Waldir,
o interruptor de pressão de óleo não tem nada a ver com sistema de arrefecimento, inclusive não há conexão entre eles. Ele só tem conexão com a bomba de combustível.
Com relação as temperaturas de acionamento de ventoinha, CTS e VT, devo lembrar (se não estiver enganado) que o líquido sai do cabeçote, passa pela VT, entra no radiador e volta para o motor. Então, a temperatura do CTS não deve ser a mesma da saída do radiador e que entra no motor. Se o radiador esfriar o líquido de arrefecimento e logo entrar na VT aí fecharia rapidamente, mas não deve ser assim. Se a VT fecha com 92ºC abaixo disso não tem fluxo pelo radiador. Não acredito que a VT feche com acionamento da ventoinha.
Quando medi a temperatura de trabalho do motor do meu Monza GLS 96, acionava a ventoinha aos 102ºC. Faz muito tempo que não faço aferição na temperatura de trabalho desse motor. Não me lembro com quanto desligava, mas com certeza era acima de 92ºC.
Abs,
Carlos Freire
Temperatura baixa na escala
- Carlos A. Freire
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Re: Temperatura baixa na escala
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- waldir
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Re: Temperatura baixa na escala
Carlos, minha frase foi:
Tal situação 'pega' a VT abrindo ou em meio curso e penso que em função da ventoinha tirando o calor pelo radiador rapidamente a VT não atinge a abertura máxima que se dá (penso que somente) aos 107ºC...
Creio que empreguei mal o adverbio 'rapidamente' que não é tão rápido assim
Por favor não entendam como estar retrucando, na verdade estou revendo o meu conceito e aprendendo com a experiência, com a pratica do Carlos e dos Amigos que opinam e as vezes isso se torna 'chato' da minha parte, reconheço :smt011
Voltando ao meu aprendizado: a VT está lá para manter a temperatura do motor em condições ideais de funcionamento ou seja acima de 85 e menor que 92ºC
Com a temperatura crescendo a VT começa abrir l e n t a m e n t e e pela pressão da bomba d'água o fluxo vai em direção ao radiador também, anteriormente restringido pela válvula.
O sensor CTS aos 50ºC provoca uma diferença de tensão de 1 para 3,60 VDC informando a UCE que houve a transição de frio para quente e os 3,60VDC começam a cair em relação inversa à temperatura e aos 100ºC a voltagem está entre 1,85 e 1,60 VDC quando então é acionado o 2º estágio da Ventoinha.
Nesse momento a VT já está a meio curso e a velocidade do fluxo de arrefecimento maior e ao resfriar o liquido o CTS vai informando à UCE e ao atingir 2,00VDC a UCE desarma a ventoinha e essa é a temperatura relativa à 'igual ou menor que 90ºC quando então a VT já estará fechada.

Se o liquido refrigerante estiver baixo ou com bolhas de ar o CTS enviará informação imprecisa à UCE e com efeitos colaterais para o funcionamento do motor ocorrerão: não liga a ventoinha, um deles... (logicamente que os fios do conector do CTS interrompidos/quebrando vai ocasionar falhas tbém igual aos fios do conector duplo da bobina, mas esse é outro capítulo
Abs
waldir
Tal situação 'pega' a VT abrindo ou em meio curso e penso que em função da ventoinha tirando o calor pelo radiador rapidamente a VT não atinge a abertura máxima que se dá (penso que somente) aos 107ºC...
Creio que empreguei mal o adverbio 'rapidamente' que não é tão rápido assim

Por favor não entendam como estar retrucando, na verdade estou revendo o meu conceito e aprendendo com a experiência, com a pratica do Carlos e dos Amigos que opinam e as vezes isso se torna 'chato' da minha parte, reconheço :smt011
Voltando ao meu aprendizado: a VT está lá para manter a temperatura do motor em condições ideais de funcionamento ou seja acima de 85 e menor que 92ºC
Com a temperatura crescendo a VT começa abrir l e n t a m e n t e e pela pressão da bomba d'água o fluxo vai em direção ao radiador também, anteriormente restringido pela válvula.
O sensor CTS aos 50ºC provoca uma diferença de tensão de 1 para 3,60 VDC informando a UCE que houve a transição de frio para quente e os 3,60VDC começam a cair em relação inversa à temperatura e aos 100ºC a voltagem está entre 1,85 e 1,60 VDC quando então é acionado o 2º estágio da Ventoinha.
Nesse momento a VT já está a meio curso e a velocidade do fluxo de arrefecimento maior e ao resfriar o liquido o CTS vai informando à UCE e ao atingir 2,00VDC a UCE desarma a ventoinha e essa é a temperatura relativa à 'igual ou menor que 90ºC quando então a VT já estará fechada.

Se o liquido refrigerante estiver baixo ou com bolhas de ar o CTS enviará informação imprecisa à UCE e com efeitos colaterais para o funcionamento do motor ocorrerão: não liga a ventoinha, um deles... (logicamente que os fios do conector do CTS interrompidos/quebrando vai ocasionar falhas tbém igual aos fios do conector duplo da bobina, mas esse é outro capítulo

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya