aditivo para radiador da ACDelco e água desmineralizada. Ou seja, sem sais minerais e sem cloro.
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Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Mensagem não lida por pccoelho52 »

pccoelho52 escreveu:Conheça os problemas da utilização de água da torneira no sistema de arrefecimento

Sem sombra de dúvidas, a água que chega às nossas torneiras é pensada para o consumo humano e, ao contrário do que muitos imaginam, não deve ser utilizada no sistema de arrefecimento veicular. Isso porque a água da torneira é extremamente danosa ao motor, por sua carga de componentes químicos, como o cloro, que reage ao entrar em contato com os metais presentes no radiador, como o alumínio, provocando corrosão e afetando, consequentemente, as demais peças do sistema.

A ampla utilização de água ‘torneiral’ no sistema de arrefecimento é fruto de uma cultura errônea que, graças às informações que chegam aos profissionais, através de palestras, informativos, atendimentos técnicos e profissionais bem esclarecidos, vem se alterando a cada dia.

Água boa

Em outras palavras, água boa de beber não serve para refrigerar o motor. O estado de São Paulo tem, por exemplo, uma lei específica que classifica as águas destinadas ao abastecimento doméstico em quatro categorias (Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4), dependendo da necessidade de tratamento para o consumo humano.

Refiro-me ao Decreto nº 8.468/76, que aprova o regulamento da Lei nº 997 de 31 de maio de 1976, que dispõe sobre a Prevenção e o Controle da Poluição do Meio Ambiente. Nele está previsto que, para o abastecimento doméstico, os rios devem ser de Classe 1 a 3 e, à medida que se deteriora a qualidade (da Classe 1 para a Classe 4), o tratamento se torna mais complexo e caro.

Vale lembrar que a qualidade da água é medida a partir dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos encontrados nos efluentes e cargas de efluentes domésticos e industriais a que estão submetidos.

Assim, a água do saneamento básico passa por vários processos de limpeza para neutralização de impurezas, deixando-a potável para o consumo humano. Esse processo consiste na aplicação de produtos químicos, como cloro, flúor, coagulantes, cal e quando muito impura, usa-se carvão ativado e permanganato de potássio.
Fluídos e Químicos ACDelco:
http://www3.chevrolet.com.br/acdelco/fl ... imicos.jsp
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Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O certo é usar o aditivo para radiador da ACDelco e água desmineralizada. Ou seja, sem sais minerais e sem cloro.
O certo é o que preconiza o fabricante do carro, através de seus manuais e publicações técnicas.

No manual de reparações do Monza está escrito, com toda a clareza, o que deve ser colocado no sistema de arrefecimento do motor.
E com certeza não é água desmineralizada.
Qto ao aditivo, ele não necessariamente precisa ser o AC Delco. Existem outras marcas similares e que fazem o mesmo efeito.
Ainda segundo o manual, alguns Monzas sem ar condicionado nem esse aditivo precisam usar, e sim óleo solúvel.

Nota: para quem não sabe, o manual de reparações do Monza está disponível para download aqui no fórum.

Abraços
Luiz Carlos
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