
Comando Válvulas N20XF (Roletado)
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Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)
coletor de empresa de performace, nao original do motor. barato so 650 euros. o de "plastico" custa 200 reias hehehe
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Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)
VOCÊS SAO F... MESMO HEIN :smt041 :smt041 TO LENDO E BABANDO quem sabe, sabe !!!! me sinto honrado de participar de uma comunidade como esta !!!
Na hora que for dar um UP no meu monza ja vai ta tudo mastigado !!!! e ja sei por onde começar !!!!
Voces falando e eu aprendendo :smt107
MUITO OBRIGADO :smt023
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)
Ele veio equipando nos CorsaE, Kadett E, Calibra, Vectra A, C20NE opel, mas acretido que foi o pioneiro do coletor longo, que optimiza o fluxo de ar.Meio grotesco mas pelo preço de 500 euros.
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Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)
ta barato......Cleber Brogni escreveu:Ele veio equipando nos CorsaE, Kadett E, Calibra, Vectra A, C20NE opel, mas acretido que foi o pioneiro do coletor longo, que optimiza o fluxo de ar.Meio grotesco mas pelo preço de 500 euros.
eu se fosse vc comprava uma duzia pra revender......
500 euros, deve vir uma porrada de hps......
Abraços Fontana
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Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)
intendi, é de concepção antiga modelo longo, ate esteticamente é estranho. se observarem vao ver que a nova concepçao(praticamente todos os motores de hoje) de coletores sao mais equilibrados e suaves nas curvas e nao tao longo como esse. sao mais leve e de alma lisa.
esse ainda deve ter as marcas das fundições(areia verde) dentro dele por ser de aluminio, ou seja rugoso, tendo perda de velocidade e turbulencia caos dentro dele oque nao é bom pra mpfi.
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Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)
dando seguimento ao conteudo original do topico.
como tinha prometido no começo vou colocar mais dados complementares do comando N20XF. o pessoal sempre me pergunta como é o sistema de lubrificação desse comando, eis a resposta. o comando original nao possui lubrificação de came(came furado que faz aquela molhaçada dentro da torre hehehe), a lubrificação é proviniente do balancim. é o balancim que espreme o tucho carregado e o oleo sobre saliente e atirado como um jato contra o o rolete. essa é a forma mais eficiente de lubrificaçao, dessa forma o oleo sai por iqual na face do came quando acionado o balancim, molhando oque é realmente nescessario, apertando ele. esse cabeçote praticamente nao se escuta funcionando, de tao silencioso que é seu acionamento. o barulho que se escuta é mais as valvulas injetoras que o proprio cabeçote
ou seja, quando o came do comando abaixa, o balancim aperta o tucho, e o tucho expulsa pra cima o oleo na ponta dele. o jato é super rapido e fino. por isso que esse sistema é muito sensivel a oleos. muita gente por falta de informaçao usa qualquer oleo. isso é um erro, pq a calibragem foi projetada pra oleo fino como o 5W30. sempre ele, mesmo se o motor estiver gasto. se usar um oleo grosso nao vai sair o jato, vai travar gerando pressao...
vamos as imagens
parte interna do balancim, reparem la no fundo um micro furo. ele tem 0.5mm de diametro. é por onde passa o oleo proviniente da ponta de apoio do tucho. ou seja a descarga do tucho quando acionado(pressionado) pelo came.

agora é a saida do oleo em formato de jato, sai desse mesmo furo em angulo ate o rolete do balacim.

OBS: topico principal atualizado.
como tinha prometido no começo vou colocar mais dados complementares do comando N20XF. o pessoal sempre me pergunta como é o sistema de lubrificação desse comando, eis a resposta. o comando original nao possui lubrificação de came(came furado que faz aquela molhaçada dentro da torre hehehe), a lubrificação é proviniente do balancim. é o balancim que espreme o tucho carregado e o oleo sobre saliente e atirado como um jato contra o o rolete. essa é a forma mais eficiente de lubrificaçao, dessa forma o oleo sai por iqual na face do came quando acionado o balancim, molhando oque é realmente nescessario, apertando ele. esse cabeçote praticamente nao se escuta funcionando, de tao silencioso que é seu acionamento. o barulho que se escuta é mais as valvulas injetoras que o proprio cabeçote

ou seja, quando o came do comando abaixa, o balancim aperta o tucho, e o tucho expulsa pra cima o oleo na ponta dele. o jato é super rapido e fino. por isso que esse sistema é muito sensivel a oleos. muita gente por falta de informaçao usa qualquer oleo. isso é um erro, pq a calibragem foi projetada pra oleo fino como o 5W30. sempre ele, mesmo se o motor estiver gasto. se usar um oleo grosso nao vai sair o jato, vai travar gerando pressao...
vamos as imagens
parte interna do balancim, reparem la no fundo um micro furo. ele tem 0.5mm de diametro. é por onde passa o oleo proviniente da ponta de apoio do tucho. ou seja a descarga do tucho quando acionado(pressionado) pelo came.

agora é a saida do oleo em formato de jato, sai desse mesmo furo em angulo ate o rolete do balacim.

OBS: topico principal atualizado.
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Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)
É, esse aqui,é o bicho :smt023