Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Diego Rodrigues escreveu:Eu fiz a limpeza dessa mesma peça há uns 2 meses. coloquei fogo nela pra amolecer a sujeira e depois limpei com querosene. Antes da limpeza a panela do filtro de ar ficava cheia de óleo.

na época não pesquisei se tinha a peça nova pra vender, era num final de semana. agora que sei que tem, vou procurar comprar uma e trocar o filtro e a junta da tampa também.

falou!
Ae Diegão, vou passar o código do filtro, ai fica mais fácil pra vc achar.

Cod: 90128374

AbraçO!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
JR Matos - RJ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 130
Registrado em: 30 Mai 2008, 20:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por JR Matos - RJ »

No Monza 1990/90 motor 2.0 tb tem esse filtro da tampa de válvulas ?????
A carcaça do meu filtro de ar está um pouko suja de óleo!!!!

VLWWWWW!!!!!!!!!!!!!!
JR MATOS
Monza 1990/90 SL/E 2.0,Preto,Gasolina/GNV, Insulfilm G5,Rodas Aro 15,Trava,Vidro,Retrovisor e Mala Elétrica,Volante Escamoteável,Alarme
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Rafaelo »

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17871
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Marcel Murai escreveu:Carlos,
Oque causa essa sujeirada na mangueira a ponte de parecer barro? É oleo ou combustivel ruim??
Abcs,
Marcel,

acredito que seria vapor de óleo que com o tempo acaba se solidificando, por conta do respiro do motor. Eu sempre utilizei óleo de motor e combustível de boa qualidade no meu Monza e também tive esse problema. No caso de veículos a gasolina acontece isso com mais frequência, inclusive de sujar o eixo do atuador de marcha lenta deixando a marcha lenta instável. O atuador de marcha lenta também recebe o respiro do motor.

O procedimento para desobstruir a conexão do coletor de admissão do meu Monza, dois outros Monza de amigos e um Kadett do tio da minha esposa, foi o uso de um arame, desengripante a vontade e muita paciência.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17871
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

JR Matos - RJ escreveu:No Monza 1990/90 motor 2.0 tb tem esse filtro da tampa de válvulas ?????
A carcaça do meu filtro de ar está um pouko suja de óleo!!!!

VLWWWWW!!!!!!!!!!!!!!
Jr Matos,

todo Monza (de 82 a 96) tem esse filtro do respiro na tampa de válvulas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por José Leal »

Carlos A. Freire escreveu:Diego,

o sensor térmico do filtro de ar do Monza EFI gasolina, tem a entrada ligada ao distribuidor de vácuo e a saída ligada ao ponta da válvula Thermac. O funcionamento o Marcel já postou aqui e fique atento ao motivo de desligarem o sistema.
No TBI do Monza 96 gasolina, tem três saídas, a primeira da esquerda para direita está a magueira do canister, a do meio fica a mangueira da válvula EGR e a da direita fica a mangueira do sensor MAP.
Eu troquei esse filtro do respiro do motor a uns três anos atrás e se está muito sujo, verifique também se não estão obstruídos a mangueira mais fina que sai da tampa de válvulas e vai ao coletor de admissão e se a a conexão do coletor de admissão onde se conecta essa mengueira também não está obstruída. Retire a mangueira, ligue o motor, coloque o dedo e verifique se há sucçao neste ponto. Essa conexão obstruída, não provoca aumento de consumo ou interferência no desempenho do carro, porém, em viagens longas, a tampa do compartimento do filtro de ar acaba empenando por excesso de calor.

Abs,

Carlos Freire
Professor... agora é que eu ví que tá tudo ligado errado no meu carro... o sensor MAP é uma peça quadrada, que fica embaixo da panela do filtro de ar? Onde é ligada a mangueira que vai para a flauta de distribuição de vácuo?

Então a mangueira que sai da tampa de válvulas tem uma divisão, onde a parte mais grossa é ligada na panela do filtro de ar e a mais fina é ligada no coletor de admissão?

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17871
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Professor... agora é que eu ví que tá tudo ligado errado no meu carro... o sensor MAP é uma peça quadrada, que fica embaixo da panela do filtro de ar? Onde é ligada a mangueira que vai para a flauta de distribuição de vácuo?
Sim o sensor MAP é essa peça retangular que está fixado por baixo do compartimento do filtro de ar, do lado direito.
A mangueira do sensor MAP vai conectada no TBI, a conexão de diâmmetro maior e a última da direita.
Então a mangueira que sai da tampa de válvulas tem uma divisão, onde a parte mais grossa é ligada na panela do filtro de ar e a mais fina é ligada no coletor de admissão?
É isso mesmo...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por José Leal »

Professor, só me esclareça mais umas coisinhas:

Quando vc fala da esquerda para a direita, isso é olhando pela frente do carro?

A valvula EGR é aquela redonda que fica na mangueira do cânister?

Até mais! :smt023
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Responder