Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por RicardoDS »

Para tirar SMD uso uma Toyo TS-850, mas para colocar/ressoldar vai no ferrinho de 60W e ponta fina.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Tambem podemos estabilizar a tensao entao usando um transistor 7812 com um resistor no GND para filtrar em 14V.
Os reguladores de tensão da linha 78xx suportam até 1 ampère . O módulo Hey consome bem mais. O transistor de chaveamento da bobina de ignição tem uma Ic (corrente de coletor) relativamente alta. Digo isso pois já consertei módulos do carburado com o transistor de potência ferrado. Eu optaria por colocar um 2N3055 em série com a alimentação e um zener de 12v ou até mesmo um 7812 polarizando a base. Assim a tensão jamais passaria 12,6 V :smt023 .
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu uso uma estação de solda e uma estação de retrabalho para troca de ic's SMD. Troco ic's com mais de 300 pernas, rsrsrs!!! Quando o IC é pequeno, para não"armar o circo" e ser mais rápido, uso um soprador térmico mesmo. Rsrsrsrs!!! Tudo depende o que vai remover e da habilidade com a ferramenta. Já vi muitos amigos inutilizar pci's por estourar o tempo ou excesso de aquecimento com a estação de retrabalho.

Não sei se o AN7805 teria corrente suficiente para aguentar o funcionamento do HEI. Creio que se fosse fácil assim, já teríamos essa modificação.

Quando falamos de transistor para saída de potencia assim, além de corrente, tem o tempo de chaveamento e outros detalhes. Se o 2N3055 que tem um tamanho grande para o encapsulamento de metal, fosse bom seria utilizado em circuitos de saída horizontal de TV de tubo. Onde a frequência de chaveamento é alta (15750hz). Para esse chaveamento usa-se outros transistores mais adequados. O 2N3055 é muito bom para saída de áudio e regulador de fonte.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

é verdade nao é so isso pessoal, tem que ver a tensao maxima que ele suporta devido o chaveamento do primario da bobina.

o objetivo é nao passar dos 14.4V de saida regulada(nao da pra confiar so no regulador de tensao do alternador, se falhar um abraço...) tem que suportar ate 8A, e um tensao de < 80V, e ter um fato de dissipaçao muito boa. essa é a exigencia do circuito. dessa forma regula a tensao da bobina e de quebra o HEI. ja que é ligado na bobina + HEI no positivo pelo mesmo fio.

corrigindo que falei, tem que ser depois da bobina ja que a mesma precisa mais tensao pra chavear o primario. o HEI que nao precisa mais que 14.4V
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
gabri_hawk

Quando falamos de transistor para saída de potencia assim, além de corrente, tem o tempo de chaveamento e outros detalhes. Se o 2N3055 que tem um tamanho grande para o encapsulamento de metal, fosse bom seria utilizado em circuitos de saída horizontal de TV de tubo. Onde a frequência de chaveamento é alta (15750hz). Para esse chaveamento usa-se outros transistores mais adequados. O 2N3055 é muito bom para saída de áudio e regulador de fonte.
É verdade Carlos Freire . Usei inclusive muitos BU 2508 e em saída horizontal de monitores CRT cuja frequência de varredura é ainda mais alta podendo chegar aos 45 khz . Apesar de o 2N3055 ter uma FT (frequência de transição )de 3 MHz ele não é aplicado em chaveamente de frequências altas pois isso reduz o seu Hfe . Ele jamais substituiria o elemento chaveador (interno) do módulo Hey. Porém , serviria com louvor como um regulador de tensão (externo e em série com a alimentação do módulo) uma vez que seu Ic é de 15 A e conforme dito anteriormente a corrente drenada pelo elemento chaveador é de 8A . Esse é o propósito que indiquei o 2n3055, nada mais que um regulador série para que a ALIMENTAÇÃO não supere os 12,6 V.:smt023 .
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Bem, já reportei aqui no forum meu drama com meu ex-monza na rodovia Castello Branco com a queima repentina do mdulo hei mte.
Simplesmente a 120km/h o modulo me queima. Só lembro que o RPM apagou e tinha que manobrar rapido entre os caminhoes para o acostamento. isso tudo com o motor apagado.
No acostamento fiz varios testes. conclui que nao tinha faisca. Em instantes chegou o guincho sem eu chamar. Nessas horas que damos valor a rodovias pedagiadas. O cara foi muito legal. me levou ate um mecanico que por sorte tinha um modulo hei.

Eu queria viajar com o monza de sergipe a sao paulo mas tenho medo de ficar na mao em lugar perigoso. Mesmo eu tendo as peças sobressalentes. Hoje em dia coisa mais facil é matar por motivo futil.
Até estive bolando um rele para que se o principal hei queimasse o secundario assumisse o controle instantaneamente atraves de comutacao.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
gabri_hawk

Pode-se também usar um diodo zener de 13v o 3EZ13D5 na base de um 2N3055 assim teria-se 13,6 V constantes .
gabri_hawk

Marcel Murai escreveu:Bem, já reportei aqui no forum meu drama com meu ex-monza na rodovia Castello Branco com a queima repentina do mdulo hei mte.
Simplesmente a 120km/h o modulo me queima. Só lembro que o RPM apagou e tinha que manobrar rapido entre os caminhoes para o acostamento. isso tudo com o motor apagado.
No acostamento fiz varios testes. conclui que nao tinha faisca. Em instantes chegou o guincho sem eu chamar. Nessas horas que damos valor a rodovias pedagiadas. O cara foi muito legal. me levou ate um mecanico que por sorte tinha um modulo hei.

Eu queria viajar com o monza de sergipe a sao paulo mas tenho medo de ficar na mao em lugar perigoso. Mesmo eu tendo as peças sobressalentes. Hoje em dia coisa mais facil é matar por motivo futil.
Até estive bolando um rele para que se o principal hei queimasse o secundario assumisse o controle instantaneamente atraves de comutacao.
Bem tenso isso aí amigo !! Já voltei de Penedo ao Rio de Janeiro com o meu carburado cortando o tempo todo e tome estouro no escapamento !! :shock: Tudo por causa de aterramento deficiente no módulo de ignição :( .
Responder