Dica sobre a água do radiador...

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por waldir »

Ramon,

veja o video se vc comprou Paraflu



A especificação da GM é de 40% de aditivo, ou seja 3lt de aditivo e completar com água

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17871
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ramon Neves escreveu:Mas Carlos no rótulo não esta dizendo a proporção, esta dizendo apenas que o sistema tem que ser limpo e colocado o aditivo com água limpa e se ja tiver usado Paraflu é só completar... fiquei perdido...
Olhe novamente com atenção. Tem que ter a proporção recomendada. A quantidade não é por marca ou modelo de veículos e sim pela concentração do aditivo. Como não é um padrão, tem que ter a proporção.

Veja: https://www.reparadorfiat.com.br/Pagina ... motor.aspx


MANUTENÇÃO
SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR
Nos veículos automotores, o sistema de arrefecimento é dotado de um líquido de refrigeração que circula em condutos internos, absorvendo o calor e refrigerando o motor. O sistema é hermeticamente fechado e, através de um radiador, troca calor com o meio externo, baixando a sua temperatura para novamente ser aproveitado.

A circulação do líquido refrigerante no motor é feita através de uma bomba que proporciona velocidade de circulação. O sistema de
arrefecimento é pressurizado, fazendo com que perdas por evaporação diminuam e a eficiência do sistema seja maior.

PARAFLU UP - ADITIVO ORGÂNICO

O Paraflu UP é um fluido protetor e concentrado para uso em sistemas de arrefecimento. Ele possui inibidor de corrosão de origem orgânica em sua formulação - OAT (Organic Acid Technology), que permite proteção eficiente e duradoura contra corrosão nas partes metálicas do sistema de arrefecimento, prolongando sua vida útil. Além disso, permite elevar o ponto de ebulição e abaixar a temperatura de congelamento da mistura refrigerante cuja proporção ideal deve ser 50% Paraflu UP e 50% água pura.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por waldir »

cuja proporção ideal deve ser 50% Paraflu UP e 50% água pura.
1) Então teoricamente, sendo o sistema de arrefecimento do Monza com 7litros sem ar quente ou 7,5l com ar teríamos:
3,5l de Paraflu e 3,5l de água ou 3,75l de cada para com ar quente 8)

2) Se optar pela indicação do manual que é de 40% de aditivo, ou seja 3 litros de aditivo para 7 litros do sistema 3dividido por 7 = 0,43 = 43%, coloca-se 3 litros de aditivo e o resto de água.

Como é praticamente impossivel tirar toda água do sistema (após a lavagem) adiciona-se os 3 litros do Paraflu e completa com água, lembrando da sangria do ar na etapa de enchimento e na sangria do ar com a ventoinha ligada.

No meu caso, eu uso o HiTech concentrado que é de 1 litro para 6 de água + 0,5l do AQ = aos 7,5 litros do sistema e depois é só controlar futuramente a quantas anda a condutividade eletrica do liquido de arrefecimento e trocá-lo ao atingir 0,28~0,33 VDC (já está com 10 meses e 0,18VDC)

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Jun 2012, 14:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por Ramon Neves »

Obrigado Carlos e Waldir!!
Acabei de colocar a VT e o aditivo de limpeza do sistema e vou dar uma volta no carro para ver como ele se comporta!!
Monza GLS 2.0 EFI 93/94 Azul Strauss GAS/GNV 4p completo!!

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

Processo de restauração do Bichão (meu Monza)
viewtopic.php?f=43&t=24087&p=289296#p289296
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Jun 2012, 14:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por Ramon Neves »

Bom. andei cerca de 13Km com ele agora e a única diferença que notei é que quando o carro em alta velocidade ele mantém uma temperatura constante, não deixando a temp. cair abaixo do normal, é essa mesma a função da VT correto???
Monza GLS 2.0 EFI 93/94 Azul Strauss GAS/GNV 4p completo!!

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

Processo de restauração do Bichão (meu Monza)
viewtopic.php?f=43&t=24087&p=289296#p289296
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17871
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim. A VT é responsável por manter o motor na temperatura ideal, no caso do Monza EFI próximo aos 90ºC quando o vento frontal é forte e o fluxo de ar no radiador é grande, o que favorece o resfriamento do motor. A VT fecha e não deixa circular o líquido de arrefecimento pelo radiador. Quando o motor começa aquecer além da temperatura nominal de abertura da VT, ela se abre e começa entrar o radiador no circuito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9180
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por luiz sle »

Sempre usei dois litros de Radiex nos carros aqui de casa, ambos sem ar quente, pelo que li está errado então?
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17871
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

luiz sle escreveu:Sempre usei dois litros de Radiex nos carros aqui de casa, ambos sem ar quente, pelo que li está errado então?

Os aditivos Radiex que conheço concentrado (R-1822 ou R-1922) tem aplicação escrita no rótulo da embalagem de 40% de aditivo e 60% de água. Ou seja, para Monza são 3 litros de aditivo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder