Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
Um coletor deste aí, pronto, não sai por menos de duas mil lascas...
E estou falando do coletor, fora a parte depois da junção...
E estou falando do coletor, fora a parte depois da junção...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- rafael_club
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
ta ae um coletor barato que eu tinha no meu carro e que ajudo mt,eu comprando outro Monza sem duvidas irei pegar dnv pode não ser profissional mais pelo preço faz até d+.
-
- Membro Classic (Nível 7)
o que eu quis dizer é;
pegar o módulo do MPFI e montar no coletor (Bicos, tbi, sensores) do fase 3 moderno, com coletor em abs.
então os MPFI não são injeção sequencial? o unico que é sequencial é o SFI? isso é bom ou ruim?
pq eu não quero o "melhor", mas como vc mesmo diz, o mais eficiente pro carro. ao meu ver o SFI ganha por não deixar combustivel parado na cabeça da válvula, correto?
não sei se ficou claro, pois eu não entendo nada de injeção, a idéia é mais ou menos assim:
módulo SFI (ou MS, o que aparecer primeiro), coletor em ABS, TBI e bicos do fase 3, distribuidor deixa como tá.
rola isso?
-------------------------------------------------------
carretinha de tirar o motor debaixo do carro pronta. ficou bem firme, aguentou meu peso tranquilmente (115kg)

-------------------------------------
Rafaelo, tu que fez esse coletor de inox aí??
eu pensei em fazer um uma vez, mas de aço comum, o meu problema é cortar os tubos, eu precisava de uma guia de serra pra cortar tubos, ai seria o canal...
pegar o módulo do MPFI e montar no coletor (Bicos, tbi, sensores) do fase 3 moderno, com coletor em abs.
então os MPFI não são injeção sequencial? o unico que é sequencial é o SFI? isso é bom ou ruim?
pq eu não quero o "melhor", mas como vc mesmo diz, o mais eficiente pro carro. ao meu ver o SFI ganha por não deixar combustivel parado na cabeça da válvula, correto?
não sei se ficou claro, pois eu não entendo nada de injeção, a idéia é mais ou menos assim:
módulo SFI (ou MS, o que aparecer primeiro), coletor em ABS, TBI e bicos do fase 3, distribuidor deixa como tá.
rola isso?
-------------------------------------------------------
carretinha de tirar o motor debaixo do carro pronta. ficou bem firme, aguentou meu peso tranquilmente (115kg)

-------------------------------------
Rafaelo, tu que fez esse coletor de inox aí??
eu pensei em fazer um uma vez, mas de aço comum, o meu problema é cortar os tubos, eu precisava de uma guia de serra pra cortar tubos, ai seria o canal...
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Com relação a injeção...
MPFI Analógica - Injeção full, injeta todos os bicos em todos os tempos...
MPFI Digital - Semi-sequencial, injeta de 2 em 2, banco a banco, 1 e 4, 2 e 3.
SFI - Injeção multiponto digital, em rotações baixas ele tem injeção sequencial, porém em alta ele deixa de ser...
A única injeção sequencial 100% é com injeção direta, que o bico vai dentro da câmara de combustão...
MPFI Analógica - Injeção full, injeta todos os bicos em todos os tempos...
MPFI Digital - Semi-sequencial, injeta de 2 em 2, banco a banco, 1 e 4, 2 e 3.
SFI - Injeção multiponto digital, em rotações baixas ele tem injeção sequencial, porém em alta ele deixa de ser...
A única injeção sequencial 100% é com injeção direta, que o bico vai dentro da câmara de combustão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- coy
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Que coisa linda, posta umas imagens atuais de seu cofre montado Rafaelo.Rafaelo escreveu:s
Não tenho comentado pois não tenho nada a acrescentar mas to aqui aprendendo.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
Vinicius, vou retificar algumas citações tuas.
. a MS tem mapa de injetor igualzinho a ignição mesmo algoritmo, ele simplesmente avança, antes da abertura da adm. isso mesmo, avança a injetada antes mesmo de abrir a valvula como avança a igniçao...
porem tem uma coisa, e isso explica pq ECU OEM sequencial so funcionam ate um certo regime. o manual da MS e os eng la dizem o seguinte. acima de 4000 rpm a valvula fica praticamente tempo todo aberta devido a rotaçao alta, e o sequencial nao tem mais efeito pratico acima disso, se quiser por sequencial ate o corte pode por, nao tem problema algum nisso, porem nao vai mudar em nada na pratica de um semi sequencial.
ficou bem legal o carrinho Farias, agora se torna mais pratico pra arrastar ate o elevador.
* consumo, a eficiencia aumenta ja que o combustivel nao fica parado na cabeça da valvula em modo standby como no semi sequencial, ou seja so injeta quando é pra injetar.
* poluição, a lenta funciona com a mistura mais pobre, velocidade de cruzeiro mais pobre sem prejudicar o funcionamento.
* funcionamento, motor frio funciona melhor no sequencial por nao perder pressao na linha,
* teria outros beneficios que nao lembro agora. potencia nao é alterada, talvez a curva do torque em baixa rotaçao mude pra melhor, so nao posso confirmar.
.
tem que por ECU programável MS ja que nao precisa nada disso, ae sim escolher o hardware que tu queres. MPFI('moleza' e barato), EFI(uso atual, porem mais caro), SFI(inviável economicamente)
se for ECU OEM sim, porem a MS tem a opção de escolher esse metodo tambem "batchfire" e mesmo sendo digital.vrsilva escreveu:MPFI Analógica - Injeção full, injeta todos os bicos em todos os tempos...
depende, existe um tipo de sequencial fulltime , existem ECU - FULL SEQUENCIAL , advinha se a MS nao é uma delasvrsilva escreveu:SFI - Injeção multiponto digital, em rotações baixas ele tem injeção sequencial, porém em alta ele deixa de ser...

porem tem uma coisa, e isso explica pq ECU OEM sequencial so funcionam ate um certo regime. o manual da MS e os eng la dizem o seguinte. acima de 4000 rpm a valvula fica praticamente tempo todo aberta devido a rotaçao alta, e o sequencial nao tem mais efeito pratico acima disso, se quiser por sequencial ate o corte pode por, nao tem problema algum nisso, porem nao vai mudar em nada na pratica de um semi sequencial.
nao tem relaçao, vale do mesmo caso acima. a unica diferença que vai a cuspida dentro do cilindro ao em vez na valvula. denovo, rotaçao acima e 4k, valvulas sempre aberta, a velocidade e tao alta que o injetor ficam todos aberto praticamente, so muda o local da esguichada.A única injeção sequencial 100% é com injeção direta, que o bico vai dentro da câmara de combustão...
ficou bem legal o carrinho Farias, agora se torna mais pratico pra arrastar ate o elevador.
nao da, sensores diferentes, injetor diferente,valvula,etc. nao funcionaria...Fariaswolf escreveu:o que eu quis dizer é;
nao, ambos tem 4 injetores, porem diferente do mpfi, o sfi injeta no tempo certo. SFI é um MPFI porem sequencial.Fariaswolf escreveu:então os MPFI não são injeção sequencial? o unico que é sequencial é o SFI? isso é bom ou ruim?
o ganho é no consumo,poluição,funcionamento.Fariaswolf escreveu:pq eu não quero o "melhor", mas como vc mesmo diz, o mais eficiente pro carro. ao meu ver o SFI ganha por não deixar combustivel parado na cabeça da válvula, correto?
* consumo, a eficiencia aumenta ja que o combustivel nao fica parado na cabeça da valvula em modo standby como no semi sequencial, ou seja so injeta quando é pra injetar.
* poluição, a lenta funciona com a mistura mais pobre, velocidade de cruzeiro mais pobre sem prejudicar o funcionamento.
* funcionamento, motor frio funciona melhor no sequencial por nao perder pressao na linha,
* teria outros beneficios que nao lembro agora. potencia nao é alterada, talvez a curva do torque em baixa rotaçao mude pra melhor, so nao posso confirmar.
ECU OEM SFI tem imobilizador e especificação pra um tipo de motor so adaptando no motor do monza fora as bugiganga que precisa sonda,catalisador,VSS correto,imobilizador uma verdadeira arapucaFariaswolf escreveu:não sei se ficou claro, pois eu não entendo nada de injeção, a idéia é mais ou menos assim:

tem que por ECU programável MS ja que nao precisa nada disso, ae sim escolher o hardware que tu queres. MPFI('moleza' e barato), EFI(uso atual, porem mais caro), SFI(inviável economicamente)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
que isso Marconi, nao é pq nao tem nada pra falar é que vai ficar sem se expressar,sei que agente fica um pouco offtopic mais agente acaba aprendendo e tendo ideias no meio do decorrer do topico original. uma delas foi as dicas pra remover o motor pro Farias. tu mesmo ja tirou o motor e pode ajudar acrescentar.coy escreveu:Que coisa linda, posta umas imagens atuais de seu cofre montado Rafaelo.
Não tenho comentado pois não tenho nada a acrescentar mas to aqui aprendendo.
Abraços
Marconi, a foto do cofre mais atual e parcialmente montado. o coletor 304 fica amarelo(fase inicial) devido o alto nivel de Cromo. acho muito lindo quando pega coloração

Farias, um video novo que fiz hoje,to finalizando a aceleraçao rapida em algumas temperaturas medias, dae ja registrei, o ronco é nitido apesar dessas maquininha cyberxot@ o som fica terrível na maquina, ao vivo é bem diferente nao tem tanta "batição" . a correia tava patinado no teste. da uma apitada esse motor que da ate medo

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- rafael_club
impressão minha ou o motor ta fazendo um barulho extra tipo um grilo de correia?