As fotos dos alto falantes com as minhas constatações eu publiquei acima.
Como vocês podem ver na foto, consegui tirar o painel de instrumentos, sem precisar sacar o volante:
![Imagem](http://i39.tinypic.com/2vbvrc3.jpg)
![Imagem](http://i39.tinypic.com/2duwhvt.jpg)
Esta é a porca que estava solta, motivando as chacoalhadas que me incomodava. Fiz o aperto e o problema sumiu.
![Imagem](http://i44.tinypic.com/29572c5.jpg)
Mas eu não me contentei, resolvi desmontar as molduras do painel e os dutos de ventilação para um bom banho.
![Imagem](http://i44.tinypic.com/33a4dh3.jpg)
Apesar de usar escova de dente para lavar as gradinhas, não foi preciso usar fio dental rsrsrs... Brincadeiras à parte, usei a escovinha de dente para alcançar todo e qualquer resíduo de poeira, sem machucar o acabamento da peça.
![Imagem](http://i41.tinypic.com/24wv7nk.jpg)
Como a moldura do afogador está trincada, comprei uma nova original, que deve chegar na próxima semana. As peças miúdas e mais delicadas eu lavei com escovinha de dente também. O relógio e demais peças que não podem molhar eu lavei e enxaguei com cotonete e sequei com papel absorvente (papel toalha). Peças maiores com sabão de coco e peças menores com uma pitadinha de detergente neutro líquido.
![Imagem](http://i41.tinypic.com/33jh92u.jpg)
Depois, passei para o painel de instrumentos. A parte de dentro estava bem empoeirada.
![Imagem](http://i42.tinypic.com/2mfdylz.jpg)
Ainda tem este lacre. Bacana, né !?!
![Imagem](http://i43.tinypic.com/jichgy.jpg)
Aqui eu já havia montado os reloginhos depois da limpeza.
![Imagem](http://i44.tinypic.com/11vje36.jpg)
O meu outro problema estava aqui, no conta-giros. Como vocês puderam observar nas minhas demais fotos, o conta-giros ficava parado em 1000 a 2000 rpm, mesmo com o motor desligado. Saquei ele do painel de instrumento e lubrifiquei o mecanismo com WD 40. Ficou muito bom, mas eu preferi instalar um outro conta-giros que eu tinha guardado, original, novinho em folha. Mas na hora de instalar, percebi que, além da diferença natural de tonalidade do ponteiro laranja, tem uma pequena diferença, quase que imperceptível, na grafia dos números. Na foto, o conta-giros do lado esquerdo é o novo e o do lado direito é o que veio do carro. Percebam que os números parecem ser um pouquinho mais finos na peça nova. O do carro é o que veio de fábrica, fabricado em 1987 e a peça nova foi fabricada em 1991.
![Imagem](http://i40.tinypic.com/205fj10.jpg)
Enquanto o WD-40 fazia efeito, passei para a limpeza das lâmpadas. Um delas estava começando a trincar e outra estava escura. Então, comprei uma caixa de lâmpadas para trocar estas e outras que ficaram no painel e que também precisam ser substituídas.
![Imagem](http://i39.tinypic.com/2n8vvar.jpg)
O ponteiro do conta-giros de 1987 que veio no carro ficou muito bom, mas não tão solto quanto o do conta-giros novo fabricado em 1991. Por isso, resolvi instalar o novo, logo de uma vez. Percebam que a grafia (impressão) dos números do velocímetro parecem estar mais forte (negritados) se comparados com o novo conta-giros. Mas vou manter a peça nova assim mesmo e caso o outro conta-giros venha a ficar mais solto, aí vou avaliar a possibilidade de voltá-lo para o painel. Mas, deste jeito, parece ter ficado muito bom. Vamos ver depois se não vai dar diferença na iluminação, né?! Ao fundo, a caixinha da GM é de um reostato novo que deverá substituir o que está no carro, com bastante oxidação e mal contato.
![Imagem](http://i39.tinypic.com/2z80miq.jpg)
Aproveitei também para já fazer a substituição do botão (chave) de luz. O antigo estava ressecado, trincado, esbranquiçado e com a lâmpada queimada. Então, já fiz a troca por outro botão original novo. Na hora de montar a moldura no painel, farei a substituição da lâmpada.
E aí pessoal, alguém aí encontrou algum erro nos meus procedimentos ou tem alguma sugestão?
Havendo novidades, volto a falar com todos novamente, com novas fotos!
Obrigado pela força!
Abraço a todos.