água da torneira no sistema de arrefecimento
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4252
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: água da torneira no sistema de arrefecimento
Elaine, qdo se diz que devem ser colocados 3 litros de aditivo e o restante (em torno de 4,5 litros, dependendo do carro ter sistema de ar quente ou não), de água, isso se refere a TODO o sistema.
Para conseguir colocar esses 7 litros (água + aditivo) o sistema deverá estar VAZIO.
Deve-se desconectar uma mangueira do radiador e deixar a água sair toda primeiro.
Então reconecta-se a mangueira, enche-se de novo o sistema somente com água limpa e repete-se operação até sair água limpinha.
Aí, mangueira conectada novamente, colocam-se os 3 litros de aditivo no reservatório (ele vai descendo para o motor e radiador) e completa-se depois com água.
Não vão caber os 4 litros e meio de água porque já haverá alguma água no sistema, que vc não consegue nunca esvaziar por completo.
Abraços
Para conseguir colocar esses 7 litros (água + aditivo) o sistema deverá estar VAZIO.
Deve-se desconectar uma mangueira do radiador e deixar a água sair toda primeiro.
Então reconecta-se a mangueira, enche-se de novo o sistema somente com água limpa e repete-se operação até sair água limpinha.
Aí, mangueira conectada novamente, colocam-se os 3 litros de aditivo no reservatório (ele vai descendo para o motor e radiador) e completa-se depois com água.
Não vão caber os 4 litros e meio de água porque já haverá alguma água no sistema, que vc não consegue nunca esvaziar por completo.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 14
- Registrado em: 21 Fev 2009, 12:22
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: água da torneira no sistema de arrefecimento
obrigada pela aula, estava indo por um caminho totalmente errado.
agora vou rever isso tudo.
att.
elaine
agora vou rever isso tudo.
att.
elaine
Re: água da torneira no sistema de arrefecimento
Como o Luiz Carlos disse, aqui no Rio usamos a agua da torneira mesmo....Sempre usei em todos os meus carros a agua da torneira mesmo e nunca tive problema algum...E todos os meus carros sempre de 2 em 2 meses faço uma geral no sistema...Como viajo todo fim de semana para Maricá e lá pego estrada de terra, o carro sofre um pouquinho a mais..Então de 2 em 2 meses, faço uma limpeza geral no sistema....
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 106
- Registrado em: 28 Out 2008, 23:54
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: água da torneira no sistema de arrefecimento
O certo é usar o aditivo para radiador da ACDelco e água desmineralizada. Ou seja, sem sais minerais e sem cloro.Snoop escreveu:Então eu coloco agua Mineral???
Ou existe a venda agua propria...
Paulo Cesar Coelho - Santa Cruz - RJ
Monza 2.0 EFI 94 - 95 Sistema MULTEC 700
Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
http://img18.imageshack.us/my.php?image ... fvqm84.jpg
Monza 2.0 EFI 94 - 95 Sistema MULTEC 700
Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
http://img18.imageshack.us/my.php?image ... fvqm84.jpg
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 106
- Registrado em: 28 Out 2008, 23:54
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: água da torneira no sistema de arrefecimento
O certo é usar o aditivo para radiador da ACDelco e água desmineralizada. Ou seja, sem sais minerais e sem cloro.fiaelaine escreveu:obrigada pela aula, estava indo por um caminho totalmente errado.
agora vou rever isso tudo.
att.
elaine
Paulo Cesar Coelho - Santa Cruz - RJ
Monza 2.0 EFI 94 - 95 Sistema MULTEC 700
Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
http://img18.imageshack.us/my.php?image ... fvqm84.jpg
Monza 2.0 EFI 94 - 95 Sistema MULTEC 700
Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
http://img18.imageshack.us/my.php?image ... fvqm84.jpg
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 106
- Registrado em: 28 Out 2008, 23:54
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: água da torneira no sistema de arrefecimento
Fluídos e Químicos ACDelco:pccoelho52 escreveu:Conheça os problemas da utilização de água da torneira no sistema de arrefecimento
Sem sombra de dúvidas, a água que chega às nossas torneiras é pensada para o consumo humano e, ao contrário do que muitos imaginam, não deve ser utilizada no sistema de arrefecimento veicular. Isso porque a água da torneira é extremamente danosa ao motor, por sua carga de componentes químicos, como o cloro, que reage ao entrar em contato com os metais presentes no radiador, como o alumínio, provocando corrosão e afetando, consequentemente, as demais peças do sistema.
A ampla utilização de água ‘torneiral’ no sistema de arrefecimento é fruto de uma cultura errônea que, graças às informações que chegam aos profissionais, através de palestras, informativos, atendimentos técnicos e profissionais bem esclarecidos, vem se alterando a cada dia.
Água boa
Em outras palavras, água boa de beber não serve para refrigerar o motor. O estado de São Paulo tem, por exemplo, uma lei específica que classifica as águas destinadas ao abastecimento doméstico em quatro categorias (Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4), dependendo da necessidade de tratamento para o consumo humano.
Refiro-me ao Decreto nº 8.468/76, que aprova o regulamento da Lei nº 997 de 31 de maio de 1976, que dispõe sobre a Prevenção e o Controle da Poluição do Meio Ambiente. Nele está previsto que, para o abastecimento doméstico, os rios devem ser de Classe 1 a 3 e, à medida que se deteriora a qualidade (da Classe 1 para a Classe 4), o tratamento se torna mais complexo e caro.
Vale lembrar que a qualidade da água é medida a partir dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos encontrados nos efluentes e cargas de efluentes domésticos e industriais a que estão submetidos.
Assim, a água do saneamento básico passa por vários processos de limpeza para neutralização de impurezas, deixando-a potável para o consumo humano. Esse processo consiste na aplicação de produtos químicos, como cloro, flúor, coagulantes, cal e quando muito impura, usa-se carvão ativado e permanganato de potássio.
http://www3.chevrolet.com.br/acdelco/fl ... imicos.jsp
Paulo Cesar Coelho - Santa Cruz - RJ
Monza 2.0 EFI 94 - 95 Sistema MULTEC 700
Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
http://img18.imageshack.us/my.php?image ... fvqm84.jpg
Monza 2.0 EFI 94 - 95 Sistema MULTEC 700
Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
http://img18.imageshack.us/my.php?image ... fvqm84.jpg
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4252
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: água da torneira no sistema de arrefecimento
O certo é o que preconiza o fabricante do carro, através de seus manuais e publicações técnicas.O certo é usar o aditivo para radiador da ACDelco e água desmineralizada. Ou seja, sem sais minerais e sem cloro.
No manual de reparações do Monza está escrito, com toda a clareza, o que deve ser colocado no sistema de arrefecimento do motor.
E com certeza não é água desmineralizada.
Qto ao aditivo, ele não necessariamente precisa ser o AC Delco. Existem outras marcas similares e que fazem o mesmo efeito.
Ainda segundo o manual, alguns Monzas sem ar condicionado nem esse aditivo precisam usar, e sim óleo solúvel.
Nota: para quem não sabe, o manual de reparações do Monza está disponível para download aqui no fórum.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ