Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu tenho um Monza 86 e ele não aciona a ventoinha do radiador de jeito nenhum. Já liguei os fios do cebolão direito, um no outro e nada. Procurei algum relé e não encontrei. Vocês sabem me dizer se o Monza SL/E tem relé no para ventoinha do radiador?
Rick

Seu Monza tem abertura elétrica do porta malas?
Caso tenha, ela está funcionando ao apertar o respectivo botão?
Em alguns Monzas o fusível de proteção do circuito da abertura elétrica é o mesmo dos relés de acionamento do eletroventilador do radiador.

Abs
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 27 Fev 2019, 09:36
Seu Monza tem abertura elétrica do porta malas?
Caso tenha, ela está funcionando ao apertar o respectivo botão?
Em alguns Monzas o fusível de proteção do circuito da abertura elétrica é o mesmo dos relés de acionamento do eletroventilador do radiador.

Abs
Somente os tubarões (e não todos, só de 91 a 93 salvo engano meu) compartilham o fusivel de eletroventilador, com a abertura elétrica do porta-malas.
Rickmaquino escreveu: 26 Fev 2019, 21:13 Boa noite meus amigos. Eu tenho um Monza 86 e ele não aciona a ventoinha do radiador de jeito nenhum. Já liguei os fios do cebolão direito, um no outro e nada. Procurei algum relé e não encontrei. Vocês sabem me dizer se o Monza SL/E tem relé no para ventoinha do radiador?
Seu carro tem Ar ?
Dando uma fuçada num anuncio de tampa de fusiveis do monza 87 no mercado livre, vi que o fusivel de acionamento do eletroventilador do seu carro é o de posição 11, conforme print:
Imagem

E o relê de acionamento do eletroventilador, é o 94634569, cinco pinos. fica atras da caixa de fusiveis, com um certo contorcionismo, vc consegue chegar até ele.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

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Somente os tubarões (e não todos, só de 91 a 93 salvo engano meu) compartilham o fusível de eletro ventilador, com a abertura elétrica do porta-malas.
Matheus

Em nenhum Monza (tubarão ou caixote), o fusível do eletro ventilador do radiador é compartilhado com nenhum outro componente.
O que é compartilhado é o fusível do relé do eletro ventilador do radiador.
Como eu disse ao Rick, em alguns Monza esse fusível é o mesmo da abertura elétrica do porta malas.
No carro dele, Monza 86 ou 87, também existe esse compartilhamento, conforme pode ser visto nas figuras abaixo, tiradas dos manuais do proprietário dos respectivos anos:
Monza 86
fusiveis monza 86.jpg
Monza 87
fusiveis monza 87.jpg
Quanto ao fusível 11, citado por você como sendo do eletro ventilador, na verdade não é esse. É o de número 8
Sobre o compartilhamento que você disse que só existe nos Monza 91 a 93, meu Monza atual (94) e o anterior (94/95) também compartilham o fusível. Inclusive no 94/95 eu passei um sufoco na rua, quando acendeu a luz de alta temperatura, e o problema era que, ao abrir a tampa do porta malas, na vistoria anual, a tampa mordeu o fio da abertura elétrica e a partir daí o eletro ventilador do radiador não funcionou mais.

Esse número de relé que você citou não existe no CepChev, e acredito que seja uma especificação antiga de relé do ventilador interno do Monza.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

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Luiz Carlos (Rio) escreveu: 28 Fev 2019, 08:14 Em nenhum Monza (tubarão ou caixote), o fusível do eletroventilador do radiador é compartilhado com nenhum outro componente.
O que é compartilhado é o fusível do relé do eletroventilador do radiador.
Esse esquema que o senhor postou, é completamente diferente do que eu tinha aqui. Meu tubarão (SL/E 91 carburado) tinha um fusivel de 15 amperes (acho que era o de posição N5) que era responsável pelo acionamento da ventoinha do radiador (nas duas velocidades) e pela abertura da mala.
O tubarão 91, 92 e 93 tem exatamente a mesma caixa de fusiveis, do 94 até o 96 muda.

E se o sr jogar o numero de relê que eu postei no google (94634569) dará de cara com o relê da ventoinha
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... nza-82-_JM

O cepchev é falho, eu tinha ele aqui e me enganei várias vezes em algumas pesquisas. E além disso, há numeros diferentes de relê que fazem a mesma função, dependendo do fabricante (siemens. gm, dni, etc)

Agora, verdade seja dita, sem saber se o carro dele tem ar ou não, fica dificil ajudar.

:ok:
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

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Esse esquema que o senhor postou, é completamente diferente do que eu tinha aqui. Meu tubarão (SL/E 91 carburado) tinha um fusivel de 15 amperes (acho que era o de posição N5) que era responsável pelo acionamento da ventoinha do radiador (nas duas velocidades) e pela abertura da mala.
O tubarão 91, 92 e 93 tem exatamente a mesma caixa de fusiveis, do 94 até o 96 muda.
Matheus

As figuras que eu postei foram tiradas do manual do proprietário dos Monzas 86 e 87.
O fusível N5 citado por você é exatamente o fusível que eu disse ao colega para verificar, caso o Monza dele tivesse.
E se o sr jogar o numero de relê que eu postei no google (94634569) dará de cara com o relê da ventoinha
Realmente, se você jogar qualquer número de peça de Monza no Google vai aparecer um monte de informações. O ruim é que não é confiável, pois muitas vezes a peça não é aquilo que anunciam. Principamente no mercadolivre. Esse relé (94634569) é (ou era) o relé do ventilador interno do Monza, não é do eletro ventilador do radiador. Pode ser usado como tal, mas, por ter 5 contatos, 1 a mais que os outros relés, é fabricado especialmente para o ventilador interno. Tenho dúvidas se a amperagem dele suporta a carga do ventilador do radiador.
O cepchev é falho, eu tinha ele aqui e me enganei várias vezes em algumas pesquisas. E além disso, há numeros diferentes de relê que fazem a mesma função, dependendo do fabricante (siemens. gm, dni, etc)
O Cepchev de fato tem erros. No caso do referido relé, pode ter surgido um número de peça substituto e o antigo foi abandonado. Se alguém for a uma concessionária procurar esse relé, vão dizer que não existe, pois não consta do catálogo. Mas deve constar um número mais novo.

Abs

P.S. Pare com isso de Senhor. Apesar da idade, aqui no fórum sou um usuário como todos os outros. :D
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

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Luiz Carlos (Rio) escreveu: 02 Mar 2019, 08:59 As figuras que eu postei foram tiradas do manual do proprietário dos Monzas 86 e 87.
O fusível N5 citado por você é exatamente o fusível que eu disse ao colega para verificar, caso o Monza dele tivesse.
A gente tava falando do mesmo fusivel no fim das contas, só que eu passei a posição dele errada, erro meu.
Como VOCÊ tem o material técnico em mãos, não dá nem pra questionar, eu desfiz do meu quando vendi o carro, confesso que fiquei arrependido, ainda mais pelo fato do meu ex Monza estar completamente canabalizado atualmente :cry:
Mas sem a informação sobre o AC do carro dele, não tem como, a gente fica no achismo, pois o Monza carburado tem acionamento de eletroventilador distinto (embora ambos atuem com cebolão) em carros com e sem AC de fábrica.
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 02 Mar 2019, 08:59
P.S. Pare com isso de Senhor. Apesar da idade, aqui no fórum sou um usuário como todos os outros. :D
Ahhh é questão de respeito, a gente vive num mundo onde os valores se inverteram, mas fique tranquilo, vou parar hahah.
Forte abraço
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Carlos A. Freire
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sistema de ventoinha do radiador consome muita corrente elétrica, então tem sim relê da ventoinha em todo Monza e, fica localizado na caixa de fusíveis.

Quanto ao defeito, tem que analisar e verificar onde está o problema.

Pode ser a lâmpada do painel e ou alternador, se tiver A/C, comutador, chicote, conexões, relê, ventoinha... Tem que avaliar...
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Carlos A. Freire escreveu: 02 Mar 2019, 21:36 O sistema de ventoinha do radiador consome muita corrente elétrica, então tem sim relê da ventoinha em todo Monza e, fica localizado na caixa de fusíveis.
Verdade, o meu Monza, dava uma porrada violenta no sistema elétrico quando o 2 estagio da ventoinha entrava, no painel analógico, o voltímetro até caia um pouco.
No digital, isso já não acontecia.
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