Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Diego Denizar
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 02 Mar 2011, 15:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Diego Denizar »

Carlos A. Freire escreveu:O Vacuômetro funciona com vácuo. Ou seja, depressão produzida pelo motor. O nome já diz o seu funcionamento, Vacuômetro. Para o bom funcionamento deve puxar ou sugar.

Abs,

Carlos Freire
Ok, então o marcador do meu painel esta com problema?
Pq ele só funciona se soprar o ar.
Será que saí caro para arrumar isso???
Quero que tudo que tenha no carro funcione perfeitamente!
Diego Denizar
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17869
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tente sugar com força para ver o que acontece. Como sei que deve funcionar com vácuo, nunca experimentei assoprar para ver o que acontece nesse equipamento. Quanto a custos, não tenho informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Denizar
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 02 Mar 2011, 15:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Diego Denizar »

Carlos A. Freire escreveu:Tente sugar com força para ver o que acontece. Como sei que deve funcionar com vácuo, nunca experimentei assoprar para ver o que acontece nesse equipamento. Quanto a custos, não tenho informações.

Abs,

Carlos Freire
É uma tentativa Carlos, mas acho que não vai adiantar, pois sugar a mangueira já esta sugando, e bastante, fazendo testes essa mangueira chega a ficar parada na mão de tanto sugar quando acelera o carro, então é por isso q acho q não adianta.
Acho que realmente o meu painel esta com problemas, vou procurar alguém que mexa com painéis para ver isso pra mim.
Diego Denizar
Avatar do usuário
Leandro Sá
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Dez 2010, 02:14
Cidade: Glorinha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Leandro Sá »

Diego Denizar escreveu:Leandro Sá


Bom dia, tudo bem?

Seguinte, deixei as informações que você me passou para o eletricista, mas ele não mexeu no carro pq eu iria usar. E nesse final de semana depois de sair rápido de trás de um caminhão em uma ultrapassagem, percebi que a luz esta acendendo, porém de um jeito estranho. Esticando as marchas até 2.500 rotações, ela só acende quando tira o pé do acelerador, mas se voltar a pisar ela apaga!
Eu achei estranho, deveria ascender enquanto eu estou pisando no acelerador, e não quando eu tiro o pé!

Um mecânico me disse que estou com o sensor de velocidade com o pulso errado, gostaria de saber do amigo ou de qualquer outro monzeiro, se essa informação procede!!!
Bom dia Diego! Tudo tranquilo e o amigo como está?!

Bom, creio que o sistema esteja funcionando ok, porém vale checar ainda quantos pulsos é o sensor instalado no seu Monzão.

A luz de troca de marchas tem como finalidade a economia de combustível. Como um dos principais sensores, além do sensor de velocidade e o de rotação do motor, tem o sensor de pressão absoluta do coletor que é o sensor MAP que detecta o vácuo.
O sistema de injeção dos nossos carros é muito inteligente, na minha opinião, e ao pisar no acelerador ela entende que vc está solicitando potência ao motor, portanto não está na hora de trocar a marcha e a luz não acende. Ao aliviar a pressão no acelerador ela entende que vc não está mais precisando de tanta potência e é solicita a marcha superior...
Pensamos num carro com transmissão automática. Se pisarmos mais forte no acelerador ele reduz uma marcha. Ao aliviarmos o pé no acelerador ele passa pra marcha seguinte... Mais ou menos assim. Vai tbm do seu jeito de dirigir. Se vc tem uma forma mais esportiva ou mais calma de guiar.

Um exemplo que acontece bastante comigo:

Estou ingressando numa rodovia onde irei andar a 90 Km/h certo?! Estou trocando de marchas de forma tranquila, não estou esticando. Cheguei na 4º marcha e a luz acendeu me solicitando a 5º... Se eu pisar mais forte no acelerador ela apaga e só volta a acender no momento que a pressão no acelerador é aliviada (Vácuo no coletor).

Esse sistema tem como função a economia de combustível, e obviamente se vc gosta de dirigir de uma forma mais esportiva, digamos assim, ela só irá acender quando a carga do motor for leve, solicitando a marcha seguinte.

Eu diria tbm, que como o sistema do vacuômetro do painel está instável, pode estar havendo um cáculo errado do momento de troca de marchas por parte do módulo de injeção já que o sensor MAP pode estar "confuso"...
Quem sabe derrepente vc desliga a mangueirinha que vai para o painel, fechando o terminal dela na flauta de vácuo abaixo do filtro de ar para que não tenha entradas falsas de ar...

Seguimos trocando idéias.

Abração e boa semana!
Pra que ter um carro do ano, se eu tenho dois do século???
Diego Denizar
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 02 Mar 2011, 15:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Diego Denizar »

Leandro Sá escreveu:
Diego Denizar escreveu:Leandro Sá


Bom dia, tudo bem?

Seguinte, deixei as informações que você me passou para o eletricista, mas ele não mexeu no carro pq eu iria usar. E nesse final de semana depois de sair rápido de trás de um caminhão em uma ultrapassagem, percebi que a luz esta acendendo, porém de um jeito estranho. Esticando as marchas até 2.500 rotações, ela só acende quando tira o pé do acelerador, mas se voltar a pisar ela apaga!
Eu achei estranho, deveria ascender enquanto eu estou pisando no acelerador, e não quando eu tiro o pé!

Um mecânico me disse que estou com o sensor de velocidade com o pulso errado, gostaria de saber do amigo ou de qualquer outro monzeiro, se essa informação procede!!!
Bom dia Diego! Tudo tranquilo e o amigo como está?!

Bom, creio que o sistema esteja funcionando ok, porém vale checar ainda quantos pulsos é o sensor instalado no seu Monzão.

A luz de troca de marchas tem como finalidade a economia de combustível. Como um dos principais sensores, além do sensor de velocidade e o de rotação do motor, tem o sensor de pressão absoluta do coletor que é o sensor MAP que detecta o vácuo.
O sistema de injeção dos nossos carros é muito inteligente, na minha opinião, e ao pisar no acelerador ela entende que vc está solicitando potência ao motor, portanto não está na hora de trocar a marcha e a luz não acende. Ao aliviar a pressão no acelerador ela entende que vc não está mais precisando de tanta potência e é solicita a marcha superior...
Pensamos num carro com transmissão automática. Se pisarmos mais forte no acelerador ele reduz uma marcha. Ao aliviarmos o pé no acelerador ele passa pra marcha seguinte... Mais ou menos assim. Vai tbm do seu jeito de dirigir. Se vc tem uma forma mais esportiva ou mais calma de guiar.

Um exemplo que acontece bastante comigo:

Estou ingressando numa rodovia onde irei andar a 90 Km/h certo?! Estou trocando de marchas de forma tranquila, não estou esticando. Cheguei na 4º marcha e a luz acendeu me solicitando a 5º... Se eu pisar mais forte no acelerador ela apaga e só volta a acender no momento que a pressão no acelerador é aliviada (Vácuo no coletor).

Esse sistema tem como função a economia de combustível, e obviamente se vc gosta de dirigir de uma forma mais esportiva, digamos assim, ela só irá acender quando a carga do motor for leve, solicitando a marcha seguinte.

Eu diria tbm, que como o sistema do vacuômetro do painel está instável, pode estar havendo um cáculo errado do momento de troca de marchas por parte do módulo de injeção já que o sensor MAP pode estar "confuso"...
Quem sabe derrepente vc desliga a mangueirinha que vai para o painel, fechando o terminal dela na flauta de vácuo abaixo do filtro de ar para que não tenha entradas falsas de ar...



Seguimos trocando idéias.

Abração e boa semana!

Bom dia, eu vou bem!

Vendo por esse lado a luz do painel pode estar acendendo corretamente então, não tinha pensado nisso.

Mas se eu fizer isso que vc falou ...
"derrepente vc desliga a mangueirinha que vai para o painel, fechando o terminal dela na flauta de vácuo abaixo do filtro de ar para que não tenha entradas falsas de ar..."
talvez a luz acenda da maneira que eu pensei?
Diego Denizar
Avatar do usuário
Leandro Sá
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Dez 2010, 02:14
Cidade: Glorinha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Leandro Sá »

Diego Denizar escreveu:
Leandro Sá escreveu:
Diego Denizar escreveu:Leandro Sá


Bom dia, tudo bem?

Seguinte, deixei as informações que você me passou para o eletricista, mas ele não mexeu no carro pq eu iria usar. E nesse final de semana depois de sair rápido de trás de um caminhão em uma ultrapassagem, percebi que a luz esta acendendo, porém de um jeito estranho. Esticando as marchas até 2.500 rotações, ela só acende quando tira o pé do acelerador, mas se voltar a pisar ela apaga!
Eu achei estranho, deveria ascender enquanto eu estou pisando no acelerador, e não quando eu tiro o pé!

Um mecânico me disse que estou com o sensor de velocidade com o pulso errado, gostaria de saber do amigo ou de qualquer outro monzeiro, se essa informação procede!!!
Bom dia Diego! Tudo tranquilo e o amigo como está?!

Bom, creio que o sistema esteja funcionando ok, porém vale checar ainda quantos pulsos é o sensor instalado no seu Monzão.

A luz de troca de marchas tem como finalidade a economia de combustível. Como um dos principais sensores, além do sensor de velocidade e o de rotação do motor, tem o sensor de pressão absoluta do coletor que é o sensor MAP que detecta o vácuo.
O sistema de injeção dos nossos carros é muito inteligente, na minha opinião, e ao pisar no acelerador ela entende que vc está solicitando potência ao motor, portanto não está na hora de trocar a marcha e a luz não acende. Ao aliviar a pressão no acelerador ela entende que vc não está mais precisando de tanta potência e é solicita a marcha superior...
Pensamos num carro com transmissão automática. Se pisarmos mais forte no acelerador ele reduz uma marcha. Ao aliviarmos o pé no acelerador ele passa pra marcha seguinte... Mais ou menos assim. Vai tbm do seu jeito de dirigir. Se vc tem uma forma mais esportiva ou mais calma de guiar.

Um exemplo que acontece bastante comigo:

Estou ingressando numa rodovia onde irei andar a 90 Km/h certo?! Estou trocando de marchas de forma tranquila, não estou esticando. Cheguei na 4º marcha e a luz acendeu me solicitando a 5º... Se eu pisar mais forte no acelerador ela apaga e só volta a acender no momento que a pressão no acelerador é aliviada (Vácuo no coletor).

Esse sistema tem como função a economia de combustível, e obviamente se vc gosta de dirigir de uma forma mais esportiva, digamos assim, ela só irá acender quando a carga do motor for leve, solicitando a marcha seguinte.

Eu diria tbm, que como o sistema do vacuômetro do painel está instável, pode estar havendo um cáculo errado do momento de troca de marchas por parte do módulo de injeção já que o sensor MAP pode estar "confuso"...
Quem sabe derrepente vc desliga a mangueirinha que vai para o painel, fechando o terminal dela na flauta de vácuo abaixo do filtro de ar para que não tenha entradas falsas de ar...



Seguimos trocando idéias.

Abração e boa semana!

Bom dia, eu vou bem!

Vendo por esse lado a luz do painel pode estar acendendo corretamente então, não tinha pensado nisso.

Mas se eu fizer isso que vc falou ...
"derrepente vc desliga a mangueirinha que vai para o painel, fechando o terminal dela na flauta de vácuo abaixo do filtro de ar para que não tenha entradas falsas de ar..."
talvez a luz acenda da maneira que eu pensei?
Imagino eu que possa haver maior precisão no cálculo do momento certo da troca de marchas por parte do módulo de injeção... Levando em consideração que, um dos principais sensores é o MAP (Vácuo no coletor), e como pode estar havendo uma entrada falsa de ar, esse sensor pode estar fazendo uma leitura errada e enviado dados errados ao módulo de injeção, e o módulo por sua vez calculando o momento de solicitar a marcha superior de forma errada tbm.

Tudo isso na minha visão. Posso estar falando uma enorme besteira... Alguém me corrija se for isso. :smt023

Abração!
Pra que ter um carro do ano, se eu tenho dois do século???
Diego Denizar
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 02 Mar 2011, 15:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Diego Denizar »

Vendo por esse lado a luz do painel pode estar acendendo corretamente então, não tinha pensado nisso.

Mas se eu fizer isso que vc falou ...
"derrepente vc desliga a mangueirinha que vai para o painel, fechando o terminal dela na flauta de vácuo abaixo do filtro de ar para que não tenha entradas falsas de ar..."
talvez a luz acenda da maneira que eu pensei?[/quote]

Imagino eu que possa haver maior precisão no cálculo do momento certo da troca de marchas por parte do módulo de injeção... Levando em consideração que, um dos principais sensores é o MAP (Vácuo no coletor), e como pode estar havendo uma entrada falsa de ar, esse sensor pode estar fazendo uma leitura errada e enviado dados errados ao módulo de injeção, e o módulo por sua vez calculando o momento de solicitar a marcha superior de forma errada tbm.

Tudo isso na minha visão. Posso estar falando uma enorme besteira... Alguém me corrija se for isso. :smt023

Abração![/quote]


Bom, sendo besteira ou não, eu vou chegar em casa e desligar a mangueira da flauta, fechar a saída, e ver no que vai dar!
Pq pode ser uma entrada falsa de ar pelo painel, já que o marcador esta com problemas, invés de funcionar com o vácuo, funciona só com pressão de ar "soprando", então vou fazer esse teste e ver como que a luz indicadora de marcha se comporta.
Diego Denizar
Avatar do usuário
Leandro Sá
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Dez 2010, 02:14
Cidade: Glorinha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Leandro Sá »

Diego Denizar escreveu:Bom, sendo besteira ou não, eu vou chegar em casa e desligar a mangueira da flauta, fechar a saída, e ver no que vai dar!
Pq pode ser uma entrada falsa de ar pelo painel, já que o marcador esta com problemas, invés de funcionar com o vácuo, funciona só com pressão de ar "soprando", então vou fazer esse teste e ver como que a luz indicadora de marcha se comporta.
Depois manda notícias de como foi o teste!

:smt023
Pra que ter um carro do ano, se eu tenho dois do século???
Responder