sistema de temperatura

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
xunfos
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Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por xunfos »

Carlos A. Freire escreveu:Verifique se a 2ª velocidade da ventoinha não está armando e os pontos de aterramento entre motor/câmbio e carroceria. São os defeitos mais comuns para esse sintoma. Fora isso, radiador obstruído interna ou externamente, condensador obstruído externamente, ventoinha com defeito ou aplicação errada também contribuem para o sintoma.

PS: Depois de aquecido, em nenhuma situação o marcador de temperatura deve ficar próximo do azul. Deve ficar sempre acima do azul, ou seja, entre a faixa branca acima do azul e 1/2 de escala.

Abs,

Carlos Freire
Olá Carlos,

A segunda velocidade está armando sim, e não está vencendo a troca de calor. Hoje recorde de temperatura em SP, mais o transito que estava na ZN, precisei desligar o ar em alguns momentos. Vou checar a limpeza das aletas do radiador e do condensador, e pelo que pesquisei aqui no fórum verificar também a pressão do sistema do ar condicionado, pois se estiver muito alta vai dissipar mais calor.

Após isso vou desmontar a ventoinha para analisar se está livre e ai já checo os códigos para ver se é a aplicação correta para o meu modelo, além das demais sugestões de aterramento.

PS: depois de aquecido não fica perto do azul, é o ponto entre 1/4 e 1/2 mesmo.

Obrigado a todos!
Ex GL 2.0 95/95 Gasolina/GNV (DH, VE, TE, VV) - Desde 06/2002 a 06/2007

Atual GLS 93/94 - Gasolina - Completo - Desde 07/2010

Chevrolet - Andando na frente
Marcelo Amil
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Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por Marcelo Amil »

Pessoal, já deixei um recado em outro post aqui, mas se puderem me ajudar, achava q tava só com um problema, mas lendo aqui acho q tenho mais.
O 1º problema é q a luz da temperatura acende do nada e tbem apaga do nada, é só estar o carro ligado q ele acende e apaga de acordo com a vontade propria, já fui em 2 auto eletricos e a respsota é a mesma problema de painel, mas q problema seria esse? :smt017

Segue ai a imagem de como fica a coisa, o carro tinha 2 minutos de ligado, portanto não dava para estar aquecido e por isso a lâmpada deveria estar apagada, visto que o ponteiro também não tinha levantado
Imagem


Agora o 2º problema, depois de ler a mensagens daqui, o meu marcador de temperatura nunca chega nem no meio,

A imagem registra o momento em que a ventuinha disparou, podem notar que ainda estava abaixo do 1/2 da escala. Também é possível ver q a lâmpada continua acesa.
Imagem


Depois de alguns minutos de trabalho da ventuinha o ponteiro desce para algo em torno do 1/4 e a ventuinha desliga e a lâmpada continua acesa
Imagem


Depois de ler este tópico, fiquei pensando que o problema possa ser no cebolão, talvez se esteja instalado o cebolão do monza a gazolina (86º/87º), pode estar acontecendo de a ventuinha disparar antes de atigir a temperatura correta, pois o meu é alcool (92º). Será que pode ser este o problema??? :smt010

Bom galera, eu peço ajuda dos especialistas para ver pra onde eu vou agora.

Aproveitando tbem a oportunidade, li acima um monte de comentários e gostaria de saber o q é "MTE" sou leigo nisso e queria entender que peça é essa.


Abs.
:smt023
pudim
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Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por pudim »

opa estou acompanhando o post.
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waldir
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Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por waldir »

O 1º problema é q a luz da temperatura acende do nada e tbem apaga do nada, é só estar o carro ligado q ele acende e apaga de acordo com a vontade propria, já fui em 2 auto eletricos e a respsota é a mesma problema de painel, mas q problema seria esse?
Marcelo,
eu 'acho' que o problema é no relé que está mantendo a luz de alta Tº acesa.
Bom galera, eu peço ajuda dos especialistas para ver pra onde eu vou agora.
Checar se o Interruptor Térmico (cebolão) é o correto para o Monza a alcool 92/87ºC

Se estiver com o 86/76ºC deveria se trocado pelo 92/87ºC que vai manter o motor trabalhando em condições ideais e para tanto a Válvula Termostática também deverá estar funcionando.
li acima um monte de comentários e gostaria de saber o q é "MTE" sou leigo nisso e queria entender que peça é essa.
MTE-THOMSON é o fabricante dos sensores e interruptores de temperatura e VTs entre outras peças.
Nos sensores de temperatura e interruptores não li reclamações.
No tocante a VT eu tenho reclamação e dou preferência para a VT da Whaler

Abs

waldir
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Marcelo Amil
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Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por Marcelo Amil »

Waldir, muitissímo obrigado pelas explicações, agora to começando a entender o que pode estar acontecendo, vou correr atras e ver onde esta o problema.
Obrigado mesmo pela ajuda.
Abs.
Marcelo Amil
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Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por Marcelo Amil »

Wladir e demais membros.

Depois das explicações fui dar uma olhada no "cebolão", conforme esperado esta instalado o correto 92/87ºC, sendo assim entendo que posso descartar o problema nesse local.

Seguindo a investigação, localizei nos documentos uma nota de 02/11/10 (qdo fiz o motor) e também a caixinha de uma VT da MTE-Thomson, Série Ouro, VT230.92, ou seja ela foi trocada a 2 anos, será q esta aqui o problema?? Tem como eu fazer algum teste pra saber se esta funcionando corretamente???? :smt017

Em tempo depois que descobri onde fica o rele de temperatura, tentei tirar o fusível para ver se estava queimado, ele não saiu, voltei a instala-ló e a lâmpada nunca mais acendeu, existe alguma forma de testar para saber se a lâmpada esta funcionando?? :smt031

No aguardo dos companheiros. :smt024
Marcelo
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waldir
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Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por waldir »

Seguindo a investigação, localizei nos documentos uma nota de 02/11/10 (qdo fiz o motor) e também a caixinha de uma VT da MTE-Thomson, Série Ouro, VT230.92, ou seja ela foi trocada a 2 anos, será q esta aqui o problema?? Tem como eu fazer algum teste pra saber se esta funcionando corretamente???? :smt017
Modo 1- Pela manhã ou com mais de 3 horas sem funcionar, ligue o motor e veja que é possivel sentir a temperatua fria na mangueira "S" que sai da VT e vai para o radiador...
1.1 e é possível continuar segurando até que o ponteiro no painel atinja o meio da escala
1.2 a partir daí a VT começa a abrir e não dá mais para manter a mão na mangueira "S" e mais alguns minutos a ventoinha é acionada
1.3 se no primeiro minuto com o motor ligado perceber que a mangueira está esquentando, poderá ser a ausencia da VT ou ela estar travada aberta.

Modo 2 - Testar com um termômetro de mira laser a abertura da VT
Em tempo depois que descobri onde fica o rele de temperatura, tentei tirar o fusível para ver se estava queimado, ele não saiu, voltei a instala-ló e a lâmpada nunca mais acendeu, existe alguma forma de testar para saber se a lâmpada esta funcionando?? :smt031
Eu não entendi: vc tentou tirar o fusível e não conseguiu; então voltou a instalá-lo.: voltou a instalar o fusível que não saiu(?) ou o relé?

O fusível é possível verificar com uma lâmpada 12 volts vide tópico viewtopic.php?f=15&t=19716
e escolha o mais simples (a lâmpada) e pode ser testado com um multímetro na escala 20VDC ponta negativa na carcaça do veículo ou no negativo da bateria e a ponta positiva nos pontos do fusível apontados no tópico acima, ou atrás onde é encaixado o fusível, já que no seu caso o conjunto relé e fusível ficam no compartimento do motor.

Abs
waldir
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Israel Dutra
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Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por Israel Dutra »

Pessoal,

qdo o ar-condicionado está ligado e pego um transito lento a temperatura sobe.... mesmo coma a ventoinha armando.... o q pode resolver isso?
Israel Costa
Tubarão/91 SL/E
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