Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Então, volto a diz ao pessoal que diz que a GM colocou freio ruim no Monza e deveria ter colocado freio igual ao carro mais novo, como citaram o Vectra. Compare o Monza com os seus concorrentes direto de sua época e vai perceber que não é tão ruim assim.
como falei algumas vezes ele é bom pro proposito passeio(ir ao banco,mercado,parque) mais nada. agora pega ele em modo severo pra ver se vai ser bom assim. esquece pq nao vai. se colocar o 256mm que seria o ideal pro projeto monza esse sim so vai falhar em uma situaçao fora do normal. e se colocar os 288mm e 286mm com hidrovacuo maior original desse freios. bom dae é freios que nao acabam mais. o freio do monza ta um pouco abaixo do que poderia ser considera o ideal. só isso. nao quer dizer que é ruim em tudo ou quase um recall nao exageramos.

nao generalize Carlos ninguem disse que sao ruim totalmente, todos aqui falaram que os freios é ruim em determinada situação, mais nao geral. talvez so ouve uma exitaçao a mais :smt023

alias Ronaldo, quando colocar o hidrovacuo original desses freios o modelo esse que tem suporte tecnico pra ABS, ele é maior que o do monza. porem entra no cofre sem bater em nada vide minha assinatura. a diferença vai aumentar. o Carlos me fez lembrar isso agora. eu sei que vai colocar devido o ABS, mais é so pra lembrar que vai melhora ainda mais os freios, e tem o assentamento que ainda nao chegou.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

...Para outras pessoas é o suficiente... É claro ninguém quer criar polêmica sobre isso, e acho que esse assunto já está bem claro para todos nós... Pra mim uma comprovação disso foi a mudança nos freios quando saiu o Vectra A, uma bela COMPROVAÇÃO da bela porcaria que é os freios desse sedan de médio porte e pouco mais de 1.1 Tonelada....


Rafeelo, se procurar neste tópico vai encontrar mais afirmações desse tipo... O que estou querendo mostrar nos meus post's é que as comparações são sempre com veículos mais evoluídos e não fazem as comparações com veículos da mesma época do Monza. Quis mostrar com links que as comparações das revistas da época não mostra os freios do Monza tão ruim assim. Se essa comparação for feita com veículos novos aí a coisa muda de figura.

Em nenhum momento eu disse que colocando discos, pastilhas e pinças maiores o freio não ficariam melhores, pelo contrário. Ficarão melhores sem dúvida, mas não podemos condenar o projeto do carro fabricado nos anos 80 e 90 com projetos mais atuais.

Outra coisa são o tamanho dos aros. Antigamente quase todos carros saiam de fábrica com aro 13" e hoje, poucos veículos usam essa medida.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

sem duvida Carlos, o aro é uma determinante. se a montadora escolheu 13" tem um limite tecnico pro diametro do freio, entao nao da pra exigir muita coisa. é aquilo ali e se acabou. mais nao esquecemos que o monza recebeu 14" na qual entra 256mm assim como o vectra A poderiam ter melhorado isso sim deixando ele com freios projetados pelo contexto(pesoXpotencia). e so voces avaliarem um carro pesando 900kg 70cv tem os mesmo freios que um de 1150kg e 125cv, nao precisa ser experto pra intender que algo ta faltando. foi uma pena nao colocarem pq deixaria o monzaaaaoooo mais seguro em todas as faixa de operaçao extremas. vide o vectra A "identico" ao tubarao EFI diferenciado pelos freios apenas.
Carlos A. Freire escreveu:mas não podemos condenar o projeto do carro fabricado nos anos 80 e 90 com projetos mais atuais.
a questao nao é condenar, nao vamos longe, esquece o lance mais atual. vectra A e monza tubarao mesmo ano, mais tecnologia tinha, isso é desde que inventaram o freio a disco poxa. monza bicudo com roda 14" e nao tem um freio de 256mm pra ser o ideal pq? eu sei pq. é com o Vinicius falou acima. politica da empresa. dane-se o consumidor ta freiando ta bom, aprovem o carro assim mesmo. se ate meu monza com seus mizeros 75cv 1050kg tinha dificuldade de frenagem em determinadas situações. imagina o monza 125cv de 1150kg, o freio do monza nao ouve mudança tecnicamente falando. oque mudou foi o sistema de vedaçao das linhas. :smt023 alias é a atual GM desde essa epoca.

eu sou uma pessoa que sempre priorizar a segurança, e nao é so no carro é no modo de trabalhar,no serviços, no modo pessoal mesmo,etc. sempre dei e dou valor a segurança. freio nunca é de mais, se da pra melhorar melhorem. voces vao sentir a melhora significativa em situaçao extrema de uso, em situaçao normal pouco muda a nao ser que seja um 288*286 com hidro maior como é o caso do Ronaldo e o meu. e uso extremo nao é correr como ja explicamos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu: alias Ronaldo, quando colocar o hidrovacuo original desses freios o modelo esse que tem suporte tecnico pra ABS, ele é maior que o do monza. porem entra no cofre sem bater em nada vide minha assinatura. a diferença vai aumentar. o Carlos me fez lembrar isso agora. eu sei que vai colocar devido o ABS, mais é so pra lembrar que vai melhora ainda mais os freios, e tem o assentamento que ainda nao chegou.
Olha, ontem eu tava pensando em fazer essa pergunta pra vc. eu olhei esse hidro aki, imaginei q o meu tem quase 20 anos e ja deve estar meio ruim. ahhah dai veio essa ideia na cabeça. srsrrs
Que topp... Mal posso esperar pra colocar o restante do kit. hahhaha


Unhu, Quando o Monza comessou a sair com aro 14 eles deveriam ter melhorado o sistema de freio sim, usado o do vectra.
pq tecnologia já tinham mesmo.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

Ronaldo nem é uma questao de tecnologia. desde que inventaram ele ja poderia ter colocado. nao justifica nada isso projeto antigo. oque limitava era a roda 13" ao meu ver, mais ae colocaram 14" e continuou. mais em fim... ja chegamos a uma conclusao mesmo.

hidrovacuo vectra C(original desses freios 288/286mm)cabe certinho. a mangueira do hidro quanto tu por a IE(coletor plastico) pode usar a original dele como eu fiz, mais agora pode usar a tua do teu monza, so precisa desconectar e conectar o plug branco. moleza.
Imagem
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, o Monza com aro 14" de série era apena o Classic tubarão e depois o GLS 95 e o 96. Tinha também a série especial Monza Club azul com rodas 14". O resto todos eram com aro 13"

Se não havia mudança nos motores do Classic para os SL/E e SL, creio que por questão de custo de produção não mudaram os freios, que volto a dizer, que para época eram considerados bons. Tem que levar em conta que tinham a intenção de descontinuar a produção do Monza, para ficar com Vectra A. Como o Monza ainda vendia bem, ficaram os dois em produção até 1996.

Sempre é bom melhorar a segurança. Não há dúvidas. Todos aqui sabem que não gosto de modificações e muitos tópicos sobre modificações nem entro. Mas esse, desde o início estou acompanhando e apoiando as modificações. Só não concordo com as coisas que dizem sobre o original.

Tenho 45 anos, dirijo desde os 12 anos. Com 15 anos já andava com caminhão trucado e 11 toneladas de adubos.
Não ando como "tiozinho", não. Não uso o carro apenas para ir no mercado. Muitas vezes temos que andar esportivamente para cumprir certos horários. Já usei muitas vezes meus carros em extremo nos freios e no motor. Só que não é uma coisa que faço diariamente desta forma. Meu carro é de uso diário e para tudo, inclusive viagens, que a maioria são mais de 1000km, a prova disso é a diferença de Km de quando peguei o carro até hoje, que já coloquei atualização em vários tópicos A média é de 20.000km por ano. Ando com vários carros da família e de amigos, inclusive os mais novos, desde quando tirei a CNH aos 18, quando também comprei meu primeiro carro, um Opala.

Sei como comparar todos esses veículos e ser justo com seu tempo. Então, toda vez que alguém disser que o freio do Monza não presta ou é porcaria, vou tentar mostrar que há defeitos dele e que não é bem assim.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

sem duvida, eu digo o mesmo se tem problema eu vou falar doa a quem doer seja aqui ou fora, nao sou o tipo de pessoa que fica alizando ou escondendo os defeitos ou tentando mascarar. nosso I30 quando chegou em casa zero ja comecei a notar muita coisa de errado nele como todo carro. no omega foi a mesma coisa(o omega 6cil tb nao é execelente nos freios) deveria usar os 325mm como no BWM de sua mesma epoca ja que ambos sao quase identicos tecnicamente falando. isso é ate pela minha formaçao criteriosa e tecnica e rigida. sou chato nesse sentido.

o monza tem varios defeitos ou erro de projetos como todo carro, inclue-se os atuais carros. o vectra C hatch o qual eu fiz a questao de usar quase toda(as possiveis tecnicamente falando) a eng desse carro de forma o mais original possivel em termos de instalaçao. oque é possivel é uma prova disso em relaçao ao monza. que alias tudo desse carro é derivado do antigo monza porem modernizado, sao esses coisa que fazem o upgrade de customizaçao com peças original valer apena.

Carlos se tu ja pegou pesado no teu monza deve ter notado, ele nunca falhou na frenagem é isso que esta dizendo? pq do jeito que estou interpretando é isso mesmo. nao é estranho o mesmo carro tecnicamente falando ter sofrido uma alteraçao no tamanho dos freios? esqueçe o lance original e pense pelo lado tecnico da coisa. vectra A 116cv, 1150kg,14",etc,etc,etc. te garanto que nao foi um opcional selecionavel pelo comprador e publico desse carro, e sim um sistema ideial pro projeto, na qual se podia pagar ja que era mais caro. o monza como sabemos falta isso. so isso pra mim ja cobre as unicas duvidas que eu tinha no freio do monza. que sao basico, normal, mais nao o ideal. o vectra A falou por nos.

nao vai achar que estou brigando contigo longe disso, so estou colocando as realidade em palta, e isso tipo de coisa ate é bom pq tira a duvida de muita gente. pode notar que é mais gente que reclama dos freios dos que aprovam, e fora o lance do vectra A com seus freios de monza de 256mm.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim. Já peguei pesado e nunca fique sem freio com ele. Já fiquei com freio fadigado nos Passat, como mencionei e no Santana.
Meu segundo carro foi um 147, que descendo a serra de Serra Negra interior de São Paulo, usei tanto os freios que as rodas literalmente ferveram, saíram fumaça e quase bati o carro pois não parou no fim da serra, quando o trânsito parou. Mas, naquela época ainda com 18 anos não tinha a mesma experiência em serras.
O freio desse meu Monza GLS 96 é superior em qualidade aos freios do SL/E 87 e do SL/E 91 que tive, e igual ao GLS 94 que meu tio teve, que tirou 0km.
Sei que houve diferença de construção de freios conforme o ano do Monza, mas credito os freios do meu atual Monza ainda serem bons, por pega-lo quase novo e fazer a manutenção preventiva.

Meus amigos quando vão andar com meu Monza, ficam dando cabeçada ao pisar no freio e, longo vem o comentário da qualidade, rsrsrsrs!!! Quando ando com carro deles, sinto bem a diferença.

Esses dias, meu amigo mecânico saiu comigo e pegou a chave para dirigir. Faz tempo que não andava com meu Monza. Na primeira pisada no freio... "que freio, hein"? Curso do pedal curto, macio e para rápido sem assustar com travamento de rodas sem necessidade.

As mudanças em termos de segurança para melhor, sempre são bem vindas. Um amigo colocou disco, pinças e pastilhas maiores em um Celta.

Mas a mudança tem que ter certo critério. Se super dimensionar os freios, pode haver travamento de rodas sem necessidade, o que pode também causar acidentes. Tudo deve ser pensado.
No seu caso e do Ronaldo, para evitar esse sintoma estão colocando ABS. Isso é muito bom.

Tenho um amigo que tem um Astra 2006, com discos grandes e rodas 16" e ABS de fábrica. Ele freia muito bem.

A diferença também na hora da manutenção. Na última troca de pastilhas e discos, paguei R$14,00 nas pastilhas Cobreq e R$58,00 nos discos MDS. Varga estava R$72,00. Ele pagou R$90,00 nas pastilhas Bendix e R$140,00 nos discos MDS.
Ele ainda queria comprar tudo original GM, sendo R$300,00 o jogo de pastilhas e R$600,00 o jogo de discos. Eu que gosto de usar peças originais nos meus carros, incentivei ele a não usar neste caso. Não valia a pena tanto investimento nessas peças originais, como custo X benefício.

Para quem não sabe, os discos e tambores Varga são fabricados pela MDS. A Varga coloca só a inscrição nas peças.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder