Página 4 de 7

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Enviado: 05 Nov 2008, 17:12
por Marcell 500 EF
brunosobrino escreveu:
Retire o rele, se parar de funcionar, tu ja sabe do que é o rele. Vai por tentativas.

Mas como assim parar de funcionar ? Eu espero a luz de temperatura acender e vou retirando o rele pra ver qnd q apaga ?
Pelo que eu pude ver, o Relê 18 fica bem no meio da caixa de fusíveis na parte de baixo. Tem 2 pra esquerda e dois para a direita. Assim fica mole de achar, só ver qual está no meio.

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Enviado: 05 Nov 2008, 18:11
por Luiz Carlos (Rio)
Como bem disse o Carlos Freire uma vez (exatamente sobre esse relé), nem sempre o catálogo diz a verdade. Tirei algumas fotos da minha caixa de fusíveis, pelo lado de trás, e de fato nada coincide com a figura do ChepChev.
As 2 fotos que interessam estão abaixo. O relé em questão é o grandão de nº 52 267 685 à direita na foto (esq. em relação à posição do motorista):

Imagem

Imagem

Abraços e boa sorte.

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Enviado: 05 Nov 2008, 18:30
por Luiz Carlos (Rio)
Aproveitando as fotos (já que a posição desses relés sempre deixa dúvidas), nelas se vê outros 3 relés.

1- o primeiro da esquerda, grande e amarelo, nº 52 280 684, é o relé temporizador do levantamento dos vidros elétricos. Deve ser aquele que, por 1 minuto após se desligar a chave de ignição, permite movimentar os vidros.

2- o do meio, tamanho médio e preto, no meu carro apresentando o nº 90 240 665, é a cigarra que avisa qdo as lanternas ou faróis estão acesos e o motor está desligado e a porta do motorista está aberta. O relé com essa numeração, segundo o catálogo, não é aplicável ao Monza, e sim ao Kaddet e Omega. O som dessa cigarra é diferente do som do meu outro Monza, que era um Bip-bip-bip.

3- O relé pequeno sobre o da luz de aviso de temperatura deve ser o de farol de neblina. Pela numeração dele, 522 288 733, pode ser aplicado em vários lugares. Pode ser também o relé temporizador dos faróis.

Espero que essas informações possam ser úteis a alguém do fórum, um dia :D

Abraços

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Enviado: 05 Nov 2008, 22:10
por brunosobrino
Mensagempor Luiz Carlos (Rio) em 05 Nov 2008, 18:11
Como bem disse o Carlos Freire uma vez (exatamente sobre esse relé), nem sempre o catálogo diz a verdade. Tirei algumas fotos da minha caixa de fusíveis, pelo lado de trás, e de fato nada coincide com a figura do ChepChev.
As 2 fotos que interessam estão abaixo. O relé em questão é o grandão de nº 52 267 685 à direita na foto (esq. em relação à posição do motorista):

Caro amigo Luiz Carlos... nao tenho palavras para agradecer a sua paciencia e boa vontade em me ajudar... fico realmente mt grato por toda esta sua "prestatividade".

Amigo eu acabei de trocar o rele... foi meio dificil pois estava meio emperrado pois acredito q ainda era o original... bom... depois de colocar o novo no locar... ( o atual e preto o anterior era cinza, axo q o meu e paralelo ), deixei ligado o carro ate q se armasse a ventuinha para ver se a maldita luz acendia... bom ela nao acendeu como acontecia antigamente. agora fico torcendo pra ter consertado. Amanha vou verificar com mais calma para ver se botei o rele direito... pois aparentemente sanou o problema.

Agradeço mais um vez a vc e todos q me ajudaram mais um vez com esses probleminhas chatos.



COMO NAO PODERIA DEIXAR DE PERGUNTAR MAIS UM COISA RSSSSS

Acontece q o meu carro esta com o seguinte problema. Qnd eu atinjo uma certa velocidade... axo q acima de 60 km, e em seguida paro o carro por qq motivo. O carro fica dando umas aceleradinhas sozinhas... ai eu acelero um pouco e o prob. para. Fui informado por um colega q tem um kadett com o mesmo problema q o motivo disso e o Sensor de RPM... gostaria da confirmação de vcs... se realmente e este o prob. se sim mais uma vez pergunto ? Onde fica este sensor ? Obrigado mais um vez.

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Enviado: 06 Nov 2008, 00:03
por Luiz Carlos (Rio)
Bruno, de fato, qdo a marcha lenta oscila depois de uma reduzida de motor, o maior suspeito é o sensor de velocidade (não de rpm).
Esse sensor fica na caixa de marcha, no lugar onde sai o cabo do velocímetro.
Se não for o sensor de velocidade, também chamado de VSS, pode ser o motor de passo.
Em Monzas com injeção eletrônica, qdo esse sensor está ruim, a luz de marcha ascendente não acende.
Por outro lado, muitos eletricistas ligam o terra do sensor de velocidade no lugar errado.
Ele deve ser ligado ao massa do alternador, muitos eletricistas ligam ele erradamente ao positivo do alternador.

Abraços

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Enviado: 06 Nov 2008, 08:16
por brunosobrino
Bruno, de fato, qdo a marcha lenta oscila depois de uma reduzida de motor, o maior suspeito é o sensor de velocidade (não de rpm).
Esse sensor fica na caixa de marcha, no lugar onde sai o cabo do velocímetro.
Se não for o sensor de velocidade, também chamado de VSS, pode ser o motor de passo.
Em Monzas com injeção eletrônica, qdo esse sensor está ruim, a luz de marcha ascendente não acende.
Por outro lado, muitos eletricistas ligam o terra do sensor de velocidade no lugar errado.
Ele deve ser ligado ao massa do alternador, muitos eletricistas ligam ele erradamente ao positivo do alternador.

Abraços

Entao suponho q a melhor coisa a ser feita e levar o carro em um bom eletricista ?

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Enviado: 06 Nov 2008, 08:19
por brunosobrino
Aquele 1º rele laranja da foto se nao me engano no meu carro ele é do pisca, pois a seta nao estava piscando, ficava apenas acesa, troquei este rele e agora esta bom.

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Enviado: 06 Nov 2008, 08:22
por waldir
<<<Acontece q o meu carro esta com o seguinte problema. Qnd eu atinjo uma certa velocidade... axo q acima de 60 km, e em seguida paro o carro por qq motivo. O carro fica dando umas aceleradinhas sozinhas... ai eu acelero um pouco e o prob. para. Fui informado por um colega q tem um kadett com o mesmo problema q o motivo disso e o Sensor de RPM... gostaria da confirmação de vcs... se realmente e este o prob. se sim mais uma vez pergunto ? Onde fica este sensor ? Obrigado mais um vez.>>>


Amigos,

eu já tive este problema e era o motor de passo. Foi feito uma limpesa nele e no alojamento no TBI, ou seja, foi descarbonizado o TBI. Na época eu não 'fuçava' como hoje, que regularmente 2 vezes por ano dou uma limpada no TBI.

Qto ao sensor de velocidade, o sintoma que apresentava era de ao parar no farol o motor quase morrer e no scanner acusou falha e foi trocado. Na época ainda não havia descoberto a possibilidade de ligar a luz de seta de marcha ascendente, que só ocorreu quando me associei ao Monzeiros.

waldir