Diego Denizar escreveu:Leandro Sá
Bom dia, tudo bem?
Seguinte, deixei as informações que você me passou para o eletricista, mas ele não mexeu no carro pq eu iria usar. E nesse final de semana depois de sair rápido de trás de um caminhão em uma ultrapassagem, percebi que a luz esta acendendo, porém de um jeito estranho. Esticando as marchas até 2.500 rotações, ela só acende quando tira o pé do acelerador, mas se voltar a pisar ela apaga!
Eu achei estranho, deveria ascender enquanto eu estou pisando no acelerador, e não quando eu tiro o pé!
Um mecânico me disse que estou com o sensor de velocidade com o pulso errado, gostaria de saber do amigo ou de qualquer outro monzeiro, se essa informação procede!!!
Bom dia Diego! Tudo tranquilo e o amigo como está?!
Bom, creio que o sistema esteja funcionando ok, porém vale checar ainda quantos pulsos é o sensor instalado no seu Monzão.
A luz de troca de marchas tem como finalidade a economia de combustível. Como um dos principais sensores, além do sensor de velocidade e o de rotação do motor, tem o sensor de pressão absoluta do coletor que é o sensor MAP que detecta o vácuo.
O sistema de injeção dos nossos carros é muito inteligente, na minha opinião, e ao pisar no acelerador ela entende que vc está solicitando potência ao motor, portanto não está na hora de trocar a marcha e a luz não acende. Ao aliviar a pressão no acelerador ela entende que vc não está mais precisando de tanta potência e é solicita a marcha superior...
Pensamos num carro com transmissão automática. Se pisarmos mais forte no acelerador ele reduz uma marcha. Ao aliviarmos o pé no acelerador ele passa pra marcha seguinte... Mais ou menos assim. Vai tbm do seu jeito de dirigir. Se vc tem uma forma mais esportiva ou mais calma de guiar.
Um exemplo que acontece bastante comigo:
Estou ingressando numa rodovia onde irei andar a 90 Km/h certo?! Estou trocando de marchas de forma tranquila, não estou esticando. Cheguei na 4º marcha e a luz acendeu me solicitando a 5º... Se eu pisar mais forte no acelerador ela apaga e só volta a acender no momento que a pressão no acelerador é aliviada (Vácuo no coletor).
Esse sistema tem como função a economia de combustível, e obviamente se vc gosta de dirigir de uma forma mais esportiva, digamos assim, ela só irá acender quando a carga do motor for leve, solicitando a marcha seguinte.
Eu diria tbm, que como o sistema do vacuômetro do painel está instável, pode estar havendo um cáculo errado do momento de troca de marchas por parte do módulo de injeção já que o sensor MAP pode estar "confuso"...
Quem sabe derrepente vc desliga a mangueirinha que vai para o painel, fechando o terminal dela na flauta de vácuo abaixo do filtro de ar para que não tenha entradas falsas de ar...
Seguimos trocando idéias.
Abração e boa semana!